Evangelho

O Evangelho segundo o Espiritismo não esgota o Evangelho!

livro

Se você é espírita, certamente conhece O Evangelho segundo o Espiritismo. Uma grande obra, sem dúvida alguma. O que muitos espíritas não sabem ou se esqueceram é que O Evangelho segundo o Espiritismo é uma seleção de passagens dos Evangelhos com comentários de Allan Kardec e de alguns espíritos, mas o ensino de Jesus está contido nos quatro Evangelhos do Novo Testamento: Mateus, Marcos, Lucas e João. O Evangelho segundo o Espiritismo é uma das maneiras de entendermos o Evangelho de Jesus, mas ele não se propõe a esgotar o assunto.

O Espiritismo oferece uma imensa quantidade de livros edificantes que abordam várias áreas da espiritualidade. Particularmente, indico sempre Allan Kardec e André Luiz. Mas a questão 625 de O Livro dos Espíritos diz que Jesus é o nosso modelo e guia. Se Jesus é o nosso modelo e guia, é em Jesus que devemos nos basear e é Jesus que deve nos guiar. Não estou sugerindo que se deixe de lado as obras espíritas, de jeito nenhum. Eu mesmo permaneço estudando constantemente e aconselho a todos que façam o mesmo.

evangelho
O Evangelho é de Jesus

É muito bom conhecermos as opiniões de espíritos trabalhadores da causa do Cristo, sejam eles encarnados ou desencarnados. As obras espíritas nos auxiliam nisso. No tocante ao Evangelho, por exemplo, vários autores nos oferecem a sua interpretação. Mas será que você não é capaz de desenvolver a sua própria opinião, o seu próprio modo de ver, o seu próprio entendimento acerca das coisas?

Já é tempo de pensarmos por nós mesmos, e para isso precisamos treinar. É importante contarmos com guias que nos ajudem, mas temos que nos esforçar para aprendermos o caminho sozinhos e não precisarmos de guias. É claro que sempre haverá espíritos superiores a nós. Sempre seremos guiados pelos que sabem mais e guiaremos os que sabem menos. Mas não podemos ser dependentes de quem quer que seja. Somos seres individuais. Nossa caminhada, embora solidária, é solitária.

O estudo dos Evangelhos é a melhor fonte de estudo dos ensinamentos de Jesus, pois foram os primeiros escritos sobre os seus atos e palavras. Os Evangelhos são uma fonte inesgotável de sabedoria e o roteiro seguro para a nossa ascensão espiritual.

Muitos desistem de estudá-los pela dificuldade da sua linguagem. Mas o entendimento dos Evangelhos não é apenas intelectual; é preciso meditá-lo, trazê-lo para o nosso íntimo, ultrapassar o raciocínio puro e simples. Quando estudamos o Evangelho temos que ter em mente que por trás das palavras se encontram ensinamentos cósmicos, eternos, válidos para qualquer lugar em qualquer tempo. 

Certamente você já viu em alguma palestra ou apresentação de trabalho o uso do Power Point. O Power Point (que eu não uso) é uma boa ferramenta para fazer as chamadas sobre cada tópico apresentado. O palestrante apresenta uma frase ou um pequeno texto num slide e discorre sobre o assunto. Os slides do Power Point não são a palestra, eles não abordam todo o conteúdo da palestra, são apenas chamadas para o palestrante lembrar de abordar determinados tópicos.

Assim é com as passagens do Evangelho. Cada parábola ou ato da vida de Jesus narrado no Evangelho é como uma chamada no Power Point, são pequenos títulos explicativos que têm a função de nos despertar para o ensinamento mais profundo que se esconde por trás das letras mortas. 

Se levarmos em consideração o processo reencarnatório, é provável que já tenhamos tido acesso aos Evangelhos mais de uma vez, em outras existências. Provavelmente não estávamos prontos para compreendê-lo nessas ocasiões. Hoje, mais experimentados, com o conhecimento proporcionado pelo Espiritismo, é possível descobrirmos que tudo está lá; tudo o que precisamos saber para a nossa ascensão espiritual está parcialmente oculto nos Evangelhos.

Conheça meu canal no Youtube!

Artigo AnteriorPróximo Artigo