Evangelho, Mentalismo

Tudo o que pedirdes em oração, crendo, o recebereis

mãos abertas

Morel Felipe Wilkon

Ouça este artigo na voz do autor

“Em verdade vos digo que, se tiverdes fé e não duvidardes, até se a este monte disserdes: ergue-te, e precipita-te no mar, assim será feito; e tudo o que pedirdes em oração, crendo, o recebereis.” Mt 21:21-22

Somos escravos de nossos hábitos. E os hábitos formam o nosso caráter. A palavra deriva do latim fides ou fidelis, que tem a ver com fidelidade. Ter fé em Deus, então, é ser fiel a Deus. Jesus nos lembrou o que já era dito em Deuteronômio 6:5, que devemos amar a Deus com todo o nosso coração, de toda a nossa alma, de toda a nossa mente e com todas as nossas forças. Isso envolve nossos hábitos.

A reforma íntima pregada pelo Espiritismo parte de dentro para fora. Nasce em nosso íntimo e abrange as exterioridades. Mas tudo o que captamos do exterior, inclusive os conhecimentos e experiências a partir dos quais nos conscientizamos e construímos a nossa reforma íntima, é resultado dos nossos hábitos.

figueira estéril
Tudo o que pedirdes, crendo, recebereis

Alguém com hábitos benéficos terá inevitavelmente uma vida positiva e boa. Ter fé não é só esperar em Deus. Ter fé é agir. Fé é ação. Andar de acordo com as Leis de Deus é agir com fé. Isso é ser fiel a Deus.

Os hábitos não são apenas exteriores. Você sabe que tudo começa pelo pensamento. As decisões, o planejamento, a construção da realidade material passa antes pelo pensamento. E a melhor ferramenta para a construção da realidade que você quer é a imaginação. Assim como a memória é o seu passado, a imaginação é o seu futuro. A imagem formada com decisão firme e forte tende a se realizar. Jesus nos disse que tudo o que pedirmos em oração, crendo já haver recebido, receberemos. O modo de crer como se já tivesse recebido é através do uso da imaginação. Imagem+ação: A imagem, para o subconsciente, é o mesmo que a realidade exterior.subconsciente não diferencia a imagem captada pelos sentidos físicos da imagem creada em sua mente por força da sua Vontade.

Se é assim tão simples, por que não conquistamos sempre o que queremos e eventualmente imaginamos? Por que isso deve ser um hábito entranhado, deve fazer parte da vida, deve ser o objetivo da sua vida. A mente é capaz de transformar a imaginação em realidade. Mas o uso eficaz da mente requer decisão firme.

Para adquirir e fortalecer essa decisão é necessário fidelidade às Leis de Deus, é preciso fé no seu sentido verdadeiro, e isso requer uma mudança radical nos hábitos. É preciso uma reformulação nos pensamentos, palavras e ações. Poucos, muito poucos se dispõe a isso. Mas é esse o caminho. Os atalhos são becos sem saída. Não há meio de enganar a si mesmo por muito tempo. Mudar requer esforço. E quem não está acostumado a se esforçar e passar por cima dos seus desejos e costumes deve perceber que está enganado a si mesmo. Até quando?

Decisão não é abstração. Decisão é ação. É preciso agir. Se você fizer a sua parte Deus fará a Sua. Deus está dentro de você, e quando você usa mais de si mesmo, quando você explora melhor as suas potencialidades, você está sendo instrumento de Deus.

Deus está dentro de cada um de nós. Todos nós temos capacidades que desconhecemos, todos nós somos partículas divinas que são acionadas a partir da nossa Vontade. Não adianta esperar por Deus como um milagreiro, não adianta esperar que uma revelação ou algum acontecimento extraordinário mude a sua vida. Não adianta esperar pelo espírito protetor, pelo padre, pelo pastor, pelo babalorixá, pelo Espírito Santo ou pelo dirigente espírita. Ninguém pode fazer por você algo que você não queira. Deus habita em você com toda a sua força e poder. Mas você só utiliza a força e o poder que for capaz de absorver. É você quem deve agir. É você quem tem poder sobre a sua própria vida. É você quem pode tomar a decisão de mudar.

Conheça meu canal no Youtube!

Artigo AnteriorPróximo Artigo