Colaboradores

Colônias espirituais pentecostais

pentecostal
Há inúmeras concepções sobre a Vida…

Nas obras espíritas entendemos ser o mundo dos espíritos organizado em colônias, porém nós não vimos nem uma pequena parte dessa nuvem de moradas espirituais, como é o caso das seitas e religiões pentecostais e neopentecostais.

ARTIGO DE AUTORIA DE RODRIGO PNT

Há comunidades espirituais estabelecidas em todas as vertentes religiosas. Existem inúmeras concepções sobre a vida, a morte, Deus ou o mal aqui na matéria, imaginem na espiritualidade.

Sim, pensem em como os espíritos, ao se verem livres do peso do corpo material, conseguem vislumbrar, ou pensam conseguir vislumbrar melhor esses conceitos. É, até mesmo os nossos irmãos mais atrasados conseguem entender melhor os assuntos ligados à alma, a respeito dos quais tanto debatemos ainda nesse invólucro material que chamamos de corpo.

Na espiritualidade existem formas infinitas de conceitos religiosos, há grupos inteiros de denominações religiosas, desde as mais atrasadas às mais evoluídas. Nas obras espíritas entendemos ser o mundo dos espíritos organizado em colônias, porém nós não vimos nem uma pequena parte dessa nuvem de moradas espirituais, como é o caso das seitas e religiões pentecostais e neopentecostais. Quando esses grupos se permitem o estudo, ainda que seja sectário, há uma melhora no raciocínio e diminui-se muito o fanatismo e o preconceito vivido ali.

Porém existem seitas que não buscam estudar nada, nem mesmo a bíblia, da qual se dizem seguidores, proíbem aos seus pregadores a elaboração de sermões antes da preleção dizendo que a inspiração tem que vir na hora. Realmente isso acontece, sim, porém como eu posso receber inspiração daquilo que não conheço? Mas se busco o conhecimento constantemente, certamente serei inspirado pela espiritualidade dentro daquilo que já conheço, porque não poderei falar do que não conheço.

Nas religiões existem espíritos que podemos chamar de donos de cabeça, que são os espíritos pseudossábios, os quais prendem-se aos seus preferidos, havendo sintonia entre ambos, e jamais pretendem abandonar o barco. São esses que fanatizam muitas pessoas crédulas demais para desacreditar dessas inspirações irracionais, por isso surgem os profetas da atualidade, os homens e mulheres que pretendem ser algum vulto, os cristos, e enfim um monte de balbuciadores balbuciando as suas doutrinas irracionais que não submetem-se a nenhum governo ou líder eclesiástico. Daí saem por aí fundando as suas denominações espetaculares, onde só se vê ou prosperidade financeira ou curas e pretensos milagres sem, no entanto, analisar o verdadeiro evangelho que é baseado em uma vida transformada e muita caridade, porque como disse um apóstolo do mestre, aquele que não socorre o necessitado a sua religião é vã.

Mas certamente existem os movimentos espirituais verdadeiramente inspirados no Cristo, com algum ensino e caridade sincera, mesmo que não haja um conhecimento mais amplo assim como no espiritismo, os movimentos religiosos que colocam os ensinamentos do Cristo em primeiro lugar estão meio que vacinados, digamos assim, desses espíritos enganadores, e suas reuniões são muito inspiradoras acrescentando muito à nossa vida. Eu mesmo já participei de muitos movimentos assim e se cheguei até aqui devo bastante a isso. 

A grande urgência nesse “final de maratona” da transição planetária é o serviço. Sim, pelo trabalho é que nos depuramos e há milhões de espíritos querendo trabalhar, mesmo que muitos não compreendam por qual forma devem trabalhar e acabem fundando ou inspirando a fundar denominações sem muita base cristã, a grande ordem divina é o trabalho, e muitos sentem essa necessidade de última hora e se perturbam dentro da sua própria evolução, já que é Deus mesmo que os inspirou para isso.

Por isso aparecem religiões e seitas para todo canto nos dias atuais, é pela necessidade do trabalho. Alguns desses espíritos desenvolvem trabalho de cura, outros de reabilitação de pessoas, seja por uso de narcóticos ou depressão, até mesmo na tão conhecida música gospel se sente as vibrações espirituais, as quais nós chamamos de unção divina. Na verdade, no meio pentecostal, que é onde vivo, há uma diversidade de boas vibrações onde o reerguimento do ânimo pessoal é trabalhado constantemente e isso é muito bom, já que diminui a criminalidade e os suicídios, mas existem lugares onde há vibrações ruins e destruidoras, energias baixas, e isso não depende propriamente da denominação religiosa, mas sim da intenção das pessoas que ali estão reunidas, porque todos inspiramos e somos inspirados. Jesus disse que nós temos luz, mas caso a luz que há em nós seja trevas, que grandes trevas serão.

Portanto, os movimentos religiosos e espirituais são bons sim, as orações, os jejuns, as vigílias na igreja ou no monte é meio o que capacita o cristão ainda atrasado, como eu, a se esforçar para viver dentro do evangelho do mestre, e isso tudo é muito prazeroso, porque nos leva a entender, ainda que superficialmente, que Deus nos ama e nunca nos deixará. Ainda ontem lá no monte em oração, o Espírito Santo ( meu amigo espiritual) me fez ver tudo isso que escrevi aqui, e como é bom termos um amigo espiritual constantemente no nosso lado, nos auxiliando nessa encarnação, já que da próxima vez posso ser eu lá na espiritualidade a lhe auxiliar. 

 Rodrigo Pnt é presbítero evangélico e estudioso da Doutrina Espírita.

Conheça meu canal no Youtube!

Artigo AnteriorPróximo Artigo

19 Comentários

  1. Uma coisa que eu não entendo no espiritismo é dar um nome próprio a um espírito que está ditando algo. Sei que são pessoas e têm a sua individualidade, mas se o que importa é a mensagem, deveria chamar tudo de Espírito Santo e pronto. O nome próprio pode fazer com que nos deslumbremos mais com a pseudo-autoria do que com a mensagem.

  2. Obrigado pela resposta. Como é triste saber como as pessoas manipulam as informações dizendo que Chico é uma farsa no caso destas fotos de materialização e sobre o Eter que não tem a ver com fluido Universal, somente para desmerecer o legado espírita. Bom, fiquei aliviado, pois existem muitas mentiras na Internet.

  3. Diego, não conheço outra teoria que apresente algo mais plausível do que a teoria sobre o fluido universal. O que está ultrapassada é a antiga teoria do eter, mas isso é outra coisa. Einstein propôs o modelo de campo, abordado por André Luiz em Mecanismos da Mediunidade. De qualquer modo, o fluido universal é a melhor explicação e a melhor maneira de compreendermos, dentro de nossas limitações.
    Há algumas fotos famosas do Chico ao lado de uma médium que tornou-se farsante. Chico, ingenuamente, deixou-se fotografar por um fotógrafo da revista O Cruzeiro. Grandes cientistas dedicaram-se ao estudo de materializações e, consequentemente, do ectoplasma. Além de Richet, que lhe deu o nome, Gustave Geley, William Jackson Crawford, William Crookes, do famoso livro Fatos Espíritas, e muitos outros. Estude-os e conclua por si mesmo, embasadamente.

  4. Bom, me considero espírita pelo fato de minhas próprias experiências espirituais. Sabemos que no meio espírita existem pessoas que concordam e discordam com muitas coisas, porém não devemos desacreditar no mundo espiritual. Eu estou estudando sobre Kardec no tema fluido universal (Eter), muitos dizem que essa teoria está ultrapassada. Gostaria que o senhor me explicasse, pois vejo suas postagens que são esclarecedoras e coerentes. Uma outra coisa é sobre o Chico Xavier, sobre as materializações, que ao analisar as fotos considero que foi uma farsa, porém ele deixou um legado de moral elevadíssimo. Essas duas questões estão me deixando confuso! Bom, aguardo resposta. Desde já, grato.

  5. Olá Rodrigo Pnt, sou presbítero e concordo plenamente com seu pensamento, se tiver material a respeito me manda, pensei que era o único a pensar assim, além de minha esposa que faleceu há um mês. A Paz do senhor, amém.

  6. Achei excelente o que o Rodrigo PNT expôs no seu artigo.
    Nota-se que ele já transpôs as barreiras do preconceito que infelizmente ainda existe por parte de outras denominações religiosas, quanto ao estudo do Espiritismo.

  7. Olá bom diaaa, a lei de atração é mais uma prova que DEUS, inteligência suprema e causa primária de todas as coisas, nunca nos abandonará. Oremos por todos aqueles que por algum motivo não se encontram em sintonia com o Cristo nosso mestre, pois o mestre sempre nos mostra que a centelha divina está em cada um de nós e um dia todos nós brilharemos para a grande caminhada evolutiva. Um abraço e fiquem com DEUS.

  8. (JB.13.34) – NOVO MANDAMENTO VOS DOU:QUE VOS AMEIS UNS AOS OUTROS COMO EU VOS AMEI: (IS.1.19) – SE QUISERDES E ME OUVIRDES, COMEREIS O MELHOR DESTA TERRA: (GL.5.15) – SE VÓS, PORÉM, VOS MORDEIS E DEVORAIS UNS AOS OUTROS, VEDE QUE NÃO SEJAM MUTUAMENTE DESTRUIDOS; (JR.44.23) – COMO HOJE SE VÊ:
    Na verdade, a violência que ceifa vidas inocentes na SIRIA, á exemplo do resto do mundo; decorre da indiferença humana para a Santa Advertência resumida no conteúdo da seguinte parábola bíblica:

    (Am.) – AMÓS: AMEAÇAS CONTRA DIVERSAS NAÇÕES.
    (São 31 letras e 4 sinais evidenciando que):
    MÁS AÇÕES NO SER: A TRAÇA COME NAS VIDAS.

    (MC.21.33) – Atentai noutra parábola:

    (JR) – JEREMIAS: A VOCAÇÃO DE JEREMIAS.
    (São 26 letras e 3 sinais que confirmam isto):
    CRIEI A AÇÃO DO SER: VEJAM E SEJAM.

    (PV.25.2) – A GLÓRIA DE DEUS É ENCOBRIR AS COUSAS, MAS A GLÒRIA DOS REIS É ESQUADRINHA-LAS: (RM.10.19) – PORVENTURA NÃO TERÁ ISSO CHEGADO AO CONHECIMENTO DE ISRAEL? (SL.73.1) – COM EFEITO, DEUS È BOM PARA COM ISRAEL, , PARA COM OS DE CORAÇÃO LIMPO; (EC.3.25) – PORQUE MUITAS COUSAS EM GRANDE NÚMERO TEM SIDO PATENTEADAS QUE EXCEDEM O ENTENDIMENTO DOS HOMENS: (GN.15.6) – ELE CREU NO SENHOR, E ISSO LHE FOI IMPUTADO PARA JUSTIÇA: (EF.2.1) – ELE VOS DEU VIDA ESTANDO VOS MORTOS NOS VOSSOS DELITOS E PECADOS:(2B.15.13) –NINGUÉM TEM MAIOR AMOR DO QUE ESTE,, DE DAR ALGUÉM A PRÓPRIA VIDA EM FAVOR DOS SEUS AMIGOS:(TG.3.18) – ORA, É EM PAZ QUE SE SEMEIA O FRUTO DA JUSTIÇA, PARA OS QUE PROMOVEM A PA….

  9. Riselia, este artigo foi escrito pelo leitor Rodrigo Pnt, não por mim. Mas há colônias espirituais em muitos lugares, e o tempo de permanência nelas é variável. A melhor fonte de consulta são os livros de André Luiz.

  10. Isso é verdade. Ao desencarnarmos, somos levados aonde nossos pensamentos mais estiveram presentes durante a encarnação. Desta forma, nada mais natural que grupos de pessoas que tiveram a mesma religião na Terra se agrupem em colônias que representarão fielmente aquelas crenças de outrora.

  11. “…capacita o cristão atrasado,” como nós…
    Não conheço muito sobre religiões, pois não sigo nenhuma, mas compreendo que todas têm algo da essência divina e essas essências que constroem o meu pensamento universal.
    Já respeito a sua, Rodrigo, saiba que seu amigo espiritual é muito sábio, acredite.
    Luz!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.