Morel Felipe Wilkon

Evangelho sem Mistérios – O Evangelho de Lucas sob a ótica espírita

Allan Kardec

A Gênese

O Céu e o Inferno

O Evangelho segundo o Espiritismo

O Livro dos Espíritos

O Livro dos Médiuns

O que é o Espiritismo

Obras Póstumas

 

André Luiz

Nosso Lar

Os Mensageiros

Missionários da Luz

Obreiros da Vida Eterna

No Mundo Maior

Libertação

Entre a Terra e o Céu

Nos Domínios da Mediunidade

Ação e Reação

Evolução em Dois Mundos

Mecanismos da Mediunidade

Sexo e Destino

E a Vida Continua…

36 Comentários

  1. Sou simpatizante da doutrina espírita e acompanho seu site há algum tempo.
    Estou procurando estudar a cada dia mais e mais.
    Mas sempre surgem alguns questionamentos que não acho explicação aceitável.
    Por exemplo:Por quê o espiritismo não prosperou na terra onde ele surgiu?
    Desde já agradeço por uma resposta.

  2. Morel, sei que Moisés faz parte das três revelações que o espiritismo nos apresenta. Ultimamente tem surgido muitas curiosidades e dúvidas à respeito do mesmo, e inclusive um questionamento se o mesmo existiu ou se não passou de uma lenda. Poderia falar em um artigo sobre ele de forma mais aprofundada e, se possível, indicar algum livro sobre o mesmo? Obrigada desde já!

  3. Emocionada agradeço a disponibilidade destas Obras Divinais. Wilkon, és um semeador de Luz. Minha eterna gratidão. “Não te furtes a transmitir os Dons do Evangelho” Emmanuel.

  4. Boa tarde Morel, eu gosto muito do cristianismo primitivo. Gosto muito de saber como a simplicidade era valorizada naquelas épocas. Eu estou em uma luta diária de reforma íntima tentando diminuir e se Deus quiser eliminar meu egoísmo e a raiva que muitas vezes me domina. Gostaria de uma indicação de livro nessas áreas, cristianismo primitivo e reforma íntima, você me ajuda? Obrigada!!!

  5. Olá, Morel. Você poderia fazer um vídeo, por gentileza, explicando a posição espírita a respeito do ateísmo? Obrigada!

  6. Maria Eduarda, conheço algumas obras do Divaldo, mas não acompanho o trabalho dele de forma metódica. Certamente é um trabalho digno de credibilidade.
    Estudo de maneira independente (afinal, somos seres individuais) mas também ligado a uma escola que funciona atualmente em dois centros espíritas em Porto Alegre.

  7. Olá, Morel. Gostaria de saber qual a sua opinião a respeito das obras de Divaldo Pereira Franco e se você faz seus estudos de forma independente ou é frequentador de alguma casa espírita. Um abraço!

  8. Leonardo, μαλακοι originalmente quer dizer mole, macio, suave. Usada em relação a pessoas, era uma gíria da época, algo semelhante a “dengoso”. Já a palavra αρσενοκοιται é formada pelas palavras ἄρσην, que quer dizer macho, e κοίτη, que é a cama de casal. Como há poucas referências, não se sabe ao certo o seu real significado. Acredito que se trate de um homem “garanhão”, homem que frequenta muitas camas.

  9. Olá Morel, venho acompanhando os estudos no seu canal e primeiramente quero parabeniza-lo, tem sido muito importante para mim esses estudos. Através do seu canal, despertei o interesse pelo estudo bíblico. Tenho uma dúvida com relação ao texto que está em Grego textus receptus, no link que você coloca para pesquisa.
    por exemplo: η ουκ οιδατε οτι αδικοι βασιλειαν θεου ου κληρονομησουσιν μη πλανασθε ουτε πορνοι ουτε ειδωλολατραι ουτε μοιχοι ουτε μαλακοι ουτε αρσενοκοιται
    ουτε κλεπται ουτε πλεονεκται ουτε μεθυσοι ου λοιδοροι ουχ αρπαγες βασιλειαν θεου ου κληρονομησουσιν
    1 Coríntios 6:9,10
    almeida corrigida revisada e fiel: Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus?
    Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.
    1 Coríntios 6:9,10
    Mas como uso para estudo a bíblia de jerusalém, vejo tradução diferente nas palavras “Efeminados / μαλακοι” e “Sodomitas / αρσενοκοιται”…na de jerusalém está ” Depravados e pessoas de costumes infames” . Essas palavras que estão no grego, condizem com o original? Ou tem alteração de palavras?
    https://www.bibliaonline.com.br/acf+receptus/1co/6

    Sei que você deve ser muito ocupado, mas se puderes me tirar essa dúvida ficarei muito grato. Abraço fraterno.

  10. Thaisa, Jesus nos orientou a perdoar sempre. Perdoar é desligar-se. Temos que nos desligar dos erros cometidos pelas pessoas. Mas perdoar não quer dizer aceitar indefinidamente o que os outros nos fazem.

  11. Como suas palavras estão sendo importantes pra mim. Sou espírita, tenho 28 anos e tenho a impressão que estou andando em círculos na minha vida amorosa. Não vou entrar em detalhes sobre os acontecimentos, o fato é até que ponto perdoar? Quando é hora de colocar um ponto final? Tenho uma necessidade de ajudar meu companheiro. Pai dos meus filhos um espírito difícil. Egoísta. Que faz tudo errado mas sempre perdoo. Relevo. Mas hoje todo esse turbilhão de sentimentos está me prejudicando. Se você puder me orientar. Obrigada, abraços.

  12. Katia, todos nós cometemos erros graves em outras existências e sofremos em consequência disso. Pode acontecer de o remorso pelos erros cometidos ou o trauma pelo sofrimento experimentado ser tão marcante que atravessa a barreira da reencarnação e nos acompanha na existência atual, mesmo que não tenhamos consciência, pelo esquecimento temporário do passado, das causas disso que sentimos. Seria bom procurar um terapeuta reencarnacionista que lhe ajudasse a descobrir as causa do que você sente. Fora isso, é questão de insistência num novo caminho. Um sofrimento de décadas ou mesmo séculos não pode ser apagado num passe de mágica. É importante ter sempre atividade, para ocupar corpo e mente em coisas úteis e construtivas. O trabalho voluntário costuma surtir ótimos resultados.

  13. Tenho medo de ser criticada, avaliada, isso está paralisando minha vida. Tenho vontade de fugir, pareço não ter mais forças. Tomo remédios, exercícios, leituras, e ainda me sinto diferente e presa. Me dê uma luz, Abraços*.

  14. Alexandre, recomendo a Bíblia de Jerusalém, que é uma Bíblia de estudo, e a Almeida Revista e Atualizada. Se for para estudar só o Novo Testamento, também há uma boa tradução feita pelo Haroldo Dutra Dias. Que Deus nos ilumine sempre!

  15. Olá, Morel! Primeiro obrigado pelo grande trabalho que vens fazendo. Desde que comecei a acompanhar o teu canal no Youtube, o que não faz muito, vem me despertando uma vontade muito grande de estudar, e aplicar de uma maneira positiva, a Bíblia. O problema, amigo, é que eu nunca tive uma Bíblia e não tenho ideia de qual comprar; li na internet que existem diversas traduções, algumas demasiadamente resumidas. Portanto, espero que esta seja uma questão relevante, te peço que me indiques uma ou algumas. Obrigado, amigo, muita luz!

  16. Maycon, o ideal é o estudo em grupo, para que haja a troca de opiniões e o consequente enriquecimento do nosso entendimento a partir da análise de outros pontos de vista. Fora isso, o entendimento mais esmiuçado de cada tópico surge a partir da nossa defrontação com conhecimentos diferentes, por isso não é muito produtivo, a meu ver, qualquer tentativa de aprofundamento na Doutrina sem analisar outras obras. Recomendo, depois das obras básicas de Allan Kardec, a série A Vida no Mundo Espiritual, de André Luiz. Devemos lembrar que O Livro dos Espíritos, que é a base da Doutrina Espírita, é um livro de síntese, não de análise. A análise fica por conta de cada um de acordo com os seus conhecimentos e experiências. Por isso não recomendo nenhum método em particular. Mesmo que estudemos sob o mesmo método, teremos visões diferentes, pois temos conhecimentos e experiências diferentes. Sou contrário a qualquer tentativa de imposição de uma visão única. Que Deus nos abençoe a todos.

  17. Olá Morel, primeiro gostaria de te parabenizar pelo seu trabalho maravilhoso, está me ajudando muito em várias questões! Bom, eu estou começando a ler as obras de Allan Kardec, como realmente posso me aprofundar em cada assunto? como posso interpretar os textos da melhor maneira para que possa assim reter todo esse ensinamento, pois para mim às vezes fica difícil compreender algumas coisas que ele fala, pois é usada uma linguagem muito formal, e o assunto também é tratado de uma forma muito técnica, gostaria de saber de você qual é a metodologia de estudo que você usa? poderia me dar alguma dica nesse sentido?
    Obrigado e que deus te abençoe!!!

  18. Olá!
    Descobri seus textos há pouco tempo e gostei muito.
    Estou tentando lê-los todos! Gosto do jeito simples e sem firulas com que você escreve!
    Sempre indico para os meus familiares.
    Continue assim!
    Obrigada!

  19. Fernando, o ideal, para quem quer estudar, é começar por Allan Kardec. O Livro dos Espíritos é a base da doutrina. Para quem acha a obra de Allan Kardec cansativa, ou mesmo para quem quer uma visão mais direta sobre a espiritualidade, recomendo a obra de André Luiz, a começar por Nosso Lar. A obra de André Luiz, apesar de essencialmente técnica, pode ser lida como um romance. Isso torna a leitura agradável e facilmente compreensível. Só depois de se adquirir algum conhecimento é que se percebe que se trata de obras técnicas. Um livro de André Luiz que recomendo com frequência é Sexo e Destino.

  20. Obrigado, Alexandre.
    Siga em frente em seus estudos. O Espiritismo é amplo e comporta várias abordagens, isso facilita o entendimento de quem esteja disposto a aprender.

  21. Maria Inês, este é um tema que não me chama a atenção, portanto, nunca o estudei especificamente. Sinto não poder ajudar.
    Boa sorte!

  22. Boa Noite !

    Estou buscando conhecimento sobre o assunto há algum tempo, tinha muito preconceito sobre a doutrina espírita, os católicos e evangélicos não concordam entre eles quanto questões doutrinárias, mas se unem em concordância para dizer que as práticas espíritas são coisas do demônio… rsrs

    O que me despertou para a busca de conhecimento nessa vertente foram os diversos casos registrados no mundo sobre EQM, Projeciologia, Conscienciologia…

    Ainda não encontrei ninguém que explicasse com tanta clareza as minhas dúvidas quanto você o faz… parabéns, isso é um dom…

    Deus abençoe,
    Alexandre

  23. Boa noite!!
    Parabéns pelo site!!
    Na verdade preciso de uma orientação!!
    Frequento uma Casa Espírita onde faço parte do grupo de pais e fui convidada para ministrar palestra. Orei pedindo a Deus uma inspiração e me veio os temas Medo e Limites. Peço por gentileza que me indique uma bibliografia espírita para me preparar, pois quero fazer uma analogia com a Psicologia. Pode ser filme também!!
    Agradeço de coração!!
    Que Deus o ilumine cada vez mais!!
    Maria Inêz!!

  24. Muito obrigado. Embora não vise recompensas, sinto-me recompensado com o reconhecimento de um mestre. Seu trabalho inspirador influencia positivamente a mim e a muitos outros. Recebo e guardo o seu abraço em meu coração.

  25. Deixo meu agradecimento primeiro a Deus e a Você por estas mensagens lindas que tanto me ajudaram nessa manhã. Hoje ao sair de casa li uma mensagem sobre o amor numa página psicografada num livro, agora leio seus artigos que me fizeram refletir sobre tudo que está acontecendo comigo, é para meu aprimoramento.
    Obrigada, Morel. Fiquemos sempre com Jesus!

  26. Magdiel, já tive essa dificuldade em relação a alguns livros. Percebo que às vezes não estamos prontos para algumas informações que são muito importantes para nós. Depois de termos adquirido a experiência suficiente para assimilar o que precisamos deles, sua leitura se torna natural.

  27. Este é, da codificação, o livro que mais gosto, que leio com mais facilidade. O ESE também me fascina, mas por motivos que desconheço (?) não consigo ler o Livro dos Médiuns.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.