Colaboradores

Médiuns e mediunidade na Igreja Pentescostal

igreja pentecostal
Mediunidade na igreja

Todos somos médiuns – fenômenos que evidenciam a mediunidade na igreja pentecostal.

ARTIGO DE AUTORIA DE RODRIGO PNT

Unção divina, poder do Espírito Santo, batismo com fogo ou com o Espírito Santo, poder de Deus, enfim, existem muitos nomes usados no pentecostalismo para a energia espiritual liberada pelos Espíritos que atuam ali. Isso é baseado no seguinte texto, entre outros textos da bíblia:

“Respondeu João a todos, dizendo: Eu, na verdade, batizo-vos com água, mas eis que vem aquele que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de desatar a correia das alparcas; esse vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.” Lucas 3: 16

Na ideologia evangélica pentecostal, quando uma pessoa passa pela conversão, também chamada de “novo nascimento”, ela recebe o selo do Espírito Santo para a salvação, o qual é um penhor do cristão para que futuramente receba seu resgate das mãos de Deus.

“(…) Fostes selados com o Espírito Santo da promessa. O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória.” Efésios 1: 13,14

Mas, segundo isso, ela ainda não passou pelo batismo com o Espírito Santo e com fogo, apenas recebeu o selo do Espírito para a salvação, e quando o batismo do Espírito vem, ela fica então cheia do Espírito Santo e por isso capacitada para sair pelo mundo e evangelizar pessoas com acompanhamento de sinais e prodígios que seguiriam aqueles que cressem, tais como curas, prodígios e outros supostos milagres que se baseiam nas palavras de Jesus que disse:

“E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas.” Marcos 16: 17

“Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai.” João 14: 12

“Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai.” Mateus 10: 8

Em muitas outras passagens nos baseamos para afirmar que as obras que Jesus fez devem ser feitas pelos seus seguidores também. Tirando os exageros e os charlatães, é muito verdadeiro tudo isso, mas tem um propósito, e é a transformação interior que precisamos obter a todo custo. Porém na atualidade comete-se, nas igrejas, muitos enganos baseando-se nesses sinais, ora, se o Cristo permitiu sinais em sua igreja certamente não é para promoção pessoal de ninguém, mas para que as pessoas iniciem em si a reforma, ponham em prática as palavras ditas pelo mestre e não se fechem em seus misticismos, chamando santo para tudo aquilo que não tem nada de santidade e esquecendo o que é que realmente tem que ser santo; a nossa mente e nossos atos.

Vendo pela ótica espírita, os sinais que são executados no meio pentecostal são relativamente fáceis de compreender quando se tira o véu do fanatismo e ignorância, pois os sinais, as manifestações e as curas ocorrem em qualquer segmento que trabalhe com pessoas e para pessoas, porque os Espíritos estão em todo lugar e afoitos por trabalho. Se após desencarnar um Espírito continua o mesmo em sua personalidade, com os mesmos valores, defeitos e crenças, não é surpresa que este ainda continue atuando em meio ao seu segmento religioso e no meio pentecostal existem médicos, psicólogos, líderes, políticos, teólogos e até nativos selvagens que após o desencarne ainda atuam nas igrejas pentecostais, Espíritos de diversas vertentes da sociedade e que entendem em algum momento que precisam trabalhar, ainda mais se souberem, de alguma forma, seja por intuição ou inspiração, que a transição planetária já está acontecendo. Os mesmos, então, entregam-se ao trabalho e nisso são liderados por um Espírito de estirpe superior que lhes vem prestar auxílio. Dependendo da evolução desses Espíritos, alguns pensam até tratar-se de Deus ou do Cristo esse Espírito que os auxilia. O que nós pentecostais não conseguimos ver é a enorme falange de Espíritos volitando (voando) sobre as pessoas dentro da nave da igreja e quando alguns, com segunda visão, os consegue vislumbrar, lhes parecem em formas de anjos e com poderes extraordinários, mas que são simplesmente energia liberada pelo Espírito de estirpe mais avançada que os auxilia.

Tudo é feito de energia e a energia da espiritualidade superior é muito mais pura e quanto mais purificamos os pensamentos e intenções recebemos mais energias dos Espíritos mais elevados e puros, em uma reunião onde todos têm o firme pensamento de fazer o bem com muita seriedade. Os Espíritos mais puros ali vêm lhes energizar, ora a energia passa por todos na reunião, encarnados e desencarnados, sem contar os nossos companheiros de caminhada que estão ligados a nós pelos laços da afinidade, sejam os bons ou os maus. A energia passa por todos, porém quem mais a sente são os desencarnados, já que estão livres do peso do invólucro corporal e por isso sua sensibilidade a essa energia é muito maior. Ali, então, as suas qualidades são postas em evidência e por isso o médico cura muito mais, o psicólogo atende muito melhor os males agora da alma, enfim, todos ficam imbuídos de um amor enorme pelo serviço, magnetizando, levantando o ânimo dos encarnados, desintoxicando seus corpos dos vícios e lhes imbuindo de sentimentos bons e puros. O Espírito que os lidera é conhecido por eles como Espírito Santo, já que o entendimento destes continua o mesmo e para eles é Deus, é Cristo que ali está lhes auxiliando, lhes fornecendo matéria prima espiritual para que eles trabalhem a favor dos encarnados.

Em meio ao culto, quando as pessoas estão imbuídas de bondade e seriedade, existem momentos de inspiração espiritual extrema onde há quebrantamento interior e arrependimentos sinceros, às vezes em meio a um louvor ou oração acontece de o ambiente ficar tão espiritualizado que sentimos como cascatas de água e fogo caindo sobre nós, há então diversos acontecimentos mediúnicos, como um que vai ao outro e lhe sopra palavras energizadas de ânimo, o que chamamos de profecia:

“Porque todos podereis profetizar, uns depois dos outros; para que todos aprendam, e todos sejam consolados. E os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas.” 1 Coríntios 14: 31,32.

Ou lhe impõe as mãos expulsando uma moléstia e em quase todas as vezes a cura acontece, pessoas viciadas manifestam espíritos maus que são expulsos, enfim, as atividades desenvolvidas pelos espíritos que ali estão são inúmeras, há batismos com o Espírito, o que eu vejo como um tipo de abertura espiritual, onde a pessoa sente que algo aconteceu com ela, pois a mesma passa a falar em línguas espirituais quando em oração. Eu acho tudo isso muito proveitoso, mas infelizmente muito mistificado, o que abre um leque de oportunidades para a autopromoção humana.

Sabemos que todos nós somos médiuns, seja desenvolvidos, em desenvolvimento ou por desenvolver, e por causa da ignorância sobre esses assuntos, infelizmente, no pentecostalismo, vê-se o médium desenvolvido sendo elevado pelas pessoas acima dos outros que não realizam sinal nenhum, e isso é pernicioso para a reforma íntima dos crentes, porque força mediúnica não quer dizer força de caráter e moral, aí descobre-se muitas vezes que aquele “grande vulto” está envolvido com trapaças ou adultério e passa a ser tudo do diabo o que ele realizava, lá se vão as pessoas de volta à sua velha vida e velha mentalidade tornando-as, por vezes, irrecuperáveis por causa daquele escândalo.

Eu entendo que uma igreja verdadeira precisa buscar o conhecimento espiritual, o qual está aí para quem quiser. Devemos deixar o sectarismo de lado por amor às pessoas, já que essas estão voltando às suas vidas desregradas pela falta do conhecimento, pois se houvesse na igreja o conhecimento que há no espiritismo, esses escândalos que relatei não ocorreriam. Por que as coisas têm que ser de Deus ou do Diabo? Será que nós somos seres destituídos de vontade? Não possuímos livre arbítrio? Mas certamente Deus nos fez assim, possuidores de vontade própria, e assim devemos responder por nossos erros pessoais, quem não quer o conhecimento não poderá jogar a culpa em ninguém futuramente, vai ter que responder por si mesmo.

Rodrigo Pnt é presbítero evangélico e estudioso da Doutrina Espírita.

Conheça meu canal no Youtube!

Artigo AnteriorPróximo Artigo

10 Comentários

  1. EXPONHO AQUI DESDE QUE É COM ÊXITO PRAZEROSO DA LEITURA DE VOSSO TEXTO QUE É EXTRAORDINARIAMNTE DESTA MANEIRA QUE MUITOS PASTORES MEDIÚNICOS TEM PROFETIZADO FAVORAVELMENTE EM TORNO DE SUAS OVELHAS OU MEMBROS DA IGREJA AVISANDO-OS DE PERIGOS MORTAIS,INTERCENDO POR ELES JUNTO AO PAI,PARA EXPULSAR OS ESPÍRITOS MALIGNOS QUE TÊM CIRANDADO TAIS VIDAS,VISANDO DESTRUÍ-LAS,MAS QUE POR PODER INFINITO DE JESUS RESTITUÍ-LAS,ATRAVÉS DA FORÇA PODEROSA DAS PROFECIAS E ORAÇÕES!QUESTÕES SERÍISSIMAS QUE SÃO MUITO BEM TRATADAS NAS IGREJAS.TENHO VISTO E FREQUENTADO UMA DE TRABALHO EXCELENTE.A DA “IGREJA PENTECOSTAL DEUS É AMOR”,CUJA BASE É EM SUA MAIOR PARTE DE REVELAÇÕES PROFÉTICAS.AQUI NA GRANDE BELÉM, A CAPITAL DO PARÁ,ESSA CONGREGAÇÃO É MUITO BOA,COMO TODAS AS DEMAIS ESPALHADAS PELO BRASIL.ELES EM DETERMINADO MOMENTO DO CULTO EXPULSANDO OS DEMÔNIOS DO CORPO DAS PESSOAS,QUE CAEM MANIFESTADAS NO MOMENTO DA FORTÍSSIMA ORAÇÃO.OU GENTE SAÍNDO CURADA PELO PODER DE DEUS DE UMA INCURÁVEL ENFERMIDADE.MULHERES AVISADAS DE OBRAS DE MACUMBARIAS FEITAS CONTRA SUAS VIDAS,SUAS FAMÍLIAS.”QUEIMA ELE!”,”SAÍ EM NOME DE JESUS!”,”ESTÁ REPREENDIDO!”,”PEGA A TUA BAGAGEM DEMÔNIO E VAI TE EMBORA COM “satanás”,EM NOME DE JESUS!”-VISANDO A LIBERTAÇÃO DA VIDA DAQUELA PESSOA PERSEGUIDA POR ESPÍRITOS MALIGNOS.”QUE OS FOGOS DOS CÉUS DESÇAM SEMPRE SOBRE A TERRA PARA DERRETER O MAL!”,POIS DEUS É UM DEUS,SEMPRE SERÁ UM DEUS DE MARAVILHAS E QUEM ACREDITA SEMPRE SERÁ ABENÇOADO!AMÉM.

  2. Todas as vezes em nossa orações pedimos a unificação das religiões, e é com imensa alegria que vemos não estar sendo em vão, e vemos com alegria que esta transformação já está chegando, gostei do texto e vou compartilhar com os meus irmãos em fé, fique com Deus.

  3. INFELIZMENTE O FANATISMO RELIGIOSO, O APEGO À PALAVRA, DITA DE DEUS, A FALTA DO USO DA RAZÃO, TORNA ALGUMAS PESSOAS INTOLERANTES A IDEIAS NOVAS, COERENTES E INTELIGENTES, POIS TUDO O QUE FOI CRIADO, NÃO PELO HOMEM, FOI CRIADO POR UMA GRANDIOSA INTELIGÊNCIA. NINGUÉM VERÁ O REINO DE DEUS SE NÃO NASCER DE NOVO, OU SE NÃO E V O L U I R. PAZ A TODOS.

  4. Obrigado Luis Cláudio, ainda existem alguns pastores que vivem o sentido verdadeiro do ministério embora não entendendo as verdades espíritas, fique na paz.

  5. Jamais pensei que em algum dia da minha vida ouviria de um pastor coisas do espiritismo, e aliás coisas boas, que é difícil. Você está de parabéns, por ter a mente aberta e estar de fora do fanatismo que domina muitas das igrejas evangélicas. Tinha uma posição muito negativa a respeito de pastores, devido a multiplicidade de fanáticos existentes, mas a partir de agora, serei um pouco mais tolerante, pois senti em você uma criatura de Deus. Fique em paz.

  6. Amigo Rodrigo Pnt, mesmo com o conhecimento que o espiritismo nos dá, erramos e como erramos! Não é culpa de Deus ou do diabo, é nossa falta de sentir verdadeiramente a mudança interior, gostamos de como estamos, é muito cômodo para nós, mudança interior dá trabalho. Nós temos o livre arbítrio, mas esquecemos das responsabilidades que nós mesmos escolhemos e sofremos as más escolhas. Conhece-te a ti mesmo! Um abraço.

  7. Querido Ari, o que quiz dizer é que se houvesse mais conhecimento das coisas espirituais não se cultuariam os homens que realizam sinais pela mediunidade, eles não seriam colocados em um patamar de perfeição só porque realizam sinais, mas se investigariam os seus frutos e dessa maneira, quando ocorresse a queda deste, os crentes não se abalariam, já que teriam conhecimento de que os sinais mediúnicos não querem dizer nada e não fazem ninguém santo. Paz e obrigado.

  8. Olá Rodrigo, geralmente esses assuntos são bem polêmicos, mas você escreveu uma frase que resume tudo: “é a transformação interior que precisamos obter a todo custo” e essa é com certeza a mais difícil e a mais importante como você bem falou, pode ser nas igrejas, nos centros espíritas, ou em qualquer outro lugar, porque na verdade é uma coisa entre você e Deus. Fique em paz!

  9. Bom dia a todos.
    Rodrigo, achei o texto muito bom, mas não sei se entendi bem o que você quis dizer no penúltimo parágrafo: “…pois se houvesse na igreja o conhecimento que há no espiritismo, esses escândalos que relatei não ocorreriam…”.
    Não sei se você quis dizer que o “charlatão” fica desacreditado ou, em um segundo caso, se ele não teria atitudes inadequadas se fosse um espírita.
    Se for no primeiro caso (charlatão fica desacreditado) concordo com você, pois muitas das vezes as pessoas ligam as igrejas à imagem de um padre, ou pastor, ou ancião etc, levando-as a até mesmo perder a fé, em alguns casos, quando acontece alguma “falha moral” desse pregador. Infelizmente são poucos que desvinculam a imagem das “casas de Deus” de seus “pregadores”. Aliás, se formos mais além, podemos considerar um número menor ainda de crentes (quando digo crentes estou generalizando todas as religiões que cultuam Deus) que conseguem separar Cristo de sua religião, mas aí já é um pouco mais complicado, não vou entrar nesse mérito.
    Enquanto ligarmos (aí já me incluindo) pessoas a religiões, casamentos, empresas etc, seremos decepcionados por um bom tempo. Como você disse no final, cada um responde por si.
    Que tenham todos um ótimo fim de semana com muita paz e saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.