Minha proposta é oferecer a você cinco minutos de espiritismo. Cinco minutos por dia, de segunda a sexta-feira, exceto feriados nacionais. Se além desses cinco minutos você dispuser de mais alguns minutos para refletir sobre o artigo do dia, melhor ainda.
Não ofereço verdades prontas, não tenho respostas definitivas, não pretendo solucionar problemas alheios. Para oferecer verdades, para ter respostas e para resolver problemas particulares é preciso mais do que boa vontade. E, por enquanto, é só boa vontade o que tenho.
Mas posso ajudá-lo a encontrar um novo ânimo, posso auxiliar você na sua busca, posso lhe mostrar um ponto de vista diferente, uma nova maneira de perceber a Vida, de olhar o mundo, de sentir as pessoas.
A verdade está em você, as respostas e as soluções também. Tudo o que você procura está dentro de você. Não há um Deus exterior, não existe Deus como um ser à parte da Criação. Quer encontrar Deus? Procure-o dentro de você. Essa busca é longa, eu sei. Por isso me disponho a acompanhá-lo, a analisar o caminho e estudar possibilidades.
Quero que você me acompanhe. A decisão é sua. Talvez você saiba muito mais do que eu; nesse caso, talvez seja melhor ocupar seu precioso tempo com coisas mais produtivas. Talvez você pense muito diferente de mim, talvez veja o espiritismo com um olhar muito diferente do meu. Opiniões são bem vindas. Sempre. Sua possível divergência será sempre respeitada. Divergência, não oposição. Se você realmente não gosta do meu pensamento ou da maneira como o exponho, este não é o seu lugar. Pra quê desperdiçar tempo e energia? Há espaço para todos, basta cada um buscar o seu.
Mas se você, assim como eu, se dispõe a ouvir, a analisar, a refletir, a pensar com a sua própria cabeça, então você só tem a ganhar me acompanhando. Poderá aprender e ensinar uma ou duas ideias novas de vez em quando, e é justamente a soma de pequenos aprendizados que formam nossos conhecimentos e experiências. Que Deus nos ilumine sempre!