Mídia e sociedade

Espiritismo e o desencarne de Hugo Chávez

Espiritismo e o desencarne de Hugo Chávez
Espiritismo e o desencarne de Hugo Chávez

Fui surpreendido pela notícia do desencarne de Hugo Chávez.  Confesso que nem sabia que ele estava doente. Soube, tempos atrás, que o Presidente Lula havia aconselhado Chávez a receber a visita do médium goiano João de Deus

Não acompanho política. Mas duvido que tenha havido algum líder latino-americano com tanto destaque quanto Hugo Chávez nos últimos cinquenta anos. Não acredito que Lula ou FHC tenham aparecido internacionalmente com a mesma intensidade que Hugo Chávez.

Anos atrás, por conta de um trabalho na faculdade, me deparei com um livro, acho que biografia, sobre Hugo Chávez.  Só o que me chamou a atenção no livro foi o relato de uma espécie de sessão espírita promovida por Chávez enquanto esteve preso por uma tentativa de golpe, lá no início dos anos noventa.

A testemunha dizia que Chávez era médium, e na ocasião se manifestava através dele o espírito do seu bisavô, um líder político famoso na Venezuela.

Li muitas referências a Hugo Chávez como sendo a reencarnação de Simon Bolívar. Algumas como deboche, muitas tratando o assunto com seriedade. Não sei se o próprio Chávez propagava isso, ou se ao menos acreditava nisso.

Nunca li nenhuma obra espírita relatando o retorno ao plano astral de algum grande líder, de alguém que tenha exercido o poder e experimentado a fama. Li alguma coisa sobre o Presidente JK, mas muito resumido e vago. Há casos de pessoas famosas e poderosas, mas nenhuma contemporânea, recente.

Sabemos que o que realmente conta para o espírito é o grau de aperfeiçoamento moral. Mas fico curioso imaginando como deve ser a recepção a um líder como Chávez.  Um espírito adorado e odiado. Um espírito que em sua reencarnação recém finda influenciou tanto na vida de tantos espíritos encarnados. Não tenho dados nem opinião formada para afirmar se essa influência foi boa ou não. Mas foi uma grande influência. Hugo Chávez sempre foi notícia. Imagino como deve ter mexido com as emoções e os sentimentos dos seus milhões de compatriotas.

Vemos nas figuras públicas os papéis que eles representam, não costumamos ver o humano que existe por trás da máscara pública. Será que um homem como Chávez, acostumado a liderar por tanto tempo, acostumado ao poder, às grandes decisões, às questões políticas e de Estado, será que alguém assim deixa prevalecer seu lado humano, depois de desencarnado, ou continua pensando e sentindo como o líder que foi?

Alguém que viveu e sentiu tão ardentemente a paixão política, geradora de ódios e discórdias, será que permanece alimentando esses sentimentos, agora que a política não tem mais razão de ser para ele? É provável que sim. Dificilmente alguém, só pelo fato de ter desencarnado, consegue se desvencilhar de suas principais motivações e paixões. É o que a experiência nos mostra.

Milhões de pessoas, neste momento, estão comemorando a sua partida. Outros milhões de pessoas estão de luto, chorando a perda do seu líder estimado. Mas devemos lembrar que o homem tinha família, pessoas próximas que o amavam como homem, como simples ser humano, não como o político polêmico. A dor é a mesma pra todos, famosos ou não, poderosos ou não…

Acredito que ele tenha desenvolvido preparo espiritual suficiente para perceber o seu novo estado. A longa doença sempre ajuda neste sentido. Ajuda a preparar, a refletir. Que seja bem encaminhado, e que sua família seja confortada. 

Conheça meu canal no Youtube!

Artigo AnteriorPróximo Artigo

26 Comentários

  1. Morel, que Deus tenha pena de Chaves pelo que fez com a Venezuela. Infelizmente como no Brasil o culto a Lula é longo e só agora após o Juiz Moro podemos ver o que se esconde atrás da república Bolivariana. São e foram governos corruptos que deram migalhas para o povo ou pão e circo e roubaram e destruíram seus países. Vamos cultuar O Chico, Dona Guiomar Albanesi do centro Perseverança, Divaldo, João de Deus, mas estes políticos corruptos…

  2. Saudações. Acho de um exagero extremo compararem Hugo Chavez com Hitler. O homem ajudou muito os seus semelhantes providenciando ajudas, principalmente médicos para ajudar os mais pobres. Se ele foi chorado então não foi o “diabo” que pregam por aí. Outra parte controversa terá sido mesmo o seu lado político, os interesses dos seus opositores em querer fazê-lo sair do governo, mas tudo isso são interesses materialistas. E não podemos esquecer os media que indicavam uma imagem dele, ser humano, de forma negativa porque também eles tinham seus interesses. Não vejo muito tv ou ler jornais precisamente por isso, para não inflamar as minhas ideias sobre coisas e pessoas que não conheco pessoalmente. Abraços

  3. Olá Morel! Eu sei que já faz quase 1 ano que Hugo Chávez desencarnou, mas eu gostaria de compartilhar uma notícia que foi muito falada na internet no ano passado antes da morte dele. Eu me lembro muito bem que em Janeiro do ano passado um Bruxo Mexicano apareceu pra mídia dizendo que Hugo Chávez só tinha 3 meses de vida. O fato é que ele realmente sobreviveu somente 3 meses depois disso, desencarnando então em março do ano passado.

    Se foi Destino ou não, o fato é que a previsão do Bruxo foi concretizada.

  4. Pessoal fala sério! Esse Hugo Chávez é um verdadeiro demônio, um Hitler, só não foi mais uma tragédia na história da humanidade, porque estava à frente de um povo de pouca capacidade, se estivesse à frente de “um povo alemão” isso aqui iria virar o terror. Analisando pelo lado espírita, ele me parece aqueles seres infernais que comanda falanges no mundo espiritual, reencarna para desestabilizar do lado de cá. Foi embora e deixou o seu povo à beira do abismo, comandado por um louco insano, do mesmo naipe dele. Deve ter retornado para suas falanges infernais.

  5. Ângelo, desculpe pela demora na resposta. Excepcionalmente não pude dedicar meu tempo ao site como de costume. Um forte abraço!

  6. Companheiro de Jornada
    Seus escritos são impecáveis, vejo que você está sempre em cima dos acontecimentos… Que Jesus e os espíritos do Plano Maior continuem a orientá-lo no caminho do esclarecimento e da moral, para que, nós através de si, possamos beber algo e, fazermos as nossas reflexões.
    Muita Luz e Paz
    Um abraço fraterno de Angola

  7. Bebel, não faz diferença o destino que derem aos seus despojos físicos. Tudo depende de quanto tempo leva o espírito para se desfazer dos laços que o prendem ao físico. Mas isso independe de ter sido um líder ou não. Fique com Deus.

  8. Boa noite, Morel.
    Também me fiz a mesma pergunta quando fiquei sabendo da morte do Hugo Chávez. Como será a recepção dele no outro lado?
    Outra coisa que fiquei em dúvida: Ele não será enterrado ou cremado, ele será embalsamado e o corpo será colocado em um museu pra que todo mundo possa vê-lo ‘pra sempre’. Você sabe me dizer como a espiritualidade vê isso? Será que não é pior pra evolução de um espírito? Confesso que quando li essa notícia me lembrei das múmias do Egito rs… Mas falando sério, será que um espírito de um líder como ele foi, não vai se sentir preso ao seu corpo venerado em um museu?
    Que Jesus o guie!

  9. Parabéns pelo seu texto! Sou fã de Hugo Chávez por tudo que realizou!! Mesmo sem opinião formada sobre ele você fez uma análise muito bonita de sua influência e como deve ser difícil para um ser humano tomar decisões tão difíceis como as que ele tomou. Mas acredito que tudo que ele fez foi por amor ao povo, às pessoas, e tirava força deste amor para trabalhar!!!
    Abraços

  10. Se me permite. Leiam o texto “Cristo Rei” – Castro Alves do livro correio entre Dois Mundos.
    Claro que tem seu lado humano que deve ser respeitado e sua coluna é perfeita nesse sentido. O Texto que menciono discursa sobre os diversos impérios de poder criados pelos humanos. Todos eles se vão com o desencarne.

  11. Obrigado por contribuir com a sua opinião, Márcia. Aliás, estamos bem sintonizados quanto a este tema. Muita paz pra você também.

  12. Olá Morel. Desejo que esteja na paz de jesus.
    Interessante que ontem à noite, após ter tido o conhecimento do desencarne do referido líder político, fiquei aqui falando com meus pensamentos.
    Na verdade fiz essa pergunta: Em que condições um espírito, tendo passado pela experiência de liderar um povo, sendo amado e odiado ao mesmo tempo, aporta no mundo espiritual? Fato é que, se de verdade teve algum conhecimento de espiritualidade, nem que seja de leve, referências sobre a continuidade da vida após o túmulo, talvez encontre mais facilidade pra entender a nova realidade. Mas é como você disse, tendo vivido um contexto de tanto poder e domínio, não é fácil se despojar de tudo de imediato, já nos revelou a espiritualidade sobre essa verdade. Sabemos ainda que seremos nós mesmos, tal qual somos, nem mais nem menos ao aportarmos à nova morada, aliás, a verdadeira morada. Fato é que os dilemas acompanham a todos, não é mesmo, Morel? Líder ou não, famoso ou anônimo. A figura humana do referido líder precisa hoje, como precisaremos nós um dia, nas condições de recém egressos no mundo espiritual, de orações, envio de pensamentos fraternos, levando-se em conta, apenas, que foi um homem que teve sua participação como qualquer outro, acertou, amou, sofreu, lutou, venceu e foi vencido algumas vezes, pois essa é a condição humana, independente do tamanho de sua tarefa nessa Terra de aprendizes. Que possamos exercer a caridade diante desse irmão que mesmo não conhecendo pessoalmente, acompanhamos parte de sua trajetória, através do papel que desempenhou como líder político.
    Muita paz, Morel.

  13. Você tem razão, Jose. Meu questionamento é em relação à intimidade do homem/espírito. Leonel Brizola, por exemplo, nos últimos anos de sua vida, embora tentasse participar da vida política, havia se recolhido, intimamente, refletindo sobre questões familiares, sobre a família a que não dera atenção por conta de sua vida pública. Chávez estava doente há tempo, e me pergunto se o que falava mais alto em sua intimidade, nesses últimos tempos e agora, era a vida política ou a vida humana, do homem Chávez.

  14. A cada um segundo suas obras, meu caro Morel.
    Dentro da nossa individualidade, de Espírito que somos, agimos de acordo com o nível de conhecimento/evolução que possuímos.
    Não vamos ter comportamento diferente daquele que realmente somos, a mudança de dimensão, agora sem o corpo físico, não vai mudar sua consciência a respeito das coisas que acreditava.
    Espero que se encontre logo nesse novo estado de vida e possa refletir sobre suas convicções. Que aqueles que cuidaram da sua orientação, enquanto encarnado, possam ajudar a se recuperar nesse retorno à vida espiritual.

  15. Eu acho que ele foi o garante da paz na Venezuela.
    Os emigrantes portugueses radicados ali há muitos anos falam dele como um amigo dos portugueses e dos emigrantes em geral.
    Existe muita gente em outros países quem não gostava dele pelas suas políticas não se enquadrarem nos propósitos dos seus países. Mas ele estava ali para servir seu país e seus habitantes… não lhes deu riqueza… mas deu-lhes paz.
    Soube há pouco da morte dele ao ver Dilma comentar que não era de acordo com algumas políticas dele etc, mas, não é hora oportuna.
    O povo venezuelano precisa dele mesmo estando do lado espiritual, pois sei que muita gente vai continuar a orar por ele por muitos anos.

  16. Morel, sei que não é o assunto do tópico, mas gostaria de citar também o desencarne do vocalista Chorão, da Banda Charlie Brown Jr, pessoa pública que fez história e influenciou milhares de jovens e adolescentes.
    Que Deus ilumine seu caminho e conforte a familia, amigos e fãs.

  17. Pedimos aos bons espíritos que o recebam. Afinal simpatizantes ou não, reconhecemos que ele cumpriu um papel importante nessa encarnação.

  18. BOM DIA MOREL!!!!!!!!!!!!!!!
    PARABÉNS!!! PELA SUA COLOCAÇÃO NA SUA MENSAGEM. GOSTEI MUITO. É IMPOSSÍVEL VER EM QUALQUER FAMOSO O SEU LADO HUMANO, POIS NUNCA SERÁ MOSTRADO POR ELE. VOCÊ CITOU: Acredito que ele tenha desenvolvido preparo espiritual suficiente para perceber o seu novo estado. A longa doença sempre ajuda neste sentido. Ajuda a preparar, a refletir. Que seja bem encaminhado, e que sua família seja confortada. QUE ASSIM SEJA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.