Leis cósmicas, Mídia e sociedade

Espiritismo e televisão

 

Espiritismo e televisão

Ouça este artigo na voz do autor

O Espiritismo ensina que os espíritos influenciam os nossos pensamentos e as nossa ações. Somos espíritos encernados, logo, nos influenciamos uns aos outros. A televisão exerce grande influência sobre o padrão de pensamentos geral.

Você já foi a um estádio de futebol? Você já assistiu a uma partida razoavelmente importante? Então você já ouviu o canto, a manifestação da torcida. São milhares de pessoas, homens e mulheres, de todas as idades. Cada um com uma voz diferente. Volume, tom, timbre, cada voz com suas particularidades. Mas a voz da torcida é uma só. As vozes de todos, somadas, formam uma voz única, que é a voz da torcida.

O mesmo fenômeno acontece com os nossos pensamentos. Somos muitos bilhões de espíritos encarnados e desencarnados estagiando neste Planeta. Cada um  com um nível moral e intelectual diferente. Cada qual com seus conhecimentos e experiências. Ninguém pensa exatamente igual a ninguém. Mas a soma dos pensamentos de todos formam uma coisa só, uma espécie de massa psíquica que envolve a Terra.

Num jogo de futebol a torcida está unida em torno de um objetivo: Vencer a partida. Todos querem o mesmo, suas vozes se unem num mesmo canto, num mesmo grito.

Os meios de comunicação tem o poder de unir milhões de pessoas ao mesmo tempo em torno de uma ideia, de um fato, de um acontecimento. O que você acha que acontece quando a televisão fica transmitindo e acompanhando incessantemente uma tragédia? Televisão adora tragédias, nada prende tanto a audiência como uma tragédia escandalosa e sangrenta.

Você costuma acompanhar essas tragédias televisivas? Estupros, sequestros, crimes passionais, catástrofes e grandes acidentes? Você é do tipo que fica lamentando por não haver pena de morte para determinados criminosos? Você acompanha passo a passo as investigações, os detalhes sórdidos, os depoimentos desesperados?

Saiba que a sua atenção contribui para o desfecho do caso. Você se une a milhões de outras pessoas com pensamentos semelhantes aos seus, e a soma desses pensamentos interfere diretamente no andamento do fato. O sentimento propaga energia que alimenta a massa psíquica que esteja na mesma sintonia. A raiva e a tristeza que você emite, somados a outros milhões de sentimentos semelhantes, induz e estimula comportamentos coletivos.

Você é responsável pelos seus pensamentos. Pela Lei de atração, os pensamentos semelhantes se agrupam, e você tende a atrair pra você mais e mais pensamentos de mesma sintonia. Você sabe que tudo começa com o pensamento, ele é o ponto de partida de tudo o que existe. Não podemos menosprezar a sua importância.

O que você ganha acompanhando as tragédias televisivas? O que a televisão tem lhe oferecido de útil e construtivo? Você já percebeu como as pessoas andam assustadas e distantes da realidade espiritual? Você já se deu conta da irresponsabilidade que é acompanhar um sequestro em tempo real, irradiando pensamentos de medo e angústia? Você acha que o seu pensamento não tem nenhuma influência sobre o desfecho do caso?

A mesma coisa acontece quando ocorre uma catástrofe ou um acidente de grandes proporções. Você fica acompanhando o trabalho de resgate e o sofrimento das vítimas? Se você se sente de alguma forma envolvido no caso, por empatia ou compaixão, ore pelas pessoas, emita pensamentos positivos e pacificadores, peça mentalmente que as pessoas que estão desencarnando nessas condições consigam perceber o seu novo estado, que se conformem  com sua nova situação, que sejam bem recebidas no outro plano e que se adaptem o mais facilmente possível. Mas não fique alimentando a massa psíquica de angústia e dor.

 Se você já presenciou um acidente de trânsito, por exemplo, você sabe que os curiosos só atrapalham. Dificultam o salvamento, incomodam quem está com a vítima, tornam o ambiente tenso e pesado. Acompanhar à distância, pela televisão, também atrapalha. Você acha que a massa psíquica gerada pelos sentimentos negativos não atrapalha os espíritos desencarnados que trabalham no caso?

As pessoas cada vez mais sentem medo. Na maior parte das vezes, esse medo é injustificado. São pessoas que se deixam influenciar pelos noticiários sangrentos, são pessoas que acreditam que o crime as está rondando, que ao menor descuido uma tragédia pode acontecer. Hoje é comum que pessoas sejam diagnosticadas com o transtorno do pânico. Os especialistas dizem que há relatos de sintomas que remontam à Antiguidade, mas é inegável que se trata de uma doença moderna, como a depressão. Será que a massificação das tragédias proporcionada pela televisão não tem nada a ver com o crescimento dessa doença?

Não perca o seu precioso tempo em frente à televisão. Não aceite o que eles querem que você acredite que seja a verdade. Pense por você mesmo, analise por você mesmo. A vida não é o que eles mostram. Não vivemos num mar de rosas. Mas a cada um de nós basta o que a vida real tem a oferecer todos os dias. Ninguém precisa de mais problemas, de crimes e tragédias. Você trabalha em sua reforma íntima? Então esta na hora de tentar controlar os seus pensamentos. E com a televisão ligada pode não ser muito fácil… 

Conheça meu canal no Youtube!

Artigo AnteriorPróximo Artigo

40 Comentários

  1. ÉU, ÉU, ÉU! MorEU vEIo do CÉU!
    ÉU, ÉU, ÉU! MorEU veio do CÉU!

    DepOIs do Morel, a Bibra jamAIs será a mesma!
    AlelUIa, AlelUIa!
    Está chegando ao fim o REIno da Besta!
    Dos olhos dos cegos caIU o escuro VÉU!

    ÉU, ÉU, ÉU! MorEU vEIo do CÉU!
    ÉU, ÉU, ÉU! MorEU vEIo do CÉU!

  2. Bom dia, Morel.

    Graças a DEUS que tem você para nos dar uma palavra de entendimento para acontecimentos que que nos deixam perdidos, confesso que me ajuda muito no meu dia-a-dia.

    Que Deus o abençoe.

  3. Patricia, claro que é possível. Mas, se sua mãe estava junto e não o viu, não se trata de materialização, mas de visão, um fenômeno de clarividência. Talvez ele tenha sido seu filho em outra existência; isso explicaria a sua intuição. Mas isso são só especulações. Um abraço.

  4. Olá eu gostaria de tirar uma dúvida, não tem muito a ver com este assunto. É possível alguém ver o filho materializado antes dele nascer? Acontece que fui guardar meu carro no estacionamento e vi um menino parado me olhando fixamente durante um tempo e depois sorrindo saiu correndo. Minha mãe que me aguardava do lado de fora não o viu. Por alguma razão sinto que esta criança poderia ser um filho meu, apenas veio esta intuição na minha mente. Sou médium espírita, mas gostaria de ler sua opinião. O que me diz sobre isso? Bom, eu não tenho filhos e já tenho 35 anos. Não sei o porquê dele aparecer para mim e o porquê desta intuição surgir. Até porque me divorciei recentemente, provavelmente nem venha a ter tempo de ter um filho. Obrigada pela atenção, quero sua opinião. Um abraço!

  5. Morel em casa temos TV, mas não a cabo, e o sinal aqui é muito ruim, adoro ver documentários sobre animais, filmes… tenho um filho de 3 anos e optei não ter TV a cabo de jeito algum, os canais infantis SÃO um assédio ao consumismo, o tempo todo! Tem um cunho educacional mas o apelo ao consumismo é demais, e educar a gente educa em casa mesmo. Adorei a sua matéria!

  6. Sei que não tem nada a ver com o tema, mais peço oração pra garotinha de apenas 3 anos, Francine de Assunção, que desencarnou, recentemente, mais um anjo no céu, a reportagem da história dela está no g1. O governo brasileiro proibiu na justiça a menininha de ir tentar um transplante nos EUA. Que Deus a tenha e os anjos cuidem dela. Princesa!!!!
    Obrigado a todos.

  7. Morel, vai fazer 1 ano que estou sem Televisão no meu quarto. Larguei mão da Televisão, definitivamente. A grande mídia não está interessada na verdade, ela apenas transpira tragédia e futilidade. Não apenas a mídia televisiva, mas alguns portais da internet (Terra, Yahoo, Globo.com) também vivem de notícias terríveis, fúteis e depressivas. Pior ainda é a área dos comentários desses portais, onde as pessoas, se aproveitando do anonimato da internet, soltam todo ódio, preconceito e ignorância que existe dentro delas.

    É por esse motivo que eu procuro ficar longe desses portais por que é só passar meia hora por lá que você já fica mesmo pra baixo, achando que o mundo é uma droga e com o espírito na mesma sintonia de ódio e de revolta do “bandido” da notícia.
    Quer coisa mais nociva e alienante que isso?
    É uma armadilha da mídia, na qual muitos caem.
    Isso atrasa nossa evolução e compreensão espiritual nessa existência.

    Hoje procuro ocupar meus momentos de lazer com coisas leves: ler, escrever, ouvir música, desenhar, assistir palestras espíritas no youtube, coisas que serenam o espírito ao invés de atormentá-lo.

  8. Zenaide, apenas divido alguns conhecimentos e experiências. Isso não faz de mim alguém espiritualmente elevado. Somos todos aprendizes. Obrigado pelo carinho.

  9. Recebi um e-mail de minha filha sobre o seu site. Confesso que fiquei admirada e feliz por ver que há pessoas muito elevadas espiritualmente, como é o seu caso, que transmitem a nós, pobres ignorantes, mensagens tão importantes que nos fazem refletir, que nos “despertam” para uma realidade muito superior àquela em que que vivemos. Obrigada, amigo, aprendi muito com você e de hoje em diante, procurarei ser menos ignorante e procurar direcionar meus pensamentos e comentários para o bem, para a luz, enfim, tentarei contribuir para a melhora de nossa “atmosfera” espiritual. E que esses jovens e outros tantos que perdem suas vidas tão cedo e de maneira tão inesperada e trágica sejam acolhidos por Deus, nosso Pai misericordioso e infinitamente bom!!!
    Um grande abraço!

  10. Olá Morel,
    Hoje, 14/02/2013, buscando me acalentar sobre a minha própria vida, encontrei seu site, fiquei impressionada como você aborda cada tema, muito bom e esclarecedor, já estou passando para alguns amigos, que querem conhecer a si próprios. Que a Grande Fraternidade Branca continue a te iluminar!

  11. Obrigado pela atenção, Carolina; espero contar com você aqui por muito tempo. Faz quase dois anos que me afastei totalmente da grande mídia e me sinto muito melhor assim. As notícias e informações que de alguma forma nos dizem respeito, acabam chegando até nós. E o tempo é muito melhor aproveitado, nos tornamos mais seletivos.

  12. Morel, fiquei bastante consternada com o incêndio de Santa Maria, porém tive a certeza que se tratava de um desencarne coletivo. Faço parte de um grupo de estudos espiritualistas, e nos reunimos uma vez no mês. Neste encontro vibramos pelo planeta e pela abertura da consciência da humanidade. Na reunião deste mês oramos pelas famílias desses espíritos de Santa Maria. Nunca tinha tido a oportunidade de ler um artigo seu. Gostei muito. Como você também não assisto a jornais, nem me conecto com notícias de violência e tragédias. A partir de agora acompanharei seus artigos.

  13. Caro Morel,

    Aprecio ler artigos relacionados à Doutrina Espírita, e considero o texto “O Espiritismo e a Televisão” muito oportuno e esclarecedor. Quero, na oportunidade, pedir licença para repassá-lo a alguns amigos que também seguem o Espitismo.
    Um abraço e muita energia positiva.

  14. Dante, eu que agradeço pela sua manifestação. Sinta-se livre para repassar essas palavras a quem desejar. Um abraço.

  15. Olá Morel,
    Achei o texto bastante esclarecedor. Já fui frequentador de centro espírita, e hoje sou filho de uma casa de Umbanda. Sempre trocamos emails com textos e palavras que nos guiem e informem no dia a dia, voltado à espiritualidade e nossa evolução diária. Sabemos que a diferença nos simbolismos e formas de transmitir as mensagens do bem só existem neste plano terrestre, mas na verdade as entidades trabalham unidas, e muitas vezes são até as mesmas, em um centro ou um terreiro. Encaramos o abuso da mídia em torno deste acontecimento da mesma maneira. Gostaria de saber se posso passar o seu texto à frente para os colegas da Umbanda. Muito obrigado, e parabéns pelo texto!
    Abraços
    Dante

  16. É incrível como que você tem uma tamanha sabedoria para lidar com muitos assuntos, entres eles muitas catástrofes. Acredito que é desse jeito mesmo que você relatou. Você é muito especial. Acredite, senti até falta quando você tava de férias, seus relatos nos passam muito conhecimentos, e o melhor… é gratuito rsrsrsrs abraços!

  17. Lady, acredito que muitas pessoas pensem dessa forma a respeito da grande mídia. Eles não aparecem justamente por estarem fora do contexto midiático. A internet nos abre novas portas, nos aponta outros caminhos. Temos que aprender a usá-la de maneira eficaz. Obrigado!

  18. Ufa… até que enfim alguém que vê a realidade além da mídia televisiva. Não podemos alimentar esses pensamentos negativos que a mídia quer impôr a nós, devemos ser nós mesmos e não nos deixarmos influenciar pelos noticiários sensacionalistas.

  19. Boa tarde Morel, não sou praticante mas gosto muito de assuntos a respeito de espiritismo, estou procurando evitar ver mais notícias a respeito de Santa Maria, e não tinha me dado por conta que as vítimas estão necessitando muito de orações, afinal, seus espíritos podem ainda estarem lá, sem saber o que aconteceu… suas palavras farão que eu tenha mais compromisso com esses e não com o que passa na TV, obrigado, e que Deus o ilumine para que sempre possa ajudar o próximo.

  20. Ainda na noite passada, ajoelhei-me para fazer uma oração e lembrei-me de orar não só pelas vítimas e suas famílias, mas pelos responsáveis, aqueles que por negligência não foram vigilantes com suas responsabilidades.

  21. Obrigado, Martiele. Me sinto muito gratificado com isso. A título de curiosidade, comecei a estudar o espiritismo com seriedade aos 22 anos. Que Deus nos ilumine sempre!

  22. Nossa Morel, por ação do destino, acabei descobrindo seus artigos nesta noite. Estou aqui por horas lendo-os, adorei todos. Obrigada por dedicar seu tempo com assuntos tão relevantes e esclarecedores. Meus 22 anos são de pouquíssimo conhecimento na área do espiritismo ou qualquer outra. Mas até agora, me identifiquei com tudo que escreveste. Tenhas certeza de que estás, de alguma forma, me ajudando. Muita luz para você.

  23. Sou eu quem agradeço, Sonia; você tem a minha permissão. Ficarei ainda mais agradecido se você me mandar um exemplar para o TCE:
    Palácio Flores da Cunha – Rua Sete de Setembro, 388
    Centro Histórico – CEP 90010-190 – Porto Alegre – RS

  24. Olá…Boa Noite
    Estive lendo seu artigo e também o que você escreveu sobre a tragédia de Santa Maria. Sou espírita e achei muito interessantes as suas colocações. Gostaria de pedir a sua permissão para transcrevê-la em um jornal de circulação regional, mantendo obviamente a sua autoria, porque acredito que seria útil para outras pessoas… Obrigada!

  25. Amigo, na véspera do acontecimento, pensei “faz tempo que não somos surpreendidos por uma tragédia, qual será a próxima?”. Foi um pensamento que não controlei, tão logo me dei conta do que havia acabado de pensar, mudei o rumo. Fui dormir e acordei com a notícia. Achei estranho.

    Quanto ao artigo, concordo plenamente. Estou evitando ligar a televisão pois qualquer coisa que surgir agora não será jornalismo e sim, sadismo.

    Um forte abraço e obrigado pelas palavras.

  26. Concordo com o artigo/mensagem e acrescento que essas reportagens são verdadeiros “cânceres mentais”, que dilaceram nosso emocional e se espalham, como uma metástase em todo o nosso corpo espiritual. Evitá-las ao máximo é contribuir não apenas para o nosso bem estar, mas assim como para apaziguar nosso íntimo, sobretudo em relação com os outros.

  27. Obrigado, Marina. Escrevi este artigo umas duas semanas antes da tragédia. E na noite fatídica “sonhei” que falava a respeito deste artigo a uma colega de Santa Maria…

  28. Muito esclarecedor este artigo. Que possamos auxiliar as vítimas, sejam quais forem, com nossos pensamentos de amor, solidariedade e muitas preces!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.