Comportamento, Leis cósmicas

O que é a fé?

Você sabe o que é ter fé
Ter fé é seguir pelo caminho reto

Ouça este artigo na voz do autor

Você entende o que é a fé? As pessoas que alcançam sucesso na vida, em qualquer área de atuação, destacam-se por sua coragem. Sem coragem não há como ter sucesso. Para vencer a inércia é preciso coragem, para ir pra frente é preciso coragem, para inovar é preciso coragem.

A pessoa corajosa não é necessariamente uma pessoa desinibida, desenvolta, falante, intrépida, desembaraçada. Coragem não é ausência de medo, é vencer o medo. Coragem é ser coerente com o que se acredita, apesar da dor que essa ação cause ou do prazer que deva ser deixado de lado em nome desses princípios.

Para nos tornarmos pessoas melhores é preciso coragem. Coragem pra ser bom. Por que todos nós tememos o desconhecido, e o progresso espiritual que almejamos é cheio de coisas desconhecidas. São sentimentos, posicionamentos e atitudes a que não estamos acostumados.

É preciso muita coragem pra nos libertarmos das algemas da ignorância, pra nos conscientizarmos de que nossa reforma íntima não pode ser indefinidamente postergada, que não podemos deixar pra amanhã o que pode ser feito hoje. Conhecemos, ao longo da vida, pessoas com graus evolutivos bem distintos. Algumas estão inegavelmente à nossa frente, já superaram fraquezas que para nós ainda são fardos grandes e desajeitados. Outras estão atrás de nós, não conseguem nem imaginar o que já sabemos, o que já alcançamos através de nosso esforço e tentativas de amor.

Mas todos, os que estão à frente e os que se atrasaram, todos chegaremos ao nosso destino, mais cedo ou mais tarde. O nosso destino é a felicidade. E a felicidade nós a encontraremos através do conhecimento e da vivência das Leis de Deus. Uns andam mais rápido, outros se arrastam. Uns pegam o ônibus direto, que segue por uma estrada reta, bem asfaltada, sem paradas. Outros pegam o pinga-pinga, que faz muitos desvios, segue pela estrada esburacada parando a toda hora. Mas o destino é o mesmo.

Hoje há uma relativa conscientização em relação à prevenção de doenças. Todos sabem, por menos que seja, de cuidados básicos que devem ter no cuidado com a saúde. Todos sabem de pequenas coisas que se deve fazer para prevenir doenças. Devemos prevenir, com maior cuidado, os males espirituais. Devemos desenvolver nossas virtudes, nossa fé, nossa fidelidade às Leis de Deus.

Deus está presente em cada partícula da creação, e ter fé em Deus é ser fiel às Leis de Deus. As Leis de Deus são o próprio Deus, que se manifesta através dessas mesmas Leis. Seguir as Leis de Deus é ser fiel a Deus, e ser fiel a Deus é ter fé. Ter fé, em última análise, é ter retidão de caráter, é seguir pelo caminho reto, é fazer o que deve ser feito quando e como deve ser feito.

Fé e coragem andam juntos. Porque ter coragem é ser coerente com aquilo em que se acredita, e ter fé é ser fiel às Leis de Deus. Quem tem fé em Deus é necessariamente corajoso. Assim entendemos porque o cristianismo teve tantos mártires, em seus primórdios. Tantas pessoas que se deixaram matar em nome de suas verdades, que são as verdades que nós ainda buscamos, teimosos que fomos. O cristianismo não precisa de mais mártires. Não precisamos morrer pela nossa verdade. Mas há algo em cada um de nós que precisa morrer. O que precisa morrer em você?

Conheça meu canal no Youtube!

Artigo AnteriorPróximo Artigo

13 Comentários

  1. Fé, em dias que não tenho vontade de orar mas tento não me distanciar, porque já senti na pele os efeitos do afastamento. Mas às vezes fico sem vontade de orar, e minha consciência pesa, então tento me elevar, ouvindo uma música espírita, ou assistindo uma palestra no computador, é como se houvesse dias que minhas dificuldades de concentração aumentam, gostaria de melhorar isso em mim, ou que isso morresse em mim, e também as frustrações da infância, de não ter tido a família como eu queria, se eu pudesse deixaria morrer em mim a ansiedade e a mania de querer que todos gostem de mim, vivo tentando agradar a todos.

  2. Fé é uma certeza plena apesar de não se ver, e mergulhar numa noite escura, com a certeza do amanhecer, parece romântico, quando não nos toca no quesito reforma íntima, é fácil mudar o que está por fora, lutar pra transformar por dentro, nos limites da prisão que a religiosidade nos mantém, e manter este sentido pleno de fé, seus artigos tem ajudado muito, obrigado!!!!!

  3. Renan, você já deve saber que a maneira de vencer o medo é justamente FAZER o que dá medo. Enfrentá-lo. Muito obrigado pela participação.

  4. Algumas ansiedades, medos…é isso o que precisa morrer em mim. Carrego de vidas passadas algumas coisas que me deixaram receoso e com medo, diminuindo por vezes minha autoconfiança. Entretanto, conheci a doutrina Espírita em 2011 e desde então tenho conseguido elevar minha confiança, minha fé, a certeza de que vencerei nesta encarnação. Não quero dinheiro, quero apenas ser um bom aluno de JESUS CRISTO.

  5. Ou o modo como você vê o passado, Debora. O passado nos fez como somos, é a nossa fonte de aprendizado. Mas sabemos que o esquecimento muitas vezes é salutar, tanto é que esquecemos o passado ao reencarnarmos. E tem gente que reclama disso…

  6. Josiane, cada um usa os ensinamentos de acordo com o seu entendimento e os seus interesses…

  7. Acredito eu que as pessoas de uma forma geral precisam matar o fanatismo exacerbado, aqueles que em nome de Deus ferem e agridem com palavras e mesmo julgam, fogem totalmente dos ensinamentos que Jesus nos deixou! O respeito é a base para tudo, mas infelizmente convivemos com muita falta dele nas religiões.

  8. Silvia, em todas essas passagens as pessoas que procuraram Jesus deram grandes demonstrações de coragem e o propósito firme de seguir as Leis de Deus. Das três passagens que você citou, a mais veemente é a da mulher que tinha um fluxo de sangue. De acordo com Levíticos 15:19 a mulher nessas condições era considerada impura. Ela enfrentou o preconceito e o isolamento de todos durante doze anos. As pessoas em quem ela encostasse também seriam consideradas impuras. Apesar diso, ela teve coragem e confiança suficientes para encostar na orla do manto de Jesus, correndo o risco de ser punida por encostar em alguém. Conforme Números 15:38, a orla do manto era uma franja branca tecida com um fio azul que representava a Lei, os Mandamentos de Deus, para que a Lei fosse sempre lembrada. O simbolismo desta passagem é que quem busca a Lei de Deus encontra a Virtude e é curada.

  9. Felipe, nunca avaliei a fé dessa forma, talvez venha praticando-a inconscientemente, pois já obtive ótimos resultados. Existem algumas passagens do evangelho que Jesus enfatiza a fé e o seu poder; A tua fé te curou; alguém tocou na minha orla e dela saiu virtude; volta para casa pois teu criado está curado e muitas outras, me ajude a entender de que forma a Fé em Deus atuou nessas pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.