Comportamento, Reforma íntima

Você gosta de elogio?

Todo mundo gosta de elogio!

Ouça este artigo na voz do autor

Você gosta que simpatizem com você? Você se sente bem quando nota que alguém tem carinho por você? Todos nós ansiamos por simpatia. Todos nós queremos aceitação, queremos ser bem quistos e considerados. Você concorda?

A necessidade de aceitação começa a se manifestar logo na infância. Você já notou as estripulias que uma criança faz para receber atenção e carinho? As pessoas mais fortes, ou as que assim se consideram, podem discordar quanto à necessidade de aceitação por parte delas. Mas e se elas experimentassem viver um tempo sem elogios, sem bajulações, ou mesmo sem o mais puro respeito em forma de acatamento às suas proposições? Se de um momento pro outro não tivessem mais admiradores, nem seguidores, nem quaisquer pessoas preocupadas com o seu bem-estar? Ficariam imunes à carência? Eu me permito duvidar.

Não vale argumentar com exceções! Claro que há meia dúzia de iluminados que abrem mão de si em benefício dos outros, como se isso fosse a coisa mais normal do mundo. Mas são as exceções. A regra é que fortes e fracos precisam de aprovação, nem que seja como um reflexo de si mesmos. Uma confirmação de que estão no caminho certo, de que permanecem firmes em seus propósitos.

Você pode fazer o bem sem esperar nada em troca, nem o reconhecimento, mas o elogio lhe abre um sorriso mais franco e feliz… Não estou pregando que devemos esperar recompensas pelo bem que fizermos, ou que a caridade por si só não satisfaz a quem a pratica. Não é isso. Mas não custa nada reconhecermos o quanto faz bem um agradecimento, um sorriso de simpatia, um elogio. Dirão talvez que isso alimenta a vaidade.

Se uma pessoa se deixa envaidecer por um elogio sincero, poderá também amargurar-se com a falta de reconhecimento. Não custa lembrar que estamos longe da perfeição. Elegemos modelos a seguir, temos um ideal de comportamento a ser alcançado, mas estamos longe desse patamar. Ninguém está falando de bajulação, de puxa-saquismo! Estou propondo que se elogie mais, mas elogios sinceros; sempre há o que se elogiar!

As pessoas são tão necessitadas de simpatia que quando não tem mais nenhuma maneira de chamar a atenção, apelam para as suas doenças e dores. Falam de seus acidentes, dão detalhes de suas cirurgias, dos remédios e seus efeitos. Você conhece alguém assim? Claro que sim, o mundo está cheio dessas pessoas. Por quê? Simplesmente porque não conseguem obter um pouco de simpatia de nenhum outro modo; a maneira que perceberam que funciona, mesmo que pouco, para conquistar algum apreço, ou mesmo pena, ou um sorriso desbotado que seja, é o queixume, a chorumela.

Experimente elogiar mais! Elogiar, não puxar o saco. Elogie sinceramente, veja o que a pessoa tem de bom, de positivo, e elogie! Você estará conquistando a simpatia de alguém ao mesmo tempo em que faz algo de bom. Todos gostam de ser elogiados. Todas querem o elogio. Todos se sentem reconfortados e plenos ao receber um elogio sincero e carinhoso.

Não se preocupe, você não estará colocando lenha na fogueira da vaidade. Se existe alguém que não gosta de elogio, deve ser alguém amargo ou inseguro quanto à sua força moral. Além disso, dos defeitos humanos, a vaidade certamente não é dos mais graves. O excesso de vaidade, sim, é prejudicial. Mas qual o problema em alguém estudar, aprender com seu esforço e gostar de ser reconhecido por isso? Qual o problema de alguém gostar de se vestir bem, ter boa aparência? Qual o problema de alguém ser simpático e agradável e popular e ser elogiado por isso?

O exagero no elogio é ruim, assim como o exagero na austeridade. Mas o elogio sincero é sempre bom, é uma demonstração de sensibilidade, uma manifestação de carinho e apreço feito por pessoas de bem com a vida, felizes e educadas. É ou não é? Comente!

Conheça meu canal no Youtube!

Artigo AnteriorPróximo Artigo

3 Comentários

  1. Talvez eu seja diferente de outras pessoas, sei lá, uma coisa eu garanto: não sou insegura, pelo contrario, não gosto muito de receber elogios, acho que a pessoa na verdade só está querendo me agradar e não sou amarga, sou uma pessoa muito feliz, com uma profissão que adoro e tenho uma família maravilhosa; sou mais voltada para a parte espiritual e não ligo muito para as aparências.

  2. Sim eu gosto de receber elogios também, como costumo elogiar, não vou mentir quando pessoas que nos são caras não nos notam dá um apertinho no coração…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.