Comportamento, Reforma íntima

Gratidão! – Por que devemos agradecer

mulher espírita

Artigo publicado originalmente em 04/10/2012

Ouça este artigo na voz do autor

Por que devemos agradecer? É o sentimento de gratidão que nos conecta com o poder de Deus. O poder infinito que emana de Deus é aproveitado por nós se nós estivermos receptivos.

O sentimento mais belo, profundo e genuíno que conheço é a gratidão. Se eu perguntar a você qual é o sentimento mais belo que existe, provavelmente você responderá que é o amor. E nós estaremos de acordo em relação a isso. Mas com o tempo venho percebendo que o amor está além do meu estágio evolutivo. É claro que eu amo. Amo minha mulher, meus cinco filhos, minha mãe, meus irmãos, amo um monte de gente. E amo de verdade, amo muito. Mas esse amor não é incondicional. Se percebesse que não sou amado, meu sentimento mudaria. Acredito que o verdadeiro amor seja incondicional. Então não sou capacitado pra falar muito sobre isso.

Gratidão!

Mas a gratidão eu conheço bem. A gratidão é o sentimento que desencadeia o reconhecimento da necessidade da reforma íntima. Porque a gratidão dá, a quem a sente, amostras grátis de felicidade. Quando você sente gratidão você está concentrando sua atenção em Deus e nas bênçãos que Ele lhe presenteia todos os dias da sua vida, como um pai generoso e bom.

A gratidão faz com que você seja receptivo às bênçãos de Deus. Tudo o que você quer que a vida lhe oportunize chega a você mais rápido quando você é grato. Grato a quê? Grato à vida, à luz e ao calor do Sol, ao verde das árvores, às flores que embelezam e perfumam, aos pássaros que nos contam com seu canto que a vida é alegre e boa; grato a Deus, aos seus pais, ao seu marido ou namorado ou esposa, aos seus antepassados, aos espíritos amigos; grato às dificuldades que geram excelentes aprendizados, ao passado que lhe trouxe até aqui, ao futuro que você está construindo; grato ao ar que você respira, às suas roupas, à música que você gosta, ao livro que você lê. Em tudo há motivos pra ser grato.

É o sentimento de gratidão que lhe conecta com o poder de Deus. O poder infinito que emana de Deus é aproveitado por você se você estiver receptivo. E essa receptividade acontece com a gratidão. Somos feitos à imagem e semelhança de Deus, portanto, somos perfectíveis. E ao longo do nosso processo evolutivo, reencarnação após reencarnação, vamos formando as nossas vidas e as vidas ao nosso redor de acordo com os nossos pensamentos.

Você constrói a sua vida. Em todas as suas reencarnações você construiu o que você é hoje. Seja grato para ser melhor! O pensamento de gratidão está sempre concentrado no melhor, nas coisas que provocam gratidão. Por isso quem é grato se torna uma pessoa melhor, atrai o que há de melhor e recebe o que há de melhor.

Você consegue imaginar alguém com fé sem ser grato? Acho até que a fé é efeito da gratidão. Como ter fé em Deus se você não for grato a Deus? Por outro lado, quem é grato a Deus e a tudo o que Ele nos disponibiliza, tem fé; pois confia, sabe, conhece o poder de Deus. A fé se manifesta quando há gratidão, quando há reconhecimento do poder de Deus.

Quem sente gratidão e pensa com gratidão, reconhece que a tendência é que o melhor sempre aconteça. Quem é grato espera sempre pelo melhor. Quem espera sempre pelo melhor recebe o melhor. Quem busca, acha.

Você é espírito imortal encarnado para aprender a desenvolver a disciplina, para aprender a exercer o controle do pensamento. Para que o aprendizado seja útil e benéfico, você precisa estar em harmonia com Deus. E essa harmonia é gerada pela gratidão. Todo mundo, bicho e gente, se agarra ferrenhamente à vida, mesmo nos momentos mais difíceis. Se todos queremos tanto viver, é porque é bom. Então sejamos gratos! Se você ainda tem o costume de reclamar, por favor, se esforce por abandoná-lo. Troque a reclamação pela gratidão. Seja grato e agradeça a Deus por todas as coisas que Ele nos proporciona!

Conheça meu canal no Youtube!

Artigo AnteriorPróximo Artigo

19 Comentários

  1. Oi Morel.
    Verdade. A gratidão é um sentimento que conforta o coração mesmo, mas também nos fustiga a retribuir o benefício recebido. Certa feita fui muito ajudada por uma moça e não tendo a oportunidade de reencontrá-la para agradecer, fui tomada de uma inquietação e parecia que eu tinha de fazer o bem de volta, nem que fosse a outras pessoas, porque ela fora tão solidária e bondosa comigo que eu tinha de passar isso adiante. Um efeito positivo da gratidão.
    Abraço!

  2. Boa noite irmão! Gosto muito de ouvir as mensagens, as explicações sobre os salmos da Bíblia e tudo mais. Obrigada! Muita paz!

  3. Obrigado, sr. Morel, por ter ajudado com o seu texto a montar minha aula de evangelização.
    Que Deus te abençoe!
    zilane

  4. É ISSO AÍ, MOREL, ESSA É A VERDADE! ESTOU LENDO O LIVRO “A MAGIA”, QUE FALA EXATAMENTE ISSO. SÓ QUE EU NUNCA IMAGINEI QUE O PODER DO AGRADECIMENTO FOSSE TÃO GRANDE E IMPORTANTE, EMBORA INCONSCIENTEMENTE SEMPRE ME OCORREU AGRADECER DO FUNDO DO CORAÇÃO POR TODAS BÊNÇÃOS NA MINHA VIDA.
    DEUS CONTINUE LHE ABENÇOANDO POR REPARTIR MENSAGENS DE MELHORIAS PARA AS PESSOAS.
    ABRAÇO.

  5. Oi Morel, o seu texto foi muito bom para mim, eu estava chateado, pois estava pensando no quanto algumas pessoas são ingratas, quando se faz a caridade a elas, chegando a ser muitas vezes arrogantes e grosseiras. Diante dessa situação comecei pesquisar sobre a gratidão e cheguei até suas palavras.
    Foram maravilhosas, pois pude refletir que nunca devo esperar por gratidão, mas sim agradecer a Deus por estar em uma posição onde posso através de pequenos gestos, viver determinadas situações e conhecer como estamos necessitando, ainda, de educação espiritual. Como somos carentes de luz e crescimento, devemos agradecer pelos que ainda não conseguem agradecer, porém, ensiná-los sobre essa virtude.
    Muito obrigado pelo ensinamento, meu amigo.

  6. BELÍSSIMAS PALAVRAS.

    MUITO, MUITO ABRIGADA MEU DEUS E PAI POR TODAS AS BENÇAOS SOBRE MINHA FAMÍLIA E SOBRE MIM.

    MARLENE

  7. Amei esse texto.
    Vi há um tempo atrás que a gratidão possui uma força no valor de 1000, enquanto o amor possui o valor de 600, bem, não sei bem explicar como chegaram a essa teoria, embora achei algo interessante sobre isso, para que você chegue a esse valor, você teria que se sentir a todo momento grato, mas para isso teria que exercitar constantemente, você poderia por exemplo, todas as vezes que sentir grato (principalmente pelas menores coisas) sentir seu coração expandindo essa energia – aí chegamos no ponto. O ponto do coração segundo os estudiosos do chackra é o da emoção ( amor, compaixão, tristeza ), talvez para que cheguemos a realmente sermos gratos precisemos chegar no amor, ou não, mas vai aí uma conclusão minha. Grato, Morel.

  8. Belo texto, eu acho que a gratidão também se desenvolve mais com o conhecimento, porque quando somos conhecedores das causas dos sofrimentos e alegrias pelas quais passamos, então podemos entender melhor e assim agradecer a Deus pelas oportunidades de aprendizado daqueles momentos, por isso Jesus disse: E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará, quanto mais somos conhecedores das causas mais entendemos que tudo é para o nosso aprendizado e por consequência somos mais agradecidos atraindo, como você diz no texto, as coisas boas para nós. Isso é fé, penso eu. Muita paz.

  9. É assim mesmo que acontece, Bebel. É a Lei de atração em funcionamento. Quanto mais energia e imaginação você canalizar nos seus agradecimentos, inclusive nos agradecimentos por coisas que você não conquistou ainda, mais força de atração você colocará em prática.

  10. Depois que passei a reclamar menos e a agradecer mais, muitas coisas boas aconteceram em minha vida. Muitas já estavam lá só que minha rabugice nao deixava eu enxergar rs… lindo texto.

  11. Tudo já foi dito aqui,qualquer comentário serei repetitiva. Com isso só temos que dizer:grata amigo pelas reflexões. Abraço fraterno.

  12. Lindo texto, Morel, sempre acompanho esse trabalho lindo que vc faz, vc transmite luz! Seus textos sempre mostram com simplicidade a nossa verdadeira essência. Obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.