Leis cósmicas, Mentalismo, Pensamento e disciplina

Lei de causa e efeito e o pensamento criador

pensamento

Artigo publicado originalmente em 21/09/2012

Ouça este artigo na voz do autor

Você conhece a Lei de causa e efeito? Claro que você já ouviu falar, mas entende suas consequências práticas? Talvez o entendimento dessa Lei seja o maior benefício prático que o espiritismo nos oferece. Mas para esse conhecimento ter valor real é preciso compreender que o pensamento é criador.

Compreendendo a Lei de causa e efeito, percebemos que somos os autores de nossas próprias novelas pessoais. Sim, você é o responsável único e direto por toda a sua vida. Não adianta culpar o ambiente, o país, o governo, a política, a família, as más influências, os espíritos obsessores.

Você está no ambiente que merece, nasceu no país apropriado a você, o governo e a política são resultado da sociedade da qual você é um dos membros, sua família é um emaranhado de ligações de muitas reencarnações, más influências e obsessores só têm acesso ao que lhes for semelhante. Você não tem desculpa. Nem eu. Nem ninguém.

Lei de causa e efeito e o pensamento criador

Todas as circunstâncias da sua existência de espírito imortal foram provocadas por você. Todas as suas reencarnações, com suas experiências e aprendizados, tudo foi construído por você. Muitas pessoas lamentam não lembrar de suas vidas passadas. Outras acham uma pena não termos contato direto com outras dimensões. Essa impossibilidade é que nos mantém conscientes da vida presente.

Se já é tão difícil termos consciência de nossos atos vivendo apenas essa realidade atual no corpo físico, como seria se tivéssemos milênios de memória e acesso a outros planos?

Você é espírito imortal, mas o seu foco é apenas o presente. Você precisa ter toda a sua atenção voltada para a sua existência atual. O grande problema, o maior entrave às nossas realizações é justamente a dispersão da consciência. Quanto mais tivermos consciência do momento presente, mais fácil será controlar o processo criativo.

Toda a sua realidade é criada a partir do seu pensamento. O seu pensamento é criador. Isso não é segredo. É fato conhecido há milênios, por todas as grandes civilizações do passado. E esse conhecimento vem se propagando e se popularizando cada vez mais. É hora de prestar atenção a essa verdade.

Você cria tudo o que você quer e tudo o que você não quer. Sua mente subconsciente não diferencia verdade e mentira, verdadeiro e falso, sim e não. Sua mente subconsciente trabalha com imagens, dados e emoções. Se algo que você deseja ardentemente se tornar um padrão de pensamento positivo, inevitavelmente isso irá se concretizar. Da mesma forma, se algo que você teme profundamente se torna um padrão de pensamento negativo, certamente isso irá se realizar.

Por que não acontece tudo o que você deseja e tudo o que você teme? Porque a maior parte dos pensamentos positivos e negativos se combatem uns aos outros. Você quer muito alguma coisa, mas ao mesmo tempo tem muito medo de não conseguir. Um pensamento aniquila o outro. Para que haja realização, é preciso que o pensamento seja contínuo, firme e cheio de emoção. A emoção é que desencadeia a conquista.

Um medo pavoroso, uma dúvida cruel, uma história terrível que você cria em sua cabeça, tem muita chance de se concretizar graças à emoção que você experimenta como se fosse verdade. Uma alegria imensa aliada a uma fé inabalável na conquista de algo que você quer de verdade, tem toda a chance de se realizar, graças à emoção que você experimenta como se fosse verdade.

Tudo começa pelo pensamento. E o maior descontrole sobre nossos pensamentos acontece quando fazemos as coisas automaticamente, sem prestar atenção. Nessas horas o pensamento fica livre, sem dono, sem freios, vagando e criando um monte de asneiras. O pensamento é criador. Isso não é modo de dizer; é fato. Quanto antes aprendermos a controlá-lo e direcioná-lo positivamente, melhor pra nós. Estaremos fazendo valer a pena essa passagem pela Terra, nesse momento histórico de disseminação de informações e antigos segredos.

Conheça meu canal no Youtube!

Artigo AnteriorPróximo Artigo

19 Comentários

  1. Morel, como podemos treinar a mente para conseguirmos aumentar os pensamentos positivos e diminuir os negativos ou automáticos?

  2. Parabéns Morel!!! É revigorante ler um artigo desses. Muito obrigada por esse site maravilhoso.
    Que Deus continue lhe abençoando, desejo muitas alegrias e energias positivas em sua vida! Abraços.

  3. Oi Morel, lia este seu artigo com certa frequência, pois o meu problema era ter um método para por em prática o pensamento criador.

    Recentemente, um amigo mais experiente do mundo corporativo me indicou um livro que trata exatamente do poder criador da mente e propõe um método bem funcional para usá-lo.

    Confesso que pelo título achei que era um desses livros descartáveis e só o li porque admiro muito a pessoa que o indicou.

    O nome do livro é “Pense e enriqueça.” de Napoleon Hill e foi escrito em 1936.

    Hill pesquisou durante 20 anos pessoas que eram pobres e conseguiram construir fortunas com o objetivo de encontrar uma fórmula para o sucesso financeiro.

    E o que ele encontrou foi exatamente que todas essas pessoas tinham a habilidade de manter um pensamento criador positivo e transformá-lo em realidade através da fé, de um objetivo inabalável e de muita persistência.

    No livro, ele aborda esse tema com muita profundidade, desenvolve um método para usar o pensamento criador que achei muito funcional.

    E o que me intrigou nele, é que embora o livro seja focado em desenvolvimento pessoal para os negócios, ele deixa bem claro a compreensão de que este princípio do pensamento criador é uma lei do funcionamento da realidade.

    Bem, escrevo este comentário porque sempre tive dificuldades para aplicar este princípio, capaz de mudar as nossas vidas. E sei que existem pessoas que como eu buscam um método de aplicá-lo bem. Por isso, indico o caminho que funcionou para mim que é o livro “Pense e enriqueça.” de Napoleon Hill.
    Paz e Sucesso para todos nós.

  4. Belíssimo texto, não esperava outra coisa de você.
    É um grande prazer tê-lo no grupo… abraços fraternos, paz e luz.
    Obs: Continue sempre sendo abençoado e iluminado!!!!

  5. Luisa, o que ocorre é que muitas vezes, na ânsia de ter o que se quer, cria-se o temor de não conseguir. Então um pensamento anula o outro. So conseguimos atrair, mesmo, o que for realidade para nós.

  6. Morel,

    O pensamento tem poder de atrair tudo aquilo que desejamos. Mas, é verdade que o querer excessivo pode repelir ao invés de atrair?

  7. Eu estava precisando muito de ouvir mensagens como estas, parabéns pelo seu trabalho. A minha vida emocional vive voltando para o mesmo lugar, sei que é fruto de todas as minhas inseguranças… Preciso fazer uma reforma mental, a coisa é tão séria que pensei estar ficando louca ou desequilibrada, mas vou aprender a me perdoar, valorizar… Obrigada.

  8. O Valor do pensamento é muito grande, o homem é o produto do seu pensamento, e portanto se converte naquilo que pensa, o pensamento toma formas no plano astral ou mundo espiritual, são as formas pensamentos ou larvas mentais, tipo bolhas de sabão que flutuam no plamo astral ,exemplos, pensamentos de ódio, raiva, inveja, medo, egoismo, falsidade, vão toma formas fluidicas densas, deformadas e escuras, e pensamentos de alegria, de amor, de honestidade, de paz, vão tomar formas fluidicas luminosas. Isso, por que, a materia fluidica do mundo espiritual é plasmavel ao pensamento, os espiritos encarnados e desencarnados podem plasmar formas fluidicas usando a força do pensamento é a chamada ideoplastia espiritual.Os Espiritos Superiores devido a sua grande força mental, podem criar coisas grandes, belas e luminosas no plano astral, e os espiritos inferiores e obsessores também podem criar pelo pensamento formas fuidicas negativas, eles vão plasmar formas de bruxas, demonios, animais deformados, caveiras etc. Tudo para perturbar os mediuns videntes, que são invigilantes com a sua Conduta Moral e pensamentos. Uma pessoa com pensamentos elevados, puros e firmes no Bem, vai criar em torno de si mesma, uma atmosfera fluidica pura e luminosa, que vai repelir os fluidos densos e impuros dos maus espiritos. Fluidos com densidades diferentes se repelem.
    Os Espiritos Elevados possuem um perispirito sutil, leve e luminoso, os espíritos inferiores, pertubadores e obsessores, possuem um perispirito denso, turvo, grosseiro, envolvidos em fluidos impuros e miasma de doenças, o Corpo perispiritual ou corpo astral vai refletir as condições morais e mentais dos espíritos desencarnados.

  9. No meu ponto de vista. Somos o que pensamos ser que ironia falar assim, a verdade seja dita, não acredito na bíblia, creio que haja um ser responsável pela criação de tudo. Religião, medo, são apenas modos de dominarem uns ao outros, somos sim os responsável pelo rumo que nossa vida toma, vamos deixar de ser egoístas e respeitar a opinião de cada um.

  10. SÍNTESE DA LEI DE CAUSA E EFEITO SEGUNDO ISRAEL:
    A ação do SER AMOR tem provado que DEUS é a CAUSA PRIMÁRIA de todas as cousas, dos céus e da terra; sejam elas visíveis ou invisíveis, individuais ou coletivas, quer daquelas que existiram no passado, das que estão sendo criadas no presente, ou como daquelas que existirão no futuro; porque, afinal, o Deus dos Seres Vivos é o Todo-Poderoso: E como tal, o Nosso Senhor já CAUSOU UM EFEITO ORIGINAL, CAUSANDO EFEITOS ETERNOS; ao ensinar ao seu povo como interpretar as parábolas bíblicas, para consumarmos a Profecia Sagrada segundo a sua soberana vontade; a exemplo do que nos revela as 42 letras e 3 sinais que compõe o título do livro de Joel, assim:
    (JL.) – JOEL: A CARESTIA CAUSADA PELO GAFANHOTO E PELA SÊCA: (AR.42.2)
    (2CO.10.7) – Observai o que está evidente:
    CADA EFEITO JÁ LÊ E CALO: GANHO A RESPOSTA PELA CAUSA: (IL.42.2)
    (JÓ.34.10) – Pelo que vós, Homens sensatos, escutai-me: (ÊX.25.10) –Venham todos os Homens hábeis entre vós, e façam tudo o que o Senhor ordenou: (LC.2.23) – Conforme o que está escrito na lei do Senhor: (JS.5.9) Hoje removi de vós o opróbrio do Egito: (DT.29.29) – As cousas encobertas pertencem ao Senhor, nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre: (2CO.8.11) – Completai agora a obra começada, para que, assim como revelastes prontidão no querer, assim a leveis a termo segundo suas possibilidades: (EZ.24.22) – Fareis como eu fiz: (JB.13.15) – porque eu vos dei o exemplo, (DT.29.29) = para que cumpramos todas as palavras desta lei. (ES.23.1) – Tende a plena certeza de que: (LC.8.17)- Nada há oculto que não haja de manifestar-se, nem escondido que não venha a ser revelado e conhecido: (HB.11.1) – Óra, a fé é a certeza de cousas que se esperam, a convicção de fatos que não se vêem.

  11. Eu que agradeço teu comentário, Zeca; é um privilégio tua visita aqui. Tudo depende do pensamento, a busca por nosso aprimoramento moral, por nossa reforma íntima, requer ação. Mas o que determina a ação é o pensamento. Realmente, a responsabilidade é grande. Mas nós chegaremos lá! Um abraço, Zeca!

  12. O pensamento é criador. Isso não é modo de dizer; é fato. É a nossa grande verdade Morel, conhecereis a verdade e a verdade vos libertará, disse Jesus. Meus colegas dizem que em mais ou menos um minuto elaboramos 20 mil pensamentos, mas apenas 20 seriam percebidos conscientemente, os outros 19980 estão no automático ou se processam naturalmente (eu pessoalmente acho um pouco de exagero), levando em conta todo ser pensante e biofisiológico… então Jesus nos diz, onde estiver teu pensamento aí estará teu coração! Então eu me pergunto: Sai dessa Zeca! Abração e obrigado pelo texto.

  13. Obrigado, Rosemary. O mais importante é colocarmos em prática o que vamos aprendendo. Se você se identifica com um assunto como este, certamente está em condições de, aos poucos, começar a dominar o pensamento. Um abraço em você também!

  14. BOA TARDE MOREL FELIPE!!!!!

    ADOR0 TODOS OS SEUS TEXTOS, SÃO DE MUITA PROFUNDIDADE E DE GRANDES REFLEXÕES!!!!!!!!!!!!

    POR EXEMPLO:Toda a sua realidade é criada a partir do seu pensamento. O seu pensamento é criador. Isso não é segredo. É fato conhecido há milênios, por todas as grandes civilizações do passado. E esse conhecimento vem se propagando e se popularizando cada vez mais. É hora de prestar atenção a essa verdade.

    Você cria tudo o que você quer e tudo o que você não quer. Sua mente subconsciente não diferencia verdade e mentira, verdadeiro e falso, sim e não. Sua mente subconsciente trabalha com imagens, dados e emoções. Se algo que você deseja ardentemente se tornar um padrão de pensamento positivo, inevitavelmente isso irá se concretizar. Da mesma forma, se algo que você teme profundamente se torna um padrão de pensamento negativo, certamente isso irá se realizar.

    ABRAÇOS!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.