Evangelho

O gabarito da prova

O gabarito da prova
O gabarito da prova

Ouça este artigo na voz do autor

Você confere o gabarito da prova?

Temos que ter consideração por aqueles que ainda não aprenderam a lidar com seus problemas sozinhos. Nem sempre somos assim tão autossuficientes a ponto de prescindir de qualquer ajuda. Mas a verdade é que tudo o que precisávamos saber para bem viver nós já sabemos. Você está lendo isto para relembrar ensinamentos ou para analisar o meu ponto de vista. Mas não está lendo nenhuma novidade.

O pensamento mais audacioso e moderno, a vanguarda do pensamento tem quase dois mil anos. Depois de Jesus Cristo é só repetição. Precisamos da repetição, não estou negando o seu valor. Cada um de nós só é capaz de perceber ensinamentos que estejam de acordo com seus próprios conhecimentos e experiências. E precisamos relembrar isso todos os dias. É o alimento do espírito. Por isso há tantos livros, tantos mestres, tantas religiões e seitas e filosofias. De acréscimo, mesmo, só a maneira de explicar. Somos todos plagiadores de Jesus Cristo.

O que precisamos saber para sermos felizes, Jesus já nos ensinou. O Evangelho está cheio de lições que, se colocadas em prática, resolveriam todos os problemas da Humanidade.

Quando falamos em “dois mil anos” parece que estamos falando de muito tempo. Na verdade, não. Somos espíritos imortais, não sabemos desde quando andamos aprontando pelo cosmos, mas certamente quando Jesus esteve aqui nós já éramos bem curtidos.

Colecionamos falhas de caráter há muitos milênios, por isso essa dificuldade toda em transformar nossos vícios em virtudes. Vivemos um estranho paradoxo. Por um lado, nos achamos muito importantes. Nos sentimos especiais, dignos de uma consideração única, como se fôssemos feitos de um material de qualidade superior aos demais. Por outro lado, ainda não nos demos conta do nosso verdadeiro valor, da potencialidade infinita que trazemos conosco.

Jesus é o espírito mais elevado que já pisou na Terra. Você sabia que nós somos potencialmente iguais a ele? Que nós temos dentro de nós mesmos todas as qualidades necessárias para nos fazermos tão superiores quanto ele?

Você já deve ter ouvido falar de pessoas que tentam fraudar provas em concursos públicos e vestibulares. Ou levam uma cola, ou têm um ponto de escuta no ouvido. Já houve casos em que candidatos compraram gabaritos de provas.

Nós não precisamos fraudar a nossa Vida. Nós fazemos as nossas provas da Vida com o gabarito ao lado! O Evangelho é o gabarito das provas que enfrentamos cotidianamente. Todas as graves questões morais que tanto nos afligem estão lá!

Não é de um dia pro outro que nos transformaremos num Jesus. Vai levar algum tempo ainda. Mas não podemos nos queixar de que não sabemos o que fazer. Cada um de nós sabe muito bem que precisa ser mais tolerante e paciencioso, cada um de nós sabe que devemos perdoar sempre.

Às vezes as pessoas se apressam em pedir conselhos. Talvez queiram ouvir alguma coisa nova, alguma coisa em que elas nunca tenham pensado, algo que nem imaginavam que pudesse existir. Algo que resolva os seus problemas sem que elas precisem resolver a si mesmas. Algo fácil, que não dê muito trabalho, que não exija muito esforço nem muito tempo. Algo que, principalmente, não mexa com o seu orgulho. Nada de voltar atrás, nada de reconhecer os erros, nada de perdoar  e pedir perdão.

Isso não existe. O que existe é o que Jesus nos deixou, há quase dois mil anos. Dá algum trabalho, não se consegue colocar tudo em prática numa mísera reencarnação. Mas é o caminho. E quanto mais tempo nós ficarmos andando em círculos, procurando atalhos, tentando achar uma saída alternativa para os nossos problemas, mais difícil fica…

Consulte o gabarito da prova, sempre que tiver dúvidas. É pra isso que ele existe.

Conheça meu canal no Youtube!

Artigo AnteriorPróximo Artigo

16 Comentários

  1. Obrigado, Márcia, por mais esta colaboração. É sempre bom contar com o acréscimo da sua reflexão.

  2. Morel, paz e luz pra você.
    Realmente a fala de Jesus é o grande farol da nossa caminhada. Para todas as questões e dilemas humanos esse espetacular livro, chamado evangelho, aponta caminhos e soluções. O problema, Morel, é que a maioria de nós busca meios menos desafiadores, caminhos que não exijam muito e de preferência que não tenhamos que aderir a renúncias e sacrifícios. Na maioria das vezes sabemos exatamente onde está a solução para nossos dilemas, mas não admitimos, afinal, não é o que realmente desejamos. E nesse faz de conta, vamos muitas vezes empurrando com a barriga, mudanças que há muito deveriam ser estabelecidas em nós, em nosso comportamento. Saber sabemos, mas entre o saber e o executar vai longa distância.
    Sabemos inclusive que a grandeza moral de Jesus foi uma conquista, evolução conquistada e não outorgada como privilégio Divino. E portanto, estamos todos submetidos e fadados a alcançar as potencialidades do homem mais espetacular que já pisou nessa Terra. Por hora, estamos ensaiando os primeiros passos de uma caminhada lenta rumo ao pódium da iluminação espiritual, que fará de cada um de nós, irmãos menores seguindo o exemplo do irmão mais velho, seguindo pelos caminhos traçados por ele há 2000 anos. Chegaremos lá alcançaremos a meta de seguir esse manancial de luz conscientes de que não há soluções mágicas para nossos intrincados conflitos, há necessidade de mudanças, de hábitos, de posturas, de idéias e conceitos. Precisamos de uma vez por todas deixar a teimosia de lado e buscar mais objetividade na prática do bem e na luta contra os tantos vícios ainda existentes em nós.
    Que o mestre nos ajude nessa empreitada.

  3. Parabéns, Morel, que belo texto. Hoje mesmo conversava com um amigo meu e falávamos que cada um ao seu tempo aprenderá. Às vezes queremos que o outro compreenda um ensinamento que fez todo sentido para nós, porém ele só aprenderá quando tiver a condição de absorver aquele ensinamento. E com certeza temos o evangelho de Jesus para nos dar todas as respostas e muito ensinamento detalhado pela doutrina espírita para nos ajudar ainda mais nesse entendimento e mudança interior. Muita paz, amigo.

  4. Realmente Jesus nos deixou lições com o gabarito junto. Só que muitas vezes vigiamos os outros fazerem as suas provas e esquecemos de fazer a nossa. Somos imediatistas com os outros e acabamos muitas vezes reprovados por isso. Mais uma vez meus parabéns pelas suas palavras bem colocadas.

  5. Muito bom, tudo que você escreve estou lendo, me faz um bem enorme, acredite, é a minha hora de meditação quando estou lendo o seu site. Procuro sempre ler pela manhã, ajuda no decorrer do dia, sempre acontece alguma coisa, aí eu lembro do que li e consigo resolver melhor as coisas, sempre consultando o gabarito e o melhor livro espírita de todos os tempos. Muito obrigada por você fazer esse trabalho maravilhoso, fica na paz.

  6. Mais uma obra prima. Na minha humilde opinião, do ponto de vista moral, a terceira revelação (espiritismo) só foi necessária porque a humanidade deturpou, como sempre, o ensino do Divino Mestre. Diante do “esquecimento” (já que Ela está na consciência) da Lei Divina pela humanidade, uma equipe, da falange verdade, teve que ser deslocada do Mundo Maior a fim de restabelecer os princípios basilares da salvação, que são TODOS, sem exceção, encontrados em JESUS. Parabéns, Morel.

  7. Não só esse, mas acompanhar o artigo com o áudio fica muito bom. Continue com o áudio, assim como o texto, está excelente. Obrigado 😀

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.