Comportamento, Reencarnação

Como perder o medo

velho com relógio

Morel Felipe Wilkon

Artigo publicado originalmente em 30/08/2012

Ouça este artigo na voz do autor

Há uns poucos assuntos que não consigo tratar pessoalmente. Alguns temas exigem uma abordagem difícil de ser praticada. Há temores patológicos que exigem abordagem profissional. Mas a maior parte dos medos têm em si mesmos a sua cura Você sabe como perder o medo?

Posso afirmar que sorte e azar não existem; mas como vou dizer para uma pessoa que suas justificativas para o fracasso são desculpas esfarrapadas?

O que causa o medo é a inação!

Posso demonstrar, com bons argumentos, que nada acontece por acaso; mas de que modo vou dizer pra alguém que sua situação infeliz se deve exclusivamente à sua incompetência?

Posso convencer alguém de que todo efeito tem uma causa; mas com que cara diria a ela que a sua preguiça jamais a levará a lugar algum, que sua inércia não fará nada por ela, que o medo do desconhecido a impedirá de todo e qualquer progresso, que a falta de ação comprometeu gravemente a sua vida?

Essa é uma das vantagens da palavra escrita. Eu, particularmente, já aprendi através da leitura coisas de grande importância, mas muito delicadas para aceitar se fossem ditas pela boca de alguém. A verdade dói. Sou favorável ao esclarecimento. Acho que na maior parte das vezes é preferível o esclarecimento em vez da consolação. O consolo, em muitos casos, oferece apenas um alívio imediato, mas não resolve o problema. Pode até agravá-lo, pois a pessoa se acha no direito de ser coitada.

Mas para haver o esclarecimento é preciso que a pessoa queira esclarecer-se. Ela precisa tomar a iniciativa de querer se esclarecer para mudar. Querer forçar a barra, dizer verdades, só causa mágoa e mais incompreensão.

Quantas pessoas você conhece que passam a vida justificando a sua falta de sorte? Quantas pessoas você conhece que botam a culpa nos pais, no governo, no chefe, nos políticos, em Deus, na mulher, no marido, nos irmãos, em todo mundo menos nela mesma?

Talvez você mesmo faça isso. Se for o seu caso, você precisa se dar uma nova chance! Todos passam por situações difíceis, ocasiões em que caímos, em que somos abatidos. Mas é preciso curar as feridas! É preciso seguir em frente! Seu amor lhe abandonou; você perdeu tudo o que tinha; você cometeu muitos erros graves: não importa. Realmente não importa.

Você pode começar de novo, todo mundo pode recomeçar quantas vezes forem necessárias. Para que existe o mecanismo da reencarnação? Não é para um recomeço? Não espere a próxima reencarnação, aproveite que você já está aqui e mãos à obra!

Só existe um modo de alguém estar contente consigo mesmo: através da ação. É preciso agir! Em algum momento da vida podemos perder a confiança em nós mesmos. Sem confiança, deixamos de agir. Só que quanto menos se age, mais medo da ação se desenvolve. E o único modo de perder o medo de agir é agindo.

O medo precisa ser superado. É só começar a fazer o que precisa ser feito que o medo desaparece. O que causa o medo é a inação. Quanto mais você demora para agir, mais medo você sente. A hesitação em agir gera ansiedade. E isso, com o tempo, adoece. Você é espírito imortal vivendo mais uma experiência terrena. Você tem coragem de desperdiçar essa oportunidade?

Conheça meu canal no Youtube!

Artigo AnteriorPróximo Artigo

16 Comentários

  1. Estou em um relacionamento, que não me faz tão bem, me pergunto se são provas, ou se eu devo seguir outro caminho. Apesar de amar essa pessoa, sinto que não ficamos bem juntas, só brigamos e entristecemos um ao outro. Sair desse relacionamento seria desistir de enfrentar esse obstáculo, ou seria o melhor para os dois? Gostaria muito de uma opinião.

  2. Eu tenho andado um pouco triste essa semana porque alguns planos que fiz a nível profissional não estão saindo do lugar rs… Mas esse texto me deu um novo ânimo! Não irei desistir 🙂 Irei agir!!!

  3. Ademilton, não temos como acelerar a evolução de ninguém que não esteja disposto a isso. E, como você lembrou, a maioria não está interessada. Nós já estivemos neste estágio. Devemos estar prontos e de boa vontade para esclarecer os que de dispuserem. Os outros terão sua vez…

  4. Morel, conheci seu site há uma semana e lhe parabenizo, seus pensamentos e a verdadeira frase pregada pelo Cristo de Deus, buscai a verdade e ela vos salvará, que maravilha, quanta gente que se INTERESSA em saber tudo isso para se elevar. Mas existem também aqueles que não querem saber nada, levam a vidinha na mesmice e vivem se preocupando com tudo que é sofrimento. O que fazer com esta maioria de pessoas que não se interessam por nada? Aguardo sua experiência.

  5. Quando li esse texto, fiquei pensando comigo mesmo; agir? Agir em quê? O que eu preciso agir na minha vida, aí quando fui passar para o próximo texto (acima), o título: Reforma íntima sem sofrimento! Está aí uma resposta rápida. 🙂

  6. Eduardo, algumas coisas nós falamos intuitivamente, em teoria. Essa questão do medo não; isso é facilmente comprovável. Experimente desafiar o medo, com a certeza íntima de que você pode mais que ele. Exigirá esforço nas primeiras vezes, mas você irá vencê-lo. Isso é certo.

  7. Esse texto sintetiza em poucas palavras o que eu estava precisando para minha motivação para ação. É de uma simplicidade que entendemos que não é complicado ser feliz, basta tornarmos um processo contínuo e agir mesmo com a presença do medo. Obrigado! Abraços

  8. Obrigado, Maria de Lourdes. Concordo com o modo como você expôs seu pensamento. É isso mesmo. Ação traz alegria.

  9. O artigo acima é realmente voloroso.Costumo afirmar que a verdadeira alegria só é profunda quando você concretiza pela ação seus sonhos. Ser um ser ativo em ações é ser um ser feliz, mesmo que tenha muitos problemas. É ter fé viva! Obrigada pelo artigo e abraços.

  10. Andressa, nós precisamos agir sempre; a vida é ação. Às vezes custamos muito a aprender isso. Mas é bom saber que não é tarde, que sempre é tempo de mudar e nos tornarmos mais ativos, mais dinâmicos. Obrigado pelo comentário, Andressa.

  11. Olá, sou nova aqui, mas tinha que dizer que gostei muito do texto. Atualmente estou em um fase em que eu preciso agir, agir rápido. Passei tempo de mais deixando as coisas para “amanha”. Então só posso dizer que esse texto foi muito importante pra mim. Obrigado 🙂

  12. Sim, Rosemary. Nossas potencialidades são infinitas. E o único modo de descobri-las e desenvolvê-las é agindo. Obrigado pelo comentário!

  13. Só existe um modo de alguém estar contente consigo mesmo: através da ação. É preciso agir! Em algum momento da vida podemos perder a confiança em nós mesmos. Sem confiança, deixamos de agir. Só que quanto menos se age, mais medo da ação se desenvolve. E o único modo de perder o medo de agir é agindo.

    MOREL FELIPE, JÁ PASSEI POR ISSO E SEI, O QUANTO É VERDADE..O MEDO PARALISA..MAS APRENDI QUE, A AÇÃO NOS TIRA ESSE MEDO E VEMOS, QUE SOMOS CAPAZ DE MUITO MAIS DO QUE ESPERAVAMOS DE NÓS MESMO. ABRAÇOS!!!!

  14. Às vezes precisamos nos chacoalhar, Gisele. São coisas que sabemos, mas que precisam ser lembradas. Um abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.