Evangelho

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra

cavalo pastando

Morel Felipe Wilkon

Esta é a terceira bem-aventurança ensinada por Jesus de acordo com o Evangelho de Mateus. 

Esse texto é parte integrante do nosso livro Evangelho sem Mistérios, que você pode ler clicando sobre o título.

“Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra”. Mateus 5:5

São mansos os que adquiriram consciência de sua pequeneza espiritual. Depois de milênios de ilusão material, depois de inúmeras experiências materiais personalísticas, interpretando as personagens mais diversas sem atender à sua própria intimidade, sem perceber a presença de Deus em si, sem suspeitar da existência do seu Cristo interno, agora reconhecem que são pequenos como seres individuais, mas gigantes pela sua natureza de filhos de Deus. 

Desse reconhecimento, dessa conscientização desenvolve-se, vagarosamente, a submissão ao seu Cristo interno. 

os mansos
Os mansos herdarão a Terra

A mansidão é característica indispensável para quem pretende libertar-se do domínio da matéria. É a prevalência da consciência sobre os instintos. 

O manso não perde a sua força, mas aprendeu a controlá-la e dirigi-la. Um cavalo que foi domado não perde o seu vigor, mas controla e direciona o seu vigor para uma direção determinada. 

A mansidão pressupõe o abandono de toda e qualquer violência, da violência física, astral e mental, abre mão de qualquer pensamento negativo. 

Assim como os pobres pelo espírito possuem dinheiro sem serem possuídos pelo dinheiro, os mansos possuirão a Terra sem que a Terra os possua. 

A mansidão pressupõe também a libertação ou abandono das emoções. A palavra grega que é traduzida como perdão nos Evangelhos é áfese. Esta palavra tem como seu primeiro significado “deixar ir”. Pode ser traduzida também como libertar, deixar para trás. 

Aquele que conquistou a mansidão libertou-se das emoções, deixou para trás as emoções. As emoções, mesmo as consideradas positivas, são sinal de atraso espiritual. 

Os sentimentos são eternos e devem ser cada vez mais desenvolvidos, mas as emoções são típicas de nosso estágio de recém-saídos da animalidade. Em nosso estágio evolutivo as emoções ainda podem ser necessárias. Muitas vezes são as emoções que fazem alguém se converter, se conscientizar, mudar de vida. 

Um discurso ou uma palestra emocionada pode convencer mais facilmente e atingir o espírito mais profundamente. Mas para alcançarmos o estado de mansidão temos que abandonar as emoções. 

A mansidão é um passo além, quem conquistou a mansidão já não se emociona, tem um maior domínio sobre si mesmo, é espiritualmente maduro. Sente amor sem sentir paixão, sente uma íntima alegria sem deixar-se levar pala euforia.

Para ler nosso comentário sobre a bem-aventurança anterior, clique sobre o título: Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados.

Conheça meu canal no Youtube!

Artigo AnteriorPróximo Artigo