Evangelho

Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados

menina chorando

Morel Felipe Wilkon

Esta é a segunda bem-aventurança ensinada por Jesus de acordo com o Evangelho de Mateus. 

Esse texto é parte integrante do nosso livro Evangelho sem Mistérios, que você pode ler clicando sobre o título. 

“Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados”. Mateus 5:4

Esta segunda bem-aventurança é consequência da primeira (“Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos ceus”). Refere-se aos que choram pela conscientização do seu estado de mendicância espiritual. São tristes por reconhecerem, finalmente, o seu estado de indigência espiritual. Mas esta mendicância das coisas do espírito é ação. E é através da ação que progredimos. Tudo começa pelo pensamento. A conscientização se dá pelo pensamento. Mas a ação é imprescindível. 

bem aventurados os que choram
Os que choram serão consolados…

Os que choram serão consolados, porque, como disse Jesus, “quem procura, acha”. 

E quem busca o consolo na realidade espiritual, depois de haver se conscientizado da sua natureza divina, encontra a cura para os seus males.

O sofrimento, embora não seja imprescindível, é o início da cura espiritual. O sofrimento é o estágio seguinte à revolta estéril. 

Rohden diz que essa tristeza de que fala Jesus é uma tristeza toda espiritual, e ela é uma tristeza mais aparente do que real. É a tristeza de quem vive intimamente fora das ilusões da alegria material. 

Essa tristeza e esse choro são ainda a constatação do estado de erro em que estaciona a humanidade, e a percepção de que todos nós já cometemos erros clamorosos. Mas se há a angústia pelo reconhecimento dos erros, há também o conforto do arrependimento e da disposição de consertar ou compensar o mal causado. 

É o choro da angústia pelo reconhecimento de sua necessidade de evoluir em meio a inúmeras influências negativas. 

Quem já se conscientizou sofre ao constatar os pensamentos dominantes na massa de espíritos encarnados e desencarnados. Quem já se deu conta da realidade espiritual chora intimamente ao perceber a influência nefasta que os grandes meios de comunicação exercem sobre a massa, a hipnose coletiva a que está docilmente submetida a humanidade, a maneira como a massa se deixa conduzir como se fosse gado indo para o matadouro, em direção ao consumo desenfreado, à busca pelas aparências, pelas exterioridades, pelas futilidades que o consumismo lhe apresenta como solução imediata para os seus problemas superficiais. 

Os que choram já estão conscientes, e serão consolados a partir de seus próprios atos, pois já conhecem os meios de libertação da escravidão da matéria.

Para ler nosso comentário sobre a primeira bem-aventurança, clique sobre o título: Bem-aventurados os pobres de espírito.

Conheça meu canal no Youtube!

Artigo AnteriorPróximo Artigo