Ecologia e meio ambiente, Transição planetária

Transição planetária e Meio ambiente

 

gado e o desmatamento da Amazônia
A pecuária está desmatando a Amazônia

Você se sente responsável pelo Planeta? Você considera a Terra como sua grande casa? Pra quem não foi acostumado com essa ideia, pode ser realmente estranho responsabilizar-se por um lugar tão grande, sendo que ocupa uma parte tão pequena. Mas não há como negar que somos, coletivamente, responsáveis pelo globo terrestre. E a cada partida deste plano material, deixamos um legado.  Este legado provavelmente será encontrado em nossa próxima reencarnação.

Mesmo que você se considere apenas como um passageiro pela Terra, é evidente que você deve se preocupar com os rastros que você deixa. Pela Lei de causa e efeito, qualquer desperdício ou abuso dos recursos naturais trará implicações no processo evolutivo do espírito imortal. Você já parou para pensar como anda sua relação com o ambiente em que vive? Você reconhece que está diretamente envolvido com a emissão de carbono na atmosfera? Você é capaz de assumir sua responsabilidade sobre o aquecimento global? Você percebe claramente a sua contribuição para a produção exagerada de lixo? Você acredita que os recursos naturais do Planeta podem se esgotar?

Talvez você pense que já tem responsabilidades demais; família, trabalho, as contas, a casa, e ainda querem que você se preocupe com o Planeta. Por acaso você acha que não tem nada a ver com isso? Que pode até fazer alguma coisa, mas que não pode mudar o mundo sozinho? Realmente, sozinho ninguém vai conseguir mudar tudo. Mas cada um de nós é responsável pelo todo. Estamos nessa juntos, queiramos ou não. Pois é só manter o modelo de desenvolvimento atual para ver até quando dura nossa irresponsabilidade. A Terra pode ficar inabitável. Por menores que pareçam nossas ações, é o que podemos fazer. E não podemos nos preocupar com a parte dos outros, que não está sendo feita. Temos que fazer a nossa. Todos somos, em maior ou menor grau, formadores de opinião. Temos, inegavelmente, o poder de influenciar pessoas. Que essa influência seja sempre benéfica e eficaz! A sociedade depende de pessoas como você e eu.

 A sociedade se tornou dependente de um modelo de produção e consumo absolutamente insustentável, predatório e ridículo, pois nos deixamos enganar pela grande mídia, sua publicidade, sua propaganda, suas historinhas ridículas de carrinhos que tornam homens mais machos e mulheres mais dominadoras, seus inúmeros aparelhos para tudo, e suas infindáveis embalagens que não temos onde descartar. Há muita coisa desnecessária misturada ao que é realmente útil. Consumismo é falta de imaginação, é vontade fraca, é horizonte pequeno. É a sede de consumo que gira esse motor destruidor. Essa atração irresistível pelo que é material é prova irrefutável de atraso espiritual.

Você precisa se dar conta de que o projeto evolutivo em que estamos envolvidos está ligado diretamente a este planeta. Não podemos mais ser comodistas, as coisas não vão se resolver sozinhas. Já ouvi alguns amigos espíritas dizerem que com a transição planetária tudo vai mudar, e esse negócio de meio ambiente não vai mais ter importância. Não tenho nenhum informação neste sentido, mas não acredito que as coisas se resolvam por si. Não sou do tipo que acha que tudo é difícil. Mas acho que tudo requer esforço, tudo passa pela reforma íntima. Pra isso estamos mergulhados na matéria. O mundo de regeneração, que alguns estão esperando, nós o estamos construindo dia a dia, através de nossos esforços.

Vejo que o mais importante é nos prepararmos, desde já, para nossa próxima reencarnação, que muito provavelmente será por aqui, na boa e velha Terra. O que queremos encontrar aqui da próxima vez? Água doce abundante, solo fértil, ar puro, muito verde pra encher os olhos? Ou lendas sobre essas mesmas coisas? Tem outro detalhezinho: Somos um país privilegiado pela natureza. Nenhum lugar do mundo se compara ao Brasil em termos de riquezas naturais. E também somos, disparado, o maior país espírita do mundo… Sei que o fato de ser espírita não torna ninguém melhor, mas, em tese, deve tornar as pessoas mais responsáveis…

Há pessoas que acham , e eu não as culpo por isso, que vegetarianos são exagerados em sua defesa aos animais. Mas poucas pessoas sabem que a maior causa do desmatamento da Amazônia é a criação de gado. Poucas pessoas sabem que a maior causa do efeito estufa é a criação de gado, por causa dos gases… Claro que isso não é divulgado na televisão, onde há interesses comerciais gigantescos. O abandono do consumo de carne, hoje, é mais que uma questão de saúde. Além do respeito à vida animal, é um ato de conscientização complexo. E, para quem toma a decisão, irreversível.

Conheça meu canal no Youtube!

Artigo AnteriorPróximo Artigo

4 Comentários

  1. Obrigado, Terezinha, pelos votos de boa semana e por sua participação, brilhante como sempre. Acredito que a internet há de se popularizar cada vez mais, e novas formas de comunicação irão surgir e se desenvolver. Será dessa forma que a informação verdadeiramente relevante atingirá a mais pessoas, deixando de ser do conhecimento de minorias. Uma ótima semana pra você também!

  2. Olá Felipe, boa noite… Hoje mesmo eu e meus filhos estávamos comentando esse assunto…Infelizmente uma grande maioria ainda não se conscientizou de sua responsabilidade em fazer sua parte na utilização do meio ambiente…cada vez mais admiro quem anda se voltando pra esse assunto…Conheço vários amigos que deixaram de exercer sua profissão de graduação pra se dedicar ao cultivo e defesa de hortas orgânicas…e reaproveitando todo material reciclável.. Aqui temos muitas usinas de açúcar e com as palhas da cana se faz inúmeros artesanatos… Quanto aos animais como o gado, realmente poucos sabem que a grande poluição de gazes produzidos por esses animais são as que causam uma das maiores fontes poluidoras …Como você citou, como sempre por de trás dessas informações junto as mídias estão os grandes grupos financeiros e como sempre eles ditam as regras.. nesse país e no mundo.. Esses dias estava vendo as mensagens que são passadas pra nós nas subliminares das propagandas, nos filmes, até em desenhos “ditos infantis”. Mas que vão influenciando nossas mentes..e infelizmente só para coisas negativas.. Estou comentando isso para dizer que assuntos de real importância como este..não se faz nas mídias…e sim o que só distorcem nossa realidade..Por isso Felipe acho de real importância você fazer isso…que faz, pois aos poucos as pessoas vão se conscientizando mais sobre seu valor espiritual e sua responsabilidade diante disso.. Grande abraço, meu amigo..uma ótima semana pra você e os seus familiares!!!!

  3. José, obrigado por comentar neste espaço. Não tenho acompanhado o noticiário há algum tempo, mas sei que a Colômbia conhece uma situação bastante complexa, como a guerrilha, coisa desconhecida aqui no Brasil, pelo menos nos moldes em que ela ocorre por aí. Um abraço, amigo!

  4. Concordo com você! E ocorre o mesmo aqui na Colômbia onde grandes extenções de terra são utilizadas para cria de gado e outras para cultivo de coca e de maconha por parte da guerrilha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.