Tudo o que pedirdes em oração, crendo, o recebereis | Espírito Imortal

Tudo o que pedirdes em oração, crendo, o recebereis

Morel Felipe Wilkon

figueira estéril

Tudo o que pedirdes, crendo, recebereis

Play
Ouça este artigo na voz do autor

“Em verdade vos digo que, se tiverdes fé e não duvidardes, até se a este monte disserdes: ergue-te, e precipita-te no mar, assim será feito; e tudo o que pedirdes em oração, crendo, o recebereis.” Mt 21:21-22

Somos escravos de nossos hábitos. E os hábitos formam o nosso caráter. A palavra deriva do latim fides ou fidelis, que tem a ver com fidelidade. Ter fé em Deus, então, é ser fiel a Deus. Jesus nos lembrou o que já era dito em Deuteronômio 6:5, que devemos amar a Deus com todo o nosso coração, de toda a nossa alma, de toda a nossa mente e com todas as nossas forças. Isso envolve nossos hábitos.

A reforma íntima pregada pelo Espiritismo parte de dentro para fora. Nasce em nosso íntimo e abrange as exterioridades. Mas tudo o que captamos do exterior, inclusive os conhecimentos e experiências a partir dos quais nos conscientizamos e construímos a nossa reforma íntima, é resultado dos nossos hábitos.

Alguém com hábitos benéficos terá inevitavelmente uma vida positiva e boa. Ter fé não é só esperar em Deus. Ter fé é agir. Fé é ação. Andar de acordo com as Leis de Deus é agir com fé. Isso é ser fiel a Deus.

Os hábitos não são apenas exteriores. Você sabe que tudo começa pelo pensamento. As decisões, o planejamento, a construção da realidade material passa antes pelo pensamento. E a melhor ferramenta para a construção da realidade que você quer é a imaginação. Assim como a memória é o seu passado, a imaginação é o seu futuro. A imagem formada com decisão firme e forte tende a se realizar. Jesus nos disse que tudo o que pedirmos em oração, crendo já haver recebido, receberemos. O modo de crer como se já tivesse recebido é através do uso da imaginação. Imagem+ação: A imagem, para o subconsciente, é o mesmo que a realidade exterior.subconsciente não diferencia a imagem captada pelos sentidos físicos da imagem creada em sua mente por força da sua Vontade.

Se é assim tão simples, por que não conquistamos sempre o que queremos e eventualmente imaginamos? Por que isso deve ser um hábito entranhado, deve fazer parte da vida, deve ser o objetivo da sua vida. A mente é capaz de transformar a imaginação em realidade. Mas o uso eficaz da mente requer decisão firme.

Para adquirir e fortalecer essa decisão é necessário fidelidade às Leis de Deus, é preciso fé no seu sentido verdadeiro, e isso requer uma mudança radical nos hábitos. É preciso uma reformulação nos pensamentos, palavras e ações. Poucos, muito poucos se dispõe a isso. Mas é esse o caminho. Os atalhos são becos sem saída. Não há meio de enganar a si mesmo por muito tempo. Mudar requer esforço. E quem não está acostumado a se esforçar e passar por cima dos seus desejos e costumes deve perceber que está enganado a si mesmo. Até quando?

Decisão não é abstração. Decisão é ação. É preciso agir. Se você fizer a sua parte Deus fará a Sua. Deus está dentro de você, e quando você usa mais de si mesmo, quando você explora melhor as suas potencialidades, você está sendo instrumento de Deus.

Deus está dentro de cada um de nós. Todos nós temos capacidades que desconhecemos, todos nós somos partículas divinas que são acionadas a partir da nossa Vontade. Não adianta esperar por Deus como um milagreiro, não adianta esperar que uma revelação ou algum acontecimento extraordinário mude a sua vida. Não adianta esperar pelo espírito protetor, pelo padre, pelo pastor, pelo babalorixá, pelo Espírito Santo ou pelo dirigente espírita. Ninguém pode fazer por você algo que você não queira. Deus habita em você com toda a sua força e poder. Mas você só utiliza a força e o poder que for capaz de absorver. É você quem deve agir. É você quem tem poder sobre a sua própria vida. É você quem pode tomar a decisão de mudar.

Os artigos escritos por mim expressam a minha opinião. Baseiam-se nos conhecimentos do Espiritismo, no Evangelho de Jesus e em meus próprios conhecimentos e experiências. Não aceite minha opinião sem se questionar. Reflita. Comente. Compartilhe.

15 comentários para Tudo o que pedirdes em oração, crendo, o recebereis

  1. Morel Felipe Wilkon disse:

    Rodrigo, quando o fardo fica pesado temos que buscar ajuda…

  2. Morel Felipe Wilkon disse:

    Obrigado pela colaboração, Maia José. Ficou muito bom.

  3. rodrigo viana disse:

    Muito obrigado. Já trabalhei numa casa espírita também chamada Casa do Jardim, em Araraquara. Logicamente com a devida autorização em homenagem à casa mãe, aí em Porto Alegre. Também li a obra do Dr.Lacerda, e acho um campo fascinante, no entanto novo, como você diz.
    Passo por uma provação grande no momento e estou afastado de estudo e tratamentos, por isso, às vezes, tua palavra soa como bálsamo. Obrigado e fique com Deus também.

  4. Maia José Menossi disse:

    Olá Morel… A fé: força esta que palpita em todos os seres. Ela é um dos caminhos para atingir o equilíbrio, para que nossa vida seja melhor. A necessidade dessa energia que mobiliza recursos extraordinários e que beneficia até mesmo em casos de doenças de difícil tratamento todo aquele que procura manter acesa a chama desse sentimento. A fé nos conforta, dando-nos a paciência, fazendo funcionar o exercício da paciência, a limpeza do espírito, a prática da reflexão, o cultivo da delicadeza, do amor, do perdão, da confiança, da sustentação, da esperança. A verdade é que todos podem alguma coisa, muita coisa mesmo, desde que queiram. O dever de cada um é o dever simples, é o dever imediato. Faça cada um o que pode e deve na medida que lhe seja possível, no momento certo, quando tivermos consciência nítida do dever. Nem sempre é fácil, porque exige boa vontade, esforço e perseverança, não é fácil praticá-lo nos dias de hoje, em face de tudo que o mundo atual nos apresenta. Como tem demonstrado o seu texto. O ser humano vence as suas más tendências pelos seus próprios esforços, e às vezes com pouco esforço; o que nos falta é a vontade! Paz.

  5. Morel Felipe Wilkon disse:

    Rodrigo, atualmente me dedico ao estudo da apometria na Casa do Jardim, em Porto Alegre, entidade espírita onde surgiu a apometria, através do Dr. Lacerda. Mas me abstenho de falar sobre a apometria enquanto não tiver mais conhecimento sobre o assunto, o que deve levar ainda três ou quatro anos.
    Fique com Deus.

  6. rodrigo viana disse:

    Felipe, tenho ouvido sempre suas palavras. Passando por um momento de oscilação e tem me ajudado. Gostaria de saber mais sobre seu trabalho, centro espírita etc. Trabalho em SP e família fica em Araraquara, interior de SP. Paz e bem. E obrigado pelas palavras. Elas têm realmente poder.

  7. Morel Felipe Wilkon disse:

    Eu que agradeço pela atenção, Carla.

  8. Carla disse:

    Parabéns pelo texto, eu estava precisando “ouvir” isso! Obrigada.

  9. Morel Felipe Wilkon disse:

    O importante, nas fases mais complicadas, é não desanimarmos e estarmos atentos aos ensinamentos que a situação nos oferece. Tudo passa…

  10. rita de cassia dos santos teixeira disse:

    Nossa, quanta sabedoria, tudo que preciso. Graças a Deus que encontrei seu site, Morel. Obrigado, estou passando por uma fase complicada mas sei que tudo vai melhorar.

  11. Morel Felipe Wilkon disse:

    Obrigado, Victor.

  12. Victor Guimarães disse:

    Interessante a relação que se pode fazer com os princípios herméticos, Morel. Seu blog tem me ajudado muito em meu desenvolvimento íntimo, muito obrigado e continue com esse ótimo trabalho, tenha certeza de que você ajuda muitos irmãos assim.

  13. Josiane disse:

    Olá Morel, infelizmente dentro da sociedade existem dois caminhos para a fé, a fé raciocinada e a fé cega. A fé cega aceita sem controle o falso como verdadeiro, levando ao fanatismo, essa cedo ou tarde desmorona, se perde. Já a fé raciocinada não deixa nenhuma obscuridade, a pessoa crê, porque tem a certeza, e só tem certeza porque compreendeu. A fé não se receita, não se impõe, mas se adquire. É um relacionamento entre você e Deus!

  14. Morel Felipe Wilkon disse:

    Obrigado pela atenção, Sânzia.

  15. Sânzia Christensen disse:

    Obrigada por mais estas palavras amigas logo cedo pela manhã.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>