Reforma íntima

Devemos esquecer o passado?

menina de antigamente

Morel Felipe Wilkon

Artigo publicado originalmente em 24/07/2012

Ouça este artigo na voz do autor

Você acha que devemos esquecer o passado? Queria que o seu passado tivesse sido diferente em algumas coisas? Provavelmente sim. Todos nós temos nossas contas a ajustar com o passado. O que isso demonstra? O fato de você não estar totalmente de acordo com o que aconteceu no seu passado demonstra que hoje você agiria diferente.

Se você pudesse refazer alguma parte menos lúcida do seu passado, você faria melhor, muito melhor. Porque você melhorou! Por que você reconhece que poderia fazer diferente? Porque você mudou para melhor, você se aperfeiçoou, você aprendeu a lição. Isso não é ótimo? Por favor, não me diga que você é daqueles que dizem que só se arrependem do que não fizeram. Se for o seu caso, talvez você já possa repensar a respeito desse posicionamento. Será que não é só mais uma frase feita que você ouviu alguém dizer e adotou como sendo sua?

mulher caminhando na areia
É bobagem querer esquecer o passado!

Se você não tem nada do que se arrepender, ou você foi perfeito ou você não aprendeu com os erros. O que é o passado senão a base do que nós somos hoje?

Por outro lado, é uma bobagem querer esquecer o passado. Por que ele deveria ser esquecido? Está certo que todos passamos por momentos muito dolorosos, todos nós conhecemos situações que nos fizeram muito mal.  Mas passou, não passou? O seu passado é a sua experiência, e quanto mais movimentado foi o seu passado, maior é a sua bagagem.

Você precisa se perdoar. De nada adianta se culpar pelos erros cometidos. É com eles que aprendemos. Todos erramos. Todos os grandes líderes espirituais já erraram. Todos os espíritos superiores, em sua caminhada pelo tempo, de reencarnação em reencarnação, já erraram. Jesus Cristo, modelo de virtude, em algum lugar remoto do passado foi um espírito aprendiz, como eu e você. Cometeu erros brutais como qualquer um de nós. Negar isso seria declarar que ele foi um privilegiado, que não teve que passar pelas turbulências humanas pelas quais passamos.

O importante é o hoje, o eterno agora. Devemos olhar o passado com clareza, sabendo que tudo o que fizemos foi dentro das condições que tínhamos então. Hoje faríamos melhor, pois adquirimos experiência. E quando surgir a oportunidade, neste passeio pela matéria ou numa próxima reencarnação, ponhamos então em prática o que aprendemos. E pronto.

Não somos obrigados a repetir indefinidamente os mesmos erros. Isso parece tão óbvio, né? Pois só parece. Quando repetimos os mesmos erros por muito tempo, passamos a desacreditar de nossa capacidade de fazer diferente. Mas nós conseguimos. Nós sempre conseguimos ser melhores do que já fomos, pois somos imagem e semelhança de Deus. É isso que você é! Espírito imortal perfectível, mergulhado na matéria processando sua reforma íntima.

Quando, no futuro, avaliarmos o que fazemos hoje, certamente iremos perceber um monte de erros que hoje passam despercebidos. Então nos arrependeremos novamente, só que cada vez de maneira mais lúcida e consciente, cada vez mais imbuídos do propósito de fazer melhor.

Conheça meu canal no Youtube!

Artigo AnteriorPróximo Artigo

16 Comentários

  1. Belo e edificante texto. Sempre bom ler e reler. Somos criaturas falhas e sujeitas a erros, porém é muito difícil lidar com nossas mazelas. Às vezes é mais fácil perdoar os erros alheios do que os nossos, mas é pura ilusão… falta humildade para que possamos nos perdoar sem vitimização.
    Acredito que viemos para Terra com missões, resgates, aprendizados, sempre em busca da evolução, e uma das lições com certeza é aprender a perdoar, inclusive a nós mesmos.
    Abraço.

  2. Através do meu pouco conhecimento em espiritualidade lhe digo que podemos avaliar nosso passado pelo nosso presente, pois sabemos que colhemos sempre o que plantamos; se você hoje está bem e feliz isso após um longo período de vida, é sinal que plantou boas sementes e não tem do que se arrepender; mas se, se sente triste e infeliz seja por qual motivo for, então sim, é bom refletir e reprogramar sua vida. Sempre é tempo, comece perdoando e agradecendo a tudo e a todos, sua vida mudará com a sua mudança interior.

  3. Maria, perdoar não é esquecer. Perdoar, no sentido em que Jesus utilizou esta palavra, é desligar-se, deixar para trás. Vigiar é cuidar, zelar, observar. Quando a lembrança do que você fez vier à sua mente, foque no presente. Perceba que você tem hoje a possibilidade de viver bem, de ser feliz e de fazer feliz a quem você quer bem. Ficar se martirizando pelo erro cometido é autovitimização. Não tenha pena de si mesma. Seja racional. Você errou, você tem a oportunidade de reparar o seu erro e deve repará-lo. E pronto. A energia que você gasta se culpando, foque em fazer o bem. Faça trabalho voluntário, sinta-se útil a mais alguém. Se você fizer isso, com o tempo perceberá com clareza que uma má ação foi transformada em uma boa ação, e o saldo de suas ações será positivo.

  4. Sempre reflito muito com os itens que posta aqui, Morel.
    E esse me caiu perfeitamente ao momento em que estou passando. Faz uns meses reconheci um erro que cometi a alguém que amo. Desde então me culpo arduamente, e me sinto não-merecedora do amor dessa pessoa.
    Ela já me perdoou e luta para me ver bem. Eu porém ainda não consigo me perdoar. Sei que todos erramos, mas eu não consigo esquecer meu erro. Tenho medo de que vire paranoia, pois a todo momento, a todo minuto me vejo inferior, e me crucificando por isso. Como faço para vigiar meus pensamentos?
    ficaria muito grata com a sua ajuda, Morel.
    Um abraço.

  5. Estou amando seu blog! Lendo artigo atrás de artigo… não consigo parar! rsrs. Adorei a forma simples que você encara o espiritismo e nos traz os ensinamentos para o nosso cotidiano! Abraços!

  6. Concordo plenamente; aliás, porque é impossível esquecer. Devemos, sim, praticar a recordação para reavaliar o passado, tirar lições e superar situações.

  7. Luana, não vou publicar sua oração (isso tem outro nome, mas vamos chamar assim). Lembre-se de que tudo o que você deseja para o próximo é o que você atrai para você. Fique com Deus.

  8. Nossa! Vários erros de grafia COMI, algumas palavras etc, no afã de jogar isso para fora, e por estar numa depressão maldita, e sem dormir alguns dias, acabei errando…mas não vou corrigir, deixa como está, o que importa é o conteúdo!

    Obrigado pelo espaço!
    Leon

  9. Olá!

    Vim parar no seu site, por que estou a passar dias e noites a procura de informações que possam explicar momentos tão dolorosos do passado e no presente, ou atenuar um pouco os sofrimentos (o que para vcs espíritas, pouco importa, porque aqui, na terra, como foi-me colocado em uns centros espíritas em Brasília, que cheguei a frequentar, somos todos culpados, e dane-se, se foi injustiçado, traído, resigna-se E SOFRA SOFRA SOFRA…E TOME SOFRIMENTO, e SE NÃO GOSTOU, MAIS SOFRIMENTO PARA APRENDER A FICAR CALADO NA DOR, NA OPRESSÃO, NO DESCASO, não importa, não há misericórdia, compaixão, nada disso, PUNIÇÃO E MAIS PUNIÇÃO,mesmo que vc no geral, não sinta que é má, é uma uma pessoa boa no geral, decente, corajosa, que se preocupa e luta pra melhoria, nada disso vale…sou um pesquisador, procuro muita explicação, fui a muitos lugares, pessoas, e SINCERAMENTE, se me permite discordar ( sem que isso pareça rebeldia aos olhos de vcs, pq se não, paga mais, é punido de novo, e SOFRE SOFRE..a mesma obsessão que os evangélicos tem com o diabo, vcs tem com o sofrimento, valha-me Deus! Desus, nos criou para sofrer, não existe injustiça, nao existe inocentes???

    …dane-se, simplismente, a roda cármica te pegou, e daí vc tá f*# …hoje mesmo, passei o dia, lendo um documento extenso na internet sobre umas psicografias, um tal de atanagildo ( nossa, nem saudação dava aos humanos, diz que fomos nós que criamos as trevas!!!? fora o de tanto moralismo, culpas, medos imbutidos), tinha o ranieri esse parecia mais ponderado, amável, o andré luís ( que fazia parte de um grupo de socorristas, lutando contra os repitlianos, que tanto aqui, como no astral vc é sugado, tragado, despedaçado, torturado, testado em laboratórios, condenaram todo o Rio de janeiro sem solução e por aí vaí para pior…até o chico xavier, tava na cidade do grade coração, triste, sem sorrisos e pra baixo…vai entender, fora que o wlado de oliveira falou que o chico etc era charlatão, nao entendi, isso, fiquei mais confuso, e bota desespero irmão…PELO QUE ENTENDI, DO DOCUMENTO, SOMOS UMA RAÇA MALDITA A MAIORIA, PQ PERCORREMOS NOS ERROS (puxa, não temos nem 40 anos de vida aqui, sem consciencia de nada, sem recordação, uma brigaiada de religião que vc não sabe em quem acreditar, nada nós É REVELADO CLARAMENTE, MASSIVAMENTE, PARA QUE PUDESSÉMOS ACORDAR E TERMOS CONSCIENCIA, e não cairmos em armadilhas, seduções etc (e exatamente, caímos, por estarmos ignorantes, sem informações necessárias, desprotegidos, somos presas fáceis para o mal pelo jeito, para os repitlianos, todas as orbes inferiores que quiserem vir para cá, dar uma sacaneda na gente, nos explorar, nos escravizar, podem vir, aliás, já vieram, afinal, SOMOS FILHOS DE DEUS E O RESPEITO E PROTEÇÃO QUE DEVERÍAMOS TER, COM A HUMANIDADE NINGUEM SABE ONDE FOI PARAR, HUMANIDADE TENDO QUE ENFRENTAR, TUDO E TODOS COM OS NOSSOS SUPERPODERES, E NOSSA EXISTÊNCIA TÃO FORTE, CONSCIENTE COMO É NÉ? OS PLANOS SUPERIORES, TODOS ETERNAMENTE ESPERANDO, ESPERANDO, ESPÉRANDO PARA AGIR, E AGEM TÃO LIMITADAMENTE, PORQUE PARECE QUE A FERA É FODA MESMO, O UNIVERSO PERMITE ELA NOS TORTURAR, LUDIBRIAR, SEDUZIR… e se a gente, pobres e frágeis humanos, não fomos os fodões, que se viram, pq o universo não vai nos ajudar muito (segundo, alguns), daí, vc foi levado ao erro, ao desespero, ao medo etc, tem um deslize, ou uma válvula de escape, não foi quase-perfeito…TOMA-LHE MAIS RODA CARMICA…e assim, como na vida, o mal só cresce e a impunidade tbm, e os bons, os lutadores, os justos, os inocentes…jogados á própria sorte, desamparados, melhor a roda cármica…ihh que nada, to viajando, porque segundo vcs espíritas, ninguém aqui é bom, justo, se não for 100%, a humanidade que é escrota mesmo, merece nada, apesar de todas as interferencias negativas e sabotagens, somos todos culpados mesmo, pronto acabou!! Grande amor e defesa da humanidade é essa…detalhe, tenho religião nenhuma, sou só mais um sofredor, um injustiçado, um abandonado, um esquecido que procura respostas, justiça, amor para viver uma vida viva aqui na TERRA MESMO (putz falei, esqueci, que aqui não há injustiças, inocentes, todos somos uns m** pra existencia, temos que nos resignar com tudo…, se não, se me rebelar com essas contradições, e não ficar na minha, vai me gerar mais carma…

    Desculpe-me sinceramente, as palavras meios duras, ou até irõnicas, mas é totalmente incompreensível, que na maior parte da vida, ter lutado muito, ser uma pessoa legal, honesta e humana como sou, no geral, afinal não sou perfeito, e passar tudo isso que passo, como outros irmãos mais sofridos, desprovidos etc tbm estão passando e ficarmos jogados a própria sorte e sofrendo, sofrendo que droga, nunca vai melhorar isso, tamos exautos irmão…não é justo, não tem sentido, PQ NÃO LUTAM CONTRA O MAL DE VERDADE, PQ TODAS AS ORBES SUPERIORES NÃO NOS AUXILIAM DE FATO, PQ NÃO DESBARATAR DE VEZ O MAL, DEUS NÃO CONSEGUE? PQ SERES DIPLOMÁTICOS COM O QUE NOS DILACERA E NOS ATRAVANCA A EVOLUÇÃO, VIOLENTA NOSSOS CORPOS E ESPÍRITOS? PQ? PQ?…e não serão, meras palavras kardecistas ou sopas aos domingos, que vai mudar isto…o problema, tá mais sério, e acho que tamos perdendo a luta, e se não for blasf~emia, será que JESUS, o governador da terra, segundo vcs, está perdendo a batalha mesmo? Por isso, somos tão achicalhados? E porque temos que ficar perdão e piedade a todo momento? Seria Jesus, vaidoso, rancoroso com a humanidade? E para que ovacionar glórias e mais glórias? Para que tanto mistério? TUDO MUDARIA, EM MINHA HUMILDE OPINIÃO, SENTIMENTOS E PARCA EXPERI~ECIA, NECESSITAMOS TERMOS MAIS TRANQUILIDADE, AMOR, PROTEÇÃO, ESCLARECIMENTO, VERDADES CLARAS E MASSIVAS PARA MELHORAR NOSSA EVOLUÇÃO…NÃO MAIS SOFRIMENTO, CULPAS, MEDOS, DOR E INCERTEZAS…não acho que toda culpa é nossa, só da humanidade, é contrário, a lei do universo, pq tudo faz parte de tudo, e todos são responsáveis, inclusive, de deixarem estas orbes crueis e maldosas virem pra cá e atrasar e comprometer nossa evolução. Apenas um desabafo e opinião!

    Com verdade e respeito,
    Ass. Leon

  10. Olá, quero agradecer por este artigo, com lágrimas nos olhos, você me fez enxergar o bom do meu passado, tentar não me culpar e saber que se estou pensando assim é porque eu melhorei! Obrigada de verdade…

  11. Terezinha, todos nossos erros foram tentativas de acertos. Nós não cometemos erros deliberadamente, de propósito. E desses erros vamos tirando lições para nossas vidas. O importante é aprender com eles e evitar repeti-los. Obrigado pela participação, Terezinha!

  12. Boa noite Felipe, fiquei feliz por essa relexão…sabe por quê? Vi que tudo que eu vivi..foi mesmo minha melhor escola..Agradeço a Deus por tudo que vivi..,pois se não tivesse cometido tantos erros no passado e com eles aprendido e muito…como você diz..O seu passado é a sua experiência…nada mais certo…e também quando diz…quanto mais movimentado foi..maior sua bagagem…é isso tudo mesmo..Se hoje tenho minha bagagem de vida foi graças ao meu passado..creio que se tivesse sido diferente…hoje eu não seria o que sou…e muito menos teria tido a oportunidade de com todos meus erros ..ir também fazendo minha reforma íntima.. Valeu tudo que vivi até o dia de hoje.. Obrigada meu amigo, por mais essa oportunidade de rever meu passado e me sentir feliz..e previlegiada de ter chegado até aqui..com todas minhas bagagens de vida… Abraço!

  13. Márcia, gosto muito desta postura de olhar para trás e reconhecer os avanços. Perceber claramente que hoje estamos muito melhores do que ontem, que o mundo progride, que a humanidade evolui, e que nós fazemos parte desse processo. Obrigado, Márcia!

  14. Que beleza ficar diante dessa lógica. Diante dela caminhamos convictos que melhoramos em algum ponto, inegável isso. Basta olharmos não muito longe na escala do tempo, há poucos anos, que são segundos perante a eternidade, e constatamos alguns hábitos que não adotamos mais, arroubos e intemperança antes tão explícitos, agora já mais comedidos. Ah!quantos feitos agora não praticáveis, pois, o aprendizado não permite amargar de dissabores que muito nos custaram. É bem verdade que muito há por aprender, mas o que está em avaliação no momento é o que já aprendemos, o quanto já mudamos, e claro, o arrependimento, ponto central e motivador da mudança, tem que se fazer presente, caso contrário, as lições se repetirão, incontáveis vezes, até que aconteça uma nova postura. Que benção ter a certeza que melhoramos em algo e que temos um projeto ambicioso de aprender muito mais, fazendo o percurso natural de todas as criaturas, galgando degraus da evolução com nossos próprios passos, sem cobraças externas,essa deve surgir a partir de nossa conscientização do que é correto e não correto, lembrando, que esse parâmetro, é embasado nos ensinamentos de Jesus o mais perfeito dos homens que pisou nessa terra. É simplesmente maravilhoso saber que de nossas quedas e tropeços adquirimos entendimento e nos renovamos dentro dos limites e possibilidades conscienciais de cada um.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.