Evangelho, Livros em PDF

Meu estudo do Evangelho de Lucas numa visão espírita – Livro em pdf

livro

Morel Felipe Wilkon

Durante o ano de 2014 publiquei semanalmente, no meu canal no Youtube, uma série de 30 vídeos sobre o Evangelho de Lucas. Apresento, agora, o conteúdo deste estudo em formato PDF, devidamente revisado.

Todas as religiões do mundo buscam a mesma coisa: a religação do espírito com Deus. No mundo ocidental, em que predomina o Cristianismo, há séculos se busca a compreensão do ensinamento de Jesus. Embora muitos, ainda, se apeguem à forma, valorizando mais a aparência do que a essência, temos condições, hoje, de começarmos a compreender o conteúdo mais profundo dos ensinamentos de Jesus.

Os Evangelhos, durante mais de um milênio, foram “propriedade” de uns poucos. Só recentemente, com a popularização do livro e o acesso à educação de massa, é que a população em geral tem acesso aos textos evangélicos. É importante que se saiba que os melhores manuscritos dos Evangelhos, no seu idioma original, o grego, só foram descobertos nos últimos 100-150 anos. Hoje é possível chegar-se bem próximo da mensagem original dos Evangelhos.

Embora todas as tentativas de assimilação do ensino de Jesus sejam válidas, só com o advento do Espiritismo, desvendando fenômenos que eram considerados mistérios ou milagres, revelando leis naturais, dando a conhecer a nossa verdadeira natureza de espíritos imortais, é que se conseguiu uma visão dos Evangelhos realmente condizente com a grandeza de Jesus.

Este trabalho é só um começo, um esboço, um ponto de partida para um estudo do Evangelho que satisfaça nossa sede de saber, nossa vontade de transformação, nossa capacidade de assimilarmos o ensino de Jesus em maior profundidade.

O Evangelho é para ser estudado todo. Ele foi escrito como uma coisa só, sem divisões artificiais. Os capítulos e versículos só foram estabelecidos muito tempo depois. Percebe-se, numa leitura contínua, o seu brilho que ofusca, mas que permite ver o que antes não víamos com clareza. Há ensinamentos transformadores que não são notados nos estudos e análises convencionais.

Meu preito de gratidão eterna a João Pedro Farias Rodrigues, que me reapresentou  os Evangelhos, e aos amigos espirituais que superam os obstáculos das minhas inúmeras deficiências para me inspirarem boas ideias.

Acesse o estudo clicando aqui: EVANGELHO SEM MISTÉRIOS – O Evangelho de Lucas sob a ótica espírita

Conheça meu canal no Youtube!

Artigo AnteriorPróximo Artigo

18 Comentários

  1. Muito obrigado pelo esclarecimento, aguarderei seus próximos trabalhos, queria agradecer seu empenho, ajuda muito quem busca conhecimentos sobre a melhor maneira de despertar o Cristo interno! Muito obrigado e muita paz no seu caminho!

  2. Eriberto, uma resposta completa exigiria um tempo de que não disponho agora. Vou tratar deste tema específico futuramente num vídeo. Sugiro que você leia os quatro Evangelhos nas passagens que narram o pós-morte de Jesus. Verá que a aparência dele era diferente, que ele surge na casa onde estavam os discípulos sem ter entrado pela porta e que ele pede a Maria Madalena para não tocá-lo. Na passagem em que ele pede para tocá-lo, há duas explicações: a primeira é que ele tenha se materializado para fortalecer a convicção dos apóstolos, principalmente de Tomé; a segunda, e isso demonstrarei noutra ocasião, havia desde os primórdios do Cristianismo, quando os Evangelhos foram escritos, várias correntes de pensamento. Uma dessas correntes era a dos docetas, que acreditavam que Jesus tinha vindo apenas com um corpo espiritual. Para combater essa opinião foi enfatizado, em algumas passagens, a plena humanidade de Jesus. Um abraço.

  3. Morel, essa foi a primeira vez que fiz um estudo completo do evangelho, e uma parte que eu gostaria de ouvir sua opinião é sobre a ressurreição e a elevação de Jesus aos céus! Jesus realmente ressuscitou ou só seu espírito se manifestou? Mesmo que Jesus tenha dito que estava em carne e espírito não tem carne e pediu que os apóstolos o tocassem! Em uma palestra num centro espírita ouvi dizer que Jesus não subiu ao céus de corpo e alma e sim só de espírito e aquilo foi um evento mediúnico. Gostaria de uma opinião sua, muito obrigado pelos ensinamentos!

  4. Parabéns Amigo pela excelência do trabalho que, à toda evidencia, será fonte de consulta para nós e obrigada por disponibilizá-lo.
    Grande abraço!

  5. Estou profundamente grata por você ter dedicado boa parte do seu tempo para nos ensinar, tanto através dos vídeos, que acompanhei alguns, quanto por esta ideia maravilhosa de compilar tudo o que nos ensinou neste livro. Muito obrigada, Morel, de coração!

  6. Já há alguns meses acompanho suas publicações e tenho gostado muito do que você escreve. Tem sido muito útil em minha vida e na vida de um amigo a quem já indiquei. Seus esclarecimentos satisfazem perguntas que já faço há muito tempo sem que obtivesse resposta. Esse estudo do evangelho de Lucas então… sem palavras, me sinto muitíssimo grata. Me faltam palavras pra expressar o quanto sinto alegria e paz em meu coração por tudo o que já pude compreender e melhorar em minha vida nos últimos meses. Muita luz!

  7. Um verdadeiro tesouro, muito obrigado por disponibilizar gratuitamente.
    Oremos para que este estudo nos deixe mais sensíveis e abertos às palavras do evangelho.
    Um grande abraço.

  8. Parabéns, meu querido amigo e irmão!
    Que sua luz brilhe cada vez mais aumentando sua
    intensidade, alcançando distâncias imensuráveis.

    Você é uma grande LUZ que brilha, meu amigo, porque
    não mede esforços para nos trazer seus ensinamentos
    tão importantes para nossa EVOLUÇÃO.

    QUE O ANO QUE SE INICIA SEJA UMA PROMESSA DE MUITO
    SUCESSO ESPIRITUAL A VOCÊ. FELIZ 2015!

    Abraços fraternos
    da amiga de sempre
    Suely dos Anjos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.