Mídia e sociedade

O neo-ateísmo – uma visão espírita

big-bang

O ateísmo está tomando força no mundo. No Brasil esse fenômeno é preocupante, tendo em vista o baixo nível cultural que predomina sob este céu de anil…

Não tenho nada contra os ateus. Todos os ateus que eu conheci pessoalmente são pessoas inteligentes e amáveis. São, em sua intimidade, mais espiritualizados do que muitos religiosos (inclusive espíritas, viu?).

Os ateus que eu conheço são pessoas que não se conformam com a imagem de Deus que nos é passada pelas religiões tradicionais. Estudam, na História, que inúmeras guerras foram (e são) promovidas por motivos ligados à religião; veem no dia-a-dia as incontáveis injustiças cometidas; notam o mundo como uma coisa desgovernada e sem lógica nenhuma.

Eu não posso culpá-los por isso. Se eu tivesse os mesmos paradigmas que eles, e partisse dos mesmos pressupostos que eles, eu também seria ateu. Se a única ideia de Deus apresentada para mim fosse essa imagem do Deus das igrejas, esse velho barbudo vingativo, ciumento, indeciso e mal-humorado, sem a menor dúvida eu seria ateu. E teria muito orgulho e muita segurança da minha posição.

neo-ateu
Ateísmo

Mas os novos ateus não são assim como os ateus que eu conheço. São neo-ateuzinhos doutrinados. Do mesmo modo que um crente fundamentalista é doutrinado a acreditar na Bíblia como a única verdade, perfeita e infalível; assim como um espírita ortodoxo é doutrinado no seu kardecismo xiita, acreditando que o Espiritismo está todo contido no que eles chamam de “Pentateuco kardekiano”; assim também esses neo-ateuzinhos leram alguns livrinhos e pensam, numa ingenuidade pretensiosa, que esgotam o assunto com seus argumentos pré-fabricados.

Como já disse, não tenho nada contra os ateus. Mas será que eles não conseguem se desvencilhar da imagem de Deus estereotipada que aprenderam? Será que não conseguem conceber Deus sem ser antropomorficamente? Será que a ideia de que há um princípio inteligente por trás do Universo é algo tão complexo?

Entendo a sua revolta contra as religiões e contra a maior parte dos religiosos. Entendo a sua vontade de livrar a humanidade de suas crenças arcaicas. Mas como podem, seres pensantes que são, acreditarem que o Universo existe “por acaso”?

Apoiam-se na teoria do Big Bang, mas não se dão ao trabalho de questionar: – O QUE HAVIA ANTES DO BIG BANG?

Não há efeito sem causa. Se aconteceu o Big Bang, há uma causa para isso. E também haverá uma causa para essa causa, e assim sucessivamente. A causa primária de todas as coisas é Deus. E o Universo, causado por Deus, é regido por Leis, e observamos que tudo, inclusive nós, está submetido a essas Leis. Deus é a Lei. Deus é a causa de nossa existência e a Lei que nos rege. Não é simples?

Conheça meu canal no Youtube!

Artigo AnteriorPróximo Artigo