Colaboradores

Espiritismo: a base religiosa do futuro

Espiritismo, a terceira revelação
Espiritismo, a terceira revelação

ARTIGO DE AUTORIA DE RODRIGO PNT

O Espiritismo, no futuro, se tornará a segunda base para as religiões no planeta Terra, assim como Cristo é a primeira. Analisando a História do Cristianismo vemos que no seu princípio sofria ferrenhas perseguições das mentes deturpadas e retrógradas da época, porém passados mais de dois mil anos constitui-se a base para todas as futuras religiões que trarão esses conceitos evangélicos sublimes.

Vemos o Cristianismo, ao longo de sua caminhada, ser perseguido por inúmeras entidades terrenas e até pela própria Igreja na Inquisição, período de trevas terríveis, onde esta pretendia reter toda a revelação divina e por isso muitos eram arrastados até às fogueiras e outras formas bestiais de suplícios, porque não admitiam a retratação. Sabemos que muitos cristãos viveram escondidos em cavernas, túneis debaixo de cidades e perdidos em montanhas por medo da Inquisição. Outros, que eram capturados, por não possuírem firmeza suficiente em sua razão negavam a sua crença para poder escapar a esses suplícios.

Nos dias atuais muitos se escondem também, não em cavernas e túneis, mas em sua própria mentalidade. Ocultam-se negando o Espiritismo nos meios sócio-religiosos por medo de uma retaliação clerical. Sim, medo de serem reprovados pelas pessoas que ainda não chegaram à compreensão da nossa doutrina, assim como fez Nicodemos, o mestre judaico, nos dias do Cristo. Com medo da repreensão dos seus iguais, foi ter com Jesus à noite.

Muitos evangélicos e católicos, irmãos sinceros, estão se escondendo da sua verdadeira crença. Reencarnaram para continuar o seu progresso na terceira luz, porém o medo ou até o amor pelo conforto das suas posições religiosas os forçam a esconderem-se como aqueles. Por isso, talvez, não aconteça uma maior expansão da doutrina no Brasil.

Quantas luzes teríamos reveladas, quanto avanço moral e intelectual seria trazido ao mundo se não fosse o medo e a ignorância que as entidades religiosas ditas cristãs semeiam nas massas? Certamente que se possuíssemos um pouco ao menos da coragem dos primeiros irmãos daqueles tempos nós não nos calaríamos. 

A Igreja ainda é de Jesus Cristo, formada na cruz no dia da sua morte, vaticinada a viver em forma verdadeira e fiel a sua vida. A Igreja nunca pretendeu ser religião, mas sim uma maneira de vida, e nem Jesus nunca formou religião alguma. Porém, o que vemos hoje, nas denominações que se dizem Igrejas, não é o evangelho de Jesus Cristo sendo vivido, por vezes nem sendo pregado. É, sim, a extensão comercial de uma sociedade capitalista e consumista sendo propagada, o espírito do sectarismo e fanatismo dominando as mentes.

Vamos voltar às bases do Cristianismo Primitivo, vamos nos reformar. Na verdade, a união da Igreja com as revelações do Espiritismo se faz necessária. É necessária a reforma, mas uma verdadeira reforma que já de longa data é oportuna, tendo em vista que se exauriram os proeminentes combates e debates por parte do clérigo dentro de suas bases teológicas por estas se mostrarem frágeis e demagogas, contrárias a um Deus de total Justiça e total Amor.

O que se mostra hoje é uma tempo de transformações das sociedades onde apressadamente precisa-se viver o que se aprendeu ao longo das múltiplas vivências neste mar de aprendizados que é o nosso invólucro corporal. E como Paulo, o apóstolo, disse:  

“Para que, segundo as riquezas da sua glória, vos conceda que sejais corroborados com poder pelo seu Espírito no homem interior; para que Cristo habite pela fé nos vossos corações; a fim de, estando arraigados e fundados em amor, poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus. “

EFÉSIOS 3: 16-19.

A grande necessidade é a vivência da verdade no homem interior, ou seja, no Espírito humano, mas como viver-se-á essa verdade se nem ao menos se conhece? Ora, o espiritismo é a verdade, é o Consolador prometido por Jesus. Suas doutrinas como a reencarnação, a justiça divina e o Espírito perpetrando todas as coisas, é a base para outras verdades eternas e imutáveis. O Espiritismo acompanhado da religião e da ciência constituirá a tríplice base para todas as doutrinas da futura Igreja de Jesus; é como ele, o Mestre, disse: 

Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora.Mas, quando vier aquele, o Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir.  Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar. 

JOÃO 16: 12-13 

Rodrigo PNT é presbítero evangélico e admirador e estudioso da Doutrina Espírita.

Conheça meu canal no Youtube!

Artigo AnteriorPróximo Artigo