Comportamento, Evangelho

Goste mais de você mesmo!

amor-proprio

Artigo publicado originalmente em 29/10/2012

Ouça este artigo na voz do autor

Você sabe qual é a coisa mais importante na sua vida? Eu sei. Fazer bem a você mesmo. Ser bom para você mesmo, gostar de você mesmo. Isso é o que há de maior, de mais profundo, de mais urgente na sua vida. Goste mais de si mesmo!

– Mas e os deveres morais, e as obrigações para com o próximo, os erros de reencarnações passadas a resgatar?

O seu primeiro dever é consigo mesmo. A sua primeira obrigação é estar bem consigo mesmo. Os erros cometidos por você, nesta ou em outras vidas, você só terá condições de resolver e compensar se você estiver bem. Você precisa estar muito bem consigo mesmo para ter condições de auxiliar aqueles que o cercam.

nenem se olhando na frente do espelho
Gostar de si mesmo é indispensável

Isso parece egoísta? Egoísmo é pensar no ego, pensar só em si, viver para si. O espiritismo considera o egoísmo como o pior defeito humano. O único defeito que compete com o egoísmo frente a frente é o orgulho. Mas ninguém está propondo o egoísmo. Você sabe que tudo na vida funciona melhor em equilíbrio. Comer, beber, tomar sol, fazer sexo, estudar, trabalhar, tudo isso requer equilíbrio. Nem muito, nem pouco.

Egoísmo é pensar só em si, querer para si em detrimento do outro. Sabemos que isso é loucura. Ninguém pode ser feliz assim. Mas você deve cuidar, em primeiro lugar, de si mesmo. Quem prega diferente disso ou é um iluminado em missão na Terra ou é ingênuo, pra dizer o mínimo.

Jesus nos disse que devemos amar ao nosso próximo como a nós mesmos. Mesmo quem não é cristão sabe que se esse mandamento fosse cumprido, a paz na Terra estaria estabelecida. Mas só haverá paz e amor se amarmos muito ao nosso próximo. Não adianta apenas aturá-lo, ou gostar dele um pouquinho. É preciso amar de verdade ao nosso próximo. Desejar a ele, com sinceridade, sucesso em todas as áreas da vida. Perdoar a ele qualquer ofensa ou erro ou bobagem que tenha nos dito. Estar à sua disposição para ajudá-lo, quando ele pedir nossa ajuda.

Se devemos amar o nosso próximo como a nós mesmos e se o amor ao próximo deve ser grande e verdadeiro, é lógico que devemos amar muito a nós mesmos. Nós somos a medida do amor que devemos direcionar ao nosso próximo.

Então goste mais de si mesmo! Goste de você como você é. Isso não quer dizer que você não precisa aprimorar-se, melhorar-se cada vez mais. Mas lembre-se de que você é sua única companhia permanente, eterna.

Respeite mais a si mesmo! Respeite seus gostos, suas crenças, seu modo de pensar e de viver. Analise a si mesmo pra ver o que deve ser mudado, quais hábitos não lhe servem mais. Mas não deixe de ser quem você é só porque você difere do padrão imposto pela sociedade.

Faça o bem a você! Acho que o melhor bem que alguém pode fazer a si mesmo é instruir-se, adquirir conhecimentos, entrar em contato com novos pensamentos, novos pontos de vista. Mas essa é minha opinião. Você tem a sua, e é ela que importa pra você.

Mas a melhor maneira de gostar de si, de respeitar a si e de fazer o bem a si é gostando, respeitando e fazendo o bem ao próximo. Compreendendo, aceitando, sendo tolerante com as diferenças. É assim que crescemos de verdade. É assim que desenvolvemos o amor por nós mesmos. Nada dá tanto gosto de viver como quando conseguimos colocar isso em prática. 

Conheça meu canal no Youtube!

Artigo AnteriorPróximo Artigo