Reforma íntima

Religião não resolve problemas

velas

Artigo publicado originalmente em 08/11/2012

Ouça este artigo na voz do autor

Religião não resolve problemas. Religião não cura doenças. Religião não acaba com vícios. Religião não põe suas contas em dia. Religião não resolve seus problemas familiares nem reconcilia casais briguentos.

Você se considera uma pessoa religiosa? Você espera alguma coisa da religião que você segue? Tenho muitos leitores não espíritas, o que me deixa duplamente honrado: por acompanharem o site e por desenvolverem a tolerância para com pensamentos que divergem dos seus. São leitores que gostam dos temas que abordo e da maneira como eu os abordo. Mas entendo que para católicos e evangélicos deva ser difícil a aceitação do meu ponto de vista quando falo em reencarnação.

No entanto, este é um ponto de entendimento essencial, imprescindível para a compreensão do Espiritismo. Eu conheci várias religiões. Algumas com certa profundidade, outras apenas superficialmente. E confesso que durante bastante tempo busquei algo na religião que religião nenhuma oferece; esperei que ocorressem mudanças na minha vida.

Religião não resolve problemas

Eu não me considero religioso, não vejo o Espiritismo como uma religião. Mas isso não vem ao caso. Discutir isso seria discutir conceitos, e não é este o nosso propósito. Mas, sendo ou não sendo religião, é como religião que a maioria das pessoas o busca. E a maioria das pessoas procura no Espiritismo uma solução para os seus problemas, quase sempre materiais.

Muitos, por preconceito ou desconhecimento, evitam o Espiritismo. Só procuram um centro espírita quando se esgotaram as outras possibilidades de resolver os seus problemas. Quando a sua religião de origem não resolve seus problemas financeiros, amorosos, familiares; quando a religião que estão acostumados a frequentar não curou suas doenças ou seus vícios, então procuram o Espiritismo, como um último recurso, como quem procura um milagre, uma solução sobrenatural.

Não estou aqui pra defender religião nenhuma. Mas não adianta deixar de frequentar e se dedicar à igreja ou templo a que se está habituado se não se estiver disposto a uma mudança interna. As religiões pregam mais ou menos as mesmas coisas. Algumas diferenças de palavras, de conceitos, mas os objetivos são muito próximos. Aliás, se fossem realmente diferentes, não haveria tanta disputa entre elas. Só há divergência e discussão entre aqueles que têm muito em comum.

Não quero decepcionar ninguém, mas se você ainda pensa que pode conquistar qualquer coisa através da religião, é hora de saber que você está enganado. Religião nenhuma faz nada por ninguém. Elas podem se prestar a este papel, quando a pessoa não acredita em si mesma, quando a pessoa tem necessidade de alguma coisa maior que ela própria para direcionar a sua fé.

Religião não cura doenças. Religião não acaba com vícios. Religião não põe suas contas em dia. Religião não resolve seus problemas familiares nem reconcilia casais briguentos. Só você pode fazer isso. Só você pode resolver seus próprios problemas. Você precisa da religião pra buscar Deus? Mas se Ele está dentro de você! Deus está em você, Deus está com você, Deus é você, porque você é filho de Deus, criado à sua imagem e semelhança, portanto, perfectível.

E só você mesmo pode desenvolver essa perfeição, deixando que Deus se manifeste através de você. O oxigênio que você precisa para se manter vivo está no ar, à sua volta. Você só precisa permitir que seus pulmões absorvam-no, você só precisa deixar que o ar preencha você, naturalmente. Se você fechar o nariz, não tem jeito; não adianta culpar o ar. A mesma coisa acontece em relação a Deus. Ele está em toda parte, Ele está em você. Você só precisa permitir que Ele se manifeste. Jesus disse: “Vós sois Deuses!”.

A essa permissão o Espiritismo dá o nome de reforma íntima. Não é mudar de religião, ou de igreja, ou de cidade, ou de família, que vai resolver seus problemas. Os seus problemas nascem de você. Os seus problemas são o resultado de seus pensamentos, palavras e ações. Por isso o seu processo de mudança deve ser interno, íntimo, você deve mudar a sua estrutura de pensamento e posicionamento em relação à vida, às pessoas, ao mundo. Você nunca deixará de ter problemas. Os problemas são nossas oportunidades de aprendizado. Mas o modo como você encara os problemas pode ser modificado. Acredite mais em você. Você tem plenas condições de resolver os seus problemas.

Conheça meu canal no Youtube!

Artigo AnteriorPróximo Artigo