Comportamento

Seja feliz por ser mulher

Seja feliz por ser mulher
Seja feliz por ser mulher

Seja feliz por ser mulher; seja feliz todos os dias!

Você é favorável a datas como a de hoje? Dia internacional da mulher, dia do índio, dia da consciência negra, dia das crianças? Mulheres, índios, negros, crianças, pais, mães, Jesus, todos têm suas datas específicas. Entendo que a motivação inicial dessas datas é boa, tão reconhecidamente boa que não vou enumerar motivos.

Mas penso que as mulheres devem ser respeitadas e reconhecidas todos os dias, assim como os homenageados pelas outras datas.

As mulheres são espíritos habitando corpos femininos. Espíritos que atualmente estão desenvolvendo majoritariamente as qualidades femininas. Mas são espíritos. Não são seres à parte na criação. Nem acima nem abaixo dos homens. Sei que faz menos de meio século que a mulher conquistou seu espaço de direito na sociedade. Todos os motivos que você enumerar eu já li, estudei, refleti. Concordo com tudo.

Mas hoje, quando as diferenças entre homens e mulheres estão tão diminuídas em todos ou quase todos os aspectos, me parece fora de propósito tal data.

A mulher tem ocupado um espaço que é seu por direito. Pena que imita alguns defeitos do homem…

Se eu fosse mulher, acho que não gostaria de uma data pra lembrar de mim. A mulher precisa de data para ser lembrada? Isso me parece uma data essencialmente machista. Uma concessão pra homenagear as “frágeis criaturas femininas”.  Como se a mulher precisasse de um favor do calendário para ser lembrada.

Vou desejar um feliz dia da mulher pra você, pra não quebrar o protocolo. Mas desejo que você seja feliz todos os dias, não só hoje, porque inventaram essa data. Quero que você seja feliz e realizada, que você se esforce para ser cada vez melhor, que você continue dando graça e leveza à vida dos seres humanos masculinos, que você não se aproxime tanto dos comportamentos e atitudes dos homens, pois não precisa disso pra nada. 

Seja feliz por ser mulher!

Conheça meu canal no Youtube!

Artigo AnteriorPróximo Artigo

12 Comentários

  1. Poxa… sempre achei isso, Morel.
    Ter um dia exclusivo para homenagens parece uma espécie de favor… acho meio machista.

  2. Na verdade essa data é importante pois que ninguém lembrou aqui que foi um incêndio criminoso em uma fábrica no qual morreram muitas mulheres que protestavam pelos seus direitos junto aos patrões.

  3. Muito lúcido seu comentário!!! Concordo plenamente, todos negros, índios, mães, pais, mulheres, homens… todos têm que ser lembrados e respeitados pelo caráter que possuem, pela pessoa de bem que são.
    Cada um está passando pela experiência que necessita.
    Para não quebrar o protocolo: Muito obrigada!!

  4. Morel, temos realmente muitos pontos em comum, descubro isso quando me deparo com seus posicionamentos em relação a alguns assuntos. Sou arredia a datas, e não é de hoje. Sei que as datas são simbólicas, representação de algo ou alguém que merece ser lembrado, só, nada maisque isso.
    Jesus tem uma data pra ser lembrado, o índio, o soldado, o professor, o bombeiro etc…
    E nós mulheres ganhamos, numa espécie de presente, essa data. Cá entre nós, o respeito e o reconhecimento que merecemos precisa existir diariamente. Estamos desempenhando na existência presente a grandeza da maternidade, a sensibilidade feminina a serviço da vida. No mais estamos estagiando nessa função, porém somos alunos com iguais deveres de casa, o espírito representa muitos papéis através dos quais adquire crescimento e iluminação. De qualquer forma, gosto do papel que desempenho atualmente, se me for permitido repeti-lo, o farei com muito gosto.
    Quanto ao desejo de felicidade nessa data, pra não quebrar o protocolo, de minha parte, obrigado.
    Mas o desejo que sejamos felizes todos os dias, e que sejamos sempre uma pessoa melhor, esse sim é o desejo que faz toda a diferença. Muito obrigado, Morel. Paz e luz pra você…

  5. Concordo plenamente Morel. Todos os dias são nossos, são para ser comemorados. Tanto homens quanto mulheres. Abraços.

  6. Priscila, não há nada a agradecer. Entendemos o simbolismo das datas e sabemos que muitos precisam ser lembrados de fatos e pessoas importantes por esse meio. Para meu espanto, descobri hoje que existe o “Dia do Homem”…

  7. Por mais que não concordemos em existir uma data especial, entendemos os motivos de ela existir, pois, em se tratando de história, a mulher conquistou seu papel de cidadã “ontem”. Então, uma mensagem de parabéns é sempre boa. Obrigada!

  8. Concordo com seus argumentos, mas por sermos:’Espíritos que atualmente estão desenvolvendo majoritariamente as qualidades femininas’, adoramos ser elegidas, mesmo que para alguns seja preciso uma data para tal ato! Assim sendo, só para não quebrar o protocolo: Obrigada! E feliz dia a todas e todos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.