Comportamento

Temos que atualizar nossos conceitos…

mudar-conceitos

Você acredita nas mesmas coisas que acreditava há algum tempo atrás? Você costuma atualizar suas opiniões e posicionamentos? Você acha que temos que atualizar nossos conceitos de tempos em tempos?

Pergunto isso porque de vez em quando me dou conta de que mudei de opinião a respeito de um assunto qualquer.  Por exemplo: Um dia desses visitei o Fórum Espírita e acabei “dando pitaco” em assunto alheio. Falavam sobre sexualidade, e um dos participantes do Fórum argumentou tomando como exemplo Santo Agostinho. Há bastante tempo que eu desenvolvi uma grande antipatia por Santo Agostinho, principalmente depois de ler suas “Confissões”.  Passei a considerá-lo como o principal responsável pelo fato de a cristandade ver o sexo como algo sujo, perigoso, pecaminoso.

Depois que escrevi no Fórum Espírita, expondo essa opinião, me perguntei se eu realmente ainda pensava assim a respeito de Agostinho. Depois de ter lido suas “Confissões”, adquiri mais experiência, li mais algumas centenas de livros, amadureci, enfim; essas coisas que o tempo faz. Não sei se ainda tenho a mesma opinião sobre ele. Teria que relê-lo, pensar melhor a respeito. Mas o comentário que fiz ficou lá, registrado.

menina de antigamente
Os conceitos mudam…

Quantas atitudes você toma baseado em conceitos antigos, talvez antiquados, que provavelmente não lhe servem mais? Quantas vezes você emperra sua vida por não se permitir mudar de atitude, de comportamento, por não dar o braço a torcer? Muitas das ideias que temos a respeito dos mais diversos assuntos nem sequer são nossas. A maioria das opiniões que defendemos nós imitamos de alguém, quase sempre sem perceber.

Inconscientemente seguimos os valores de pessoas que admiramos, copiamos os exemplos de pessoas que em algum momento de nossas vidas exerceram influência sobre nós. E saímos por aí cheios de opiniões sobre tudo, repletos de certezas e verdades.

As opiniões, os valores, os conceitos que desenvolvemos ou adquirimos em algum período de nossas vidas tiveram seu tempo. Mas será que todos eles ainda são úteis? Será que muitos deles já não estão com o prazo de validade vencido? Talvez seja bom lembrar que quase todos os preconceitos foram bem aceitos, um dia. Questões que hoje são consideradas como preconceitos eram ideias válidas e acatadas pela maioria. Pense num preconceito qualquer e confira pra ver se ele já não foi tido como pensamento correto um dia. Você acha que pensava como hoje em sua última reencarnação antes da atual?

As ideias evoluem. E para desespero dos acomodados, evoluem rápido. Não precisamos acompanhar toda mudança que acontece, talvez nem conseguíssemos. Mas não podemos manter nosso pensamento escravizado a ideias ultrapassadas. Até porque nossa reforma íntima exige mudanças internas. Quer alguns exemplos dessas ideias podres?

Deus castiga; pobre é bonzinho e rico é malvado; precisamos sofrer para aprender; o mundo está cada vez pior; quando o dia começa mal tudo dá errado; não consigo mudar; sou muito novo pra isso; sou muito velho pra isso; eu sou assim, não adianta; e por aí vai. É uma lista imensa, só não dou mais exemplos pra não entupir sua mente com porcarias.

Precisamos nos analisar constantemente para ver até que ponto tem validade aquilo que defendemos. E se percebermos que o ponto de vista que adotamos não condiz com a verdade, temos que ter coragem de jogá-lo no lixo, como coisa imprestável. Se tiver tempo e disposição, pense sobre isso. Provavelmente vai achar  umas ideiazinhas soltas sobrando na cabeça…

Conheça meu canal no Youtube!

Artigo AnteriorPróximo Artigo