Pensamento e disciplina

Hoje é o seu dia!

beleza-negra

Artigo publicado originalmente em 06/11/2012

Ouça este artigo na voz do autor

Hoje é o seu dia! Você já se deu conta de que os dias escoam como areia por entre os dedos, e que a vida passa?

Você sabe que a vida não termina aqui. Você sabe que sempre é tempo de recomeçar, sempre é tempo de aprender, sempre é tempo de fazer o que deve ser feito. A vida não termina. O que você não fez ontem, por desleixo, por preguiça ou despreparo, você pode começar a fazer hoje. Quando você reencarnou, trouxe consigo o compromisso de retomar, nesta vida, tarefas que ficaram inacabadas em outras vidas. É o que se costuma chamar de “resgate”. A recapitulação de alguma coisa que devia ter sido feita e não foi feita, o conserto de algo que foi realizado de maneira errada, a correção de atos praticados indevidamente.

Essa possibilidade de resolver as coisas mais cedo ou mais tarde não quer dizer que você não precisa se ocupar com os deveres de hoje. Já é um consolo você saber que pode consertar de alguma forma os seus erros, aprender o que não aprendeu antes. Mas vale a pena adiar compromissos e responsabilidades indefinidamente? Em algum momento você vai ter que lavar a louça suja, e é melhor fazer isso antes que a pia esteja transbordando.

Hoje é o seu dia!

Você já se deu conta de que os dias escoam como areia por entre os dedos, e que a vida passa? Ainda não? Pois ela passa, e não deixa de ser interessante vê-la passar, mas só isso não basta. É preciso aproveitá-la, aproveitar cada dia. Muita coisa pode ser feita num dia. Todos os grandes acontecimentos têm lugar num determinado dia. Os melhores dias da sua vida foram… dias. Muita coisa culmina num dia; muita coisa começa num dia. E tudo de importante que se deve fazer há de começar por um dia. Este dia pode ficar para depois, mas depois quando? Você já se deu conta de que “depois” não existe? De que isso que chamamos “futuro” não existe? Não faça planos para o futuro. Date-os. De preferência comece hoje mesmo; se não puder, estabeleça um prazo, ou a chance de concretizá-los se torna muito pequena.

Você precisa aproveitar melhor o seu dia, eu preciso, todos precisamos. Isso não quer dizer necessariamente fazer mais coisas, mas fazer melhor as coisas que você faz. E, principalmente, ser melhor. Devemos ser melhores. Sabemos disso há muito tempo. Talvez há séculos, ou milênios. O que é que nós esperamos pra colocar em prática isso que sabemos com tanta certeza? Não vamos melhorar num passe de mágica, é preciso um passo de cada vez. O primeiro passo já demos, que é ter certeza da necessidade de sermos melhores. O segundo passo é querer ser melhor. E a partir daí tentar, exercitar. Tudo que tentamos com perseverança nós conseguimos, você sabe disso tão bem quanto eu.

Quanta oportunidade um dia nos oferece! Talvez seja sentimental demais esse negócio de dizer: “imagine que hoje é o último dia de sua vida…” . Mas você acha certo desperdiçar um dia depois do outro? Você é espírito imortal, terá outras vidas, outras chances. Mas como esta vida não haverá outra. A idade que você tem hoje, depois do seu próximo aniversário você não terá mais. Dia como hoje nunca mais haverá. Haverá muitos dias semelhantes, com afazeres semelhantes, com temperatura, claridade, umidade relativa do ar, em tudo semelhantes ao dia de hoje, mas este dia não se repetirá, nem as oportunidades de aprendizado e crescimento e harmonia e amor que ele oferece.

Os prazeres que a vida nos oferece, inclusive o prazer de não fazer nada, o dolce far niente, são realmente muito bons. Mas o que aprendemos de útil com eles? Que lembrança nos fica deles? Adianta alguma coisa lembrar dos dias de doce preguiça em que não fizemos nada? Esses dias não voltam. Isso não é nenhuma tragédia, é claro. São escolhas, como tudo na vida. Mas é melhor você aproveitar o dia. Carpe diem.

Conheça meu canal no Youtube!

Artigo AnteriorPróximo Artigo

15 Comentários

  1. Morel, sei que pode soar extrapolado: confio piamente na sua sensatez. Uma amiga minha parou de falar comigo há uns 9 meses e até agora não sei o porquê, fiquei sem entender. Às vezes quando eu estou em um momento feliz, de descontração, lembro-me desse equívoco com ela e me sinto mal por estar feliz, sabendo que uma pessoa se afastou de mim por um motivo que só Deus sabe. Eu gosto de estar em paz com todos, definitivamente não vim ao mundo para semear discórdia. Mas me vem um pensamento edificante toda vez que me angustio “se ela não quer mais contato com você, é porque ela tem um motivo. Seja ele qual for, o motivo é dela. E se é dela, não há razão para você se aborrecer”. é sensato pensar assim?

    ps: já tentei entrar em contato com ela, mas não obtive retorno.

  2. Olá Felipe. Boa noite. Gosto muito de seus vídeos, já assisti muitos. Assistindo ao vídeo denominado Por que Deus permite o mal? Estou aqui para fazer algumas observações. O mal não existe. Ele só existe para quem tem ausente Deus dentro de si. Deus é amor e misericórdia, por isso temos tantas chances quanto forem necessárias para nossa evolução. Em relação aos animais, eles têm livre arbítrio sim, pois agem pelo instinto, ao passo que agimos pelo racional. Se você analisar um cachorro, se ele não quiser comer, ele não come, se você o forçar a fazer algo que ele não queira ele vai rosnar, ou até te morder, senão ele seria uma máquina em que você ordenasse e ele fizesse tudo o que o dono quisesse! Mesmo que ele seja treinado, se vê o mandar dormir e ele não tiver o sono, ele não vai cair no sono profundo. Ele vai fazer prevalecer através do instinto, a sua vontade. Todos temos o livre arbítrio. Homens racionais, animais irracionais pelo instinto. Também já questionei sobre o sofrimento dos animais, mas o instinto é para sua defesa, e que sempre existem os mais fortes. Da mesma maneira que o homem racional mata os bois para nos alimentar, os leões irracionais matam para alimentar seu bando. Existem vídeos de búfalos africanos matando sem piedade um leão, ou seja, o instinto do mais forte. Se você for tentar pegar um pássaro, por mais que você não faria nada de mal para ele, mesmo assim ele vai fugir, seguindo o seu instinto de defesa. Deus é puro amor e misericórdia, segundo espíritos disseram a Kardec, se fosse somente pelo nosso merecimento, nós não reencarnaríamos, só temos oportunidades, graças à sua misericórdia. Jesus nos trouxe o ensinamento para chegarmos um dia até o pai universal. Fique com Deus, um forte abraço e parabéns pelos vídeos, você é bastante especial.

  3. CARO COLEGA, BOM DIA. TEXTO MARAVILHOSO PARA NOSSA REFLEXÃO. REALMENTE, NÃO PODEMOS ESPERAR MAIS PARA TRABALHARMOS EM PROL DO NOSSO CRESCIMENTO ESPIRITUAL SE QUISERMOS PERMANECER NESTE PLANETA. COMO O MESTRE JESUS NOS DISSE, “QUE SÓ OS MANSOS HERDARIAM A TERRA”. QUE JESUS NOS ABENÇOE.

  4. BOM DIA!!!!!!!!!!!!
    Você já se deu conta de que os dias escoam como areia por entre os dedos, e que a vida passa? Ainda não? Pois ela passa, e não deixa de ser interessante vê-la passar, mas só isso não basta. É preciso aproveitá-la, aproveitar cada dia. Muita coisa pode ser feita num dia. Todos os grandes acontecimentos têm lugar num determinado dia. Os melhores dias da sua vida foram… dias. Muita coisa culmina num dia; muita coisa começa num dia. E tudo de importante que se deve fazer há de começar por um dia. Este dia pode ficar para depois, mas depois quando? Você já se deu conta de que “depois” não existe? De que isso que chamamos “futuro” não existe? Não faça planos para o futuro. Date-os. De preferência comece hoje mesmo; se não puder, estabeleça um prazo, ou a chance de concretizá-los se torna muito pequena.(MAGNÍFICO). REALMENTE AO LER PRINCIPALMENTE ESSE TRECHO DA SUA MENSAGEM, PENSEI, FICA AQUI UM GRANDE ALERTA A TODOS NÓS, POIS ESTAMOS SEMPRE QUERENDO VIVER O FUTURO E NÃO PERCEBEMOS QUE É NECESSÁRIO VIVER O HOJE E NÃO DEIXAR PARA DEPOIS AS ATITUDES QUE TEMOS QUE TOMAR NA NOSSA VIDA. FIZ UMA ENORME REFLEXÃO…REALMENTE É HOJE!!!!!!!!!!!!!!!!!

  5. “Não deixe de fazer hoje, o que você poderia ter feito ontem…”!
    Parabéns pelo artigo…
    Grande abraço!

  6. Amigo Morel,

    Este texto chegou brilhantemente na hora certa em minha vida…!

    Muito obrigado amigo por este chamamento à nossa responsabilidade diante da vida…!

    Abraço…!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.