Evangelho

Jesus e os vendilhões do templo

jesus expulsa os vendilhões do templo

Ouça este artigo na voz do autor

Sempre que se estuda o evangelho de Jesus nota-se um certo desconforto quando se menciona a passagem em que Jesus expulsa os vendilhões do templo.

Que imagem você faz de Jesus?  Como você acha que ele era? Sei que o que realmente importa é o seu legado, o ensinamento que deixou pra nós, a revelação de Leis cósmicas eternas. Mas o modo como você o imagina, a maneira como você supõe que Jesus fosse quando esteve encarnado entre nós, pode alterar a sua compreensão de algumas noções de cristianismo muito abordadas pelo espiritismo.

Longe de mim a pretensão de querer saber como era e como não era Jesus. Não quero que você mude de ideia, nem quero convencê-lo de nada. Apenas ofereço a você minha reflexão.

Jesus e os vendilhões do templo
Jesus e os vendilhões do templo

Sempre que se estuda o evangelho de Jesus nota-se um certo desconforto quando se menciona a passagem em que Jesus expulsa os vendilhões do templo. Jesus foi a Jerusalém na época da Páscoa judaica e havia inúmeros mercadores no templo, vendendo seus animais para os sacrifícios que eram oferecidos a Deus. Os quatro evangelhos relatam o fato. João afirma que Jesus teria feito um chicote para expulsar os camelôs da época.

Quase todos os colegas espíritas que conheço acham que esse fato não ocorreu. Não poderia ter ocorrido, porque essa imagem de Jesus não combina, não “fecha” com a imagem de Jesus que eles têm em suas mentes. Que imagem é essa? Será que não é a imagem do Jesus loiro, de olhos azuis e cabelos sedosos? Um Jesus italiano bem ao gosto do período renascentista?

Falam demais na doçura de Jesus, na meiguice de Jesus. Sinceramente, leio os evangelhos desde os oito anos de idade e nunca vi essa doçura toda. Até parece que pra ser bom (sendo que ele mesmo disse que bom, mesmo, só Deus!) tem que ser meigo e delicado! Quantas vezes Jesus xinga os fariseus de hipócritas e raça de víboras? Eu nunca contei, mas são várias vezes. Será que ele dizia isso com meiguice e suavidade, com a voz doce e os olhos tristonhos?

Jesus é a imagem mais enérgica que eu conheço. Diferente de Sócrates, Buda, acho que até de Ghandi, que não conheço muito. Jesus era um líder enérgico e forte. A maneira com que ele produzia curas, o modo como ele expulsava os espíritos perturbadores, até o jeito como ele resistiu às tentações de Satanás, no Monte das Oliveiras, não deixam dúvidas (pra mim, é bom lembrar) de que ele não era essa doçura que tentam retratar.

Eu li, não lembro onde, uma versão de um colega espírita sobre esse episódio da expulsão dos mercadores. Esse colega diz que o chicote de cordas que Jesus fez simboliza nossas imperfeições, as cordas eram os nossos defeitos que ele enrolou pra fazer um chicote. Eu acho isso uma forçação de barra terrível!

Sei que cada um interpreta os evangelhos de acordo com o seu adiantamento moral. Conforme vamos compreendendo as coisas do espírito, vamos adquirindo condições de entender certas parábolas que até então nos pareciam obscuras e de significado duvidoso. Concordo plenamente com quem pensa assim. Só que não podemos escolher o que serve e o que não serve. Só porque determinado fato narrado nos evangelhos não se coaduna com aquilo que gostaríamos que fosse verdade, descartamos essa passagem como falsa. E botamos a culpa na Igreja católica que deve ter “implantado” tais e tais passagens para servirem ao seus interesses.

Ou os fatos ocorreram ou não ocorreram. Ou houve um Jesus humano ou não houve. Eu acho, sim, que Jesus expulsou os camelôs bagunceiros e acho que foi muito bem feito. E não acho que isso seja violência da parte dele. Um pai que age duramente com seu filho rebelde e desobediente está sendo violento? Quando a lei determina e a polícia cumpre que determinados componentes da sociedade sejam afastados, presos para evitar novos crimes, a lei e a polícia estão sendo violentas? Se alguém invade a sua casa você não vai expulsar o invasor?

Pra quem gosta de André Luiz, sua obra está cheia de exemplos em que indivíduos são afastados ou impedidos de acessar determinados lugares pela força. Força não quer dizer violência. Bondade não quer dizer complacência. Você ficaria de braços cruzados se presenciasse um crime sabendo que poderia detê-lo? Isso não seria conivência? Não seria uma fraqueza de caráter?

Jesus era jovem e havia sido carpinteiro até pouco tempo antes de começar a pregar. Era um homem forte e viril, não era um loirinho triste de olhos caídos. Essa imagem que inventaram dele gera muita confusão. Querendo imitar essa imagem doce e suave, podemos nos tornar compactuantes com o crime e com erros graves que podemos evitar. Energia é virtude, não defeito. 

Conheça meu canal no Youtube!

Artigo AnteriorPróximo Artigo