Comportamento, Pensamento e disciplina

Viva a segunda-feira!

Agradeça pela segunda-feira!
Agradeça pela segunda-feira!

Ouça este artigo na voz do autor

É na segunda-feira que colocamos em prática a disciplina que a muito custo vamos aprendendo neste planeta de trabalho. Então viva a segunda-feira!

Você gosta de sexta-feira? O seu fim de semana costuma ser bom? Você  fica triste conforme o domingo vai terminando?

Claro que o final de semana é especial. Ficar com a família, filhos, namorar, passear, tudo isso é uma maravilha! Mas a vida não pode ser um permanente fim de semana. É na segunda-feira que colocamos em prática a disciplina que a muito custo vamos aprendendo neste planeta de trabalho. Este é o planeta trabalho; lembra da frase aquela que o Adão teve que ouvir? “Ganharás o pão com o suor do teu rosto!” Pois é…

Mas isso não é, de jeito nenhum, uma condenação. Alguns preguiçosos do passado se apressaram a achar que isso fosse um castigo (se você não sabe do que estou falando, é lá bem do comecinho da bíblia, quando o Adão e a Eva comeram a fruta aquela, que nem maçã era. Você não leu; né, pecador?). Trabalhar não é castigo, pelo contrário. É através do trabalho que conquistamos disciplina, algo absolutamente necessário para que possamos fazer qualquer coisa na vida.

Dê uma chance à segunda-feira!

Não importa o que você queira fazer na vida, por menor e mais simples que seja o seu projeto, o seu objetivo, sem disciplina será bem difícil de alcançá-lo. E o trabalho é o meio que este nosso amado planeta lhe oferece para que você se discipline, para que você vença a si mesmo, para que você consiga fazer qualquer coisa além de simplesmente sobreviver.

Por isso não maldiga a segunda-feira! Cada segunda-feira que começa é um degrau que você pode subir nesse laboratório chamado trabalho. Porque é isso que o trabalho é, um laboratório onde exercitamos nossos conhecimentos. Através da rigidez de horário, da rotina, do convívio com colegas nem sempre agradáveis, das metas e obrigações a cumprir, vamos pouco a pouco nos burilando, nos adequando à grande Lei que rege o convívio entre os seres, entre as pessoas, entre irmãos de jornada.

Talvez seja complicado considerar um chefe ou colega de trabalho como irmão de jornada;

Olha o irmão de jornada aí…

há pessoas com quem é difícil de tratar, ainda mais cotidianamente. Mas, apesar disso não ser um consolo dos melhores, a verdade é que aprendemos muito com eles, e aprendemos principalmente sobre nós mesmos. Existe meio mais eficaz de aprender sobre os próprios defeitos do que observando os erros dos outros? Se existe, por favor, me diga. O espaço para comentários é logo ali embaixo.

Valorize a segunda-feira, dê uma chance a ela. Cada dia é uma oportunidade única de experiência e aprendizado! Não desperdice tantas chances só porque elas se apresentam em dias úteis. E é praticamente impossível que você não tenha nada de positivo para agradecer quando mais uma segunda-feira começar. Você sabe muito bem que quando olhamos para trás as coisas parecem que eram mais fáceis. Por quê? Porque eram, ora essa! Nós é que nem sempre temos boa vontade e coragem para encarar os pequenos desafios que compõe o dia-a-dia. Não estou dizendo que você não tem coragem. Ao escrever a linha anterior me olhei no espelho, pois isso serve em primeiro lugar pra mim mesmo. É preciso coragem para aprender.

Agradeça a segunda-feira, viva esse dia plenamente, até o fim, buscando em cada detalhe uma lição a ser aprendida. Você verá que o dia é pródigo em lições, para assimilá-las basta estarmos atentos e dispostos. A vida não é um eterno fim de semana, seja feliz na segunda-feira! Certo?

Conheça meu canal no Youtube!

Artigo AnteriorPróximo Artigo

8 Comentários

  1. Muito obrigado pelas palavras de apoio, David. Que nós possamos aprender juntos por muito tempo. Fique com Deus.

  2. Olá companheiro de ideal espírita Morel Felipe, estou agradecido por encontrar seu site e quero dizer que me sinto feliz de ver você divulgando a doutrina dos espíritos dentro da moral do cristo! Continue nessa jornada evolutiva divulgando o espiritismo para que assim possamos contribuir para uma humanidade mais justa e mais feliz onde reine o amor praticado pelo cristo! PARABÉNS.

  3. Muito bom o texto. E, por incrível que pareça, eu adoro a segunda-feira. Não me sinto cansada e nem com preguiça como alguns dizem. Segunda pra mim é recomeço, e não gosto de ficar parada.

  4. Segunda é pra mim um dia especial. Fico perdido sem minha rotina. Graças a Deus posso ganhar meus pães espiritual e material com o suor do meu rosto!

  5. César, sua participação vem acrescentar um ponto importante qua não mencionei no artigo, que é a oportunidade de trabalho no plano espiritual. Depois que reconhecemos o valor do trabalho, seria um suplício a falta de atividade após o desencarne. O que acontece é que a população em geral e nós, brasileiros, em particular, vemos o trabalho como obrigação e até como castigo. É um fator cultural que tende a desaparecer. Obrigado, amigo. E boa semana!

  6. Ah!… Meu prezado amigo, graças a Deus que a vida não é um eterno fim de semana, como assim concluistes sua tão bem conceituada crônica, onde abordas a necessidade contínua de trabalho. O trabalho é o bisturi sagrado das mudanças a que nos propomos neste planeta que ora tramita para o processo de regeneração. Louvável a oportunidade do labor do dia a dia; dádiva das mais santas, que rege a lei do progresso e sem o qual, seríamos meros espectadores do circo dos abobalhados parasitas da inércia.
    Quando não compartilhava dos conhecimentos espíritas, preocupava-me a vida após a fronteira do mundo físico, por imaginar como seria o taedium vitae entre os cochilos nas nuvens da indolência e os altos sustos dos pesadelos sobre a campa. Hoje, por acréscimo de misericórdia, Deus me concedeu a oportunidade de conhecer esta Santa Doutrina, através do nosso ilustre irmão Kardec e fico por demais satisfeito por saber que a oportunidade de trabalho no plano espiritual, também é uma digna e continuada oportundidade de crescimento e progresso nos planos da edificação e harmonia do Universo. (Uma excelente segunda feira para você, caro Felipe, que tenho certeza, não se inclue no grupo daqueles que a vêem sempre com biliosidade.) Um abraço, amigo. César

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.