Ecologia e meio ambiente

Um pálido ponto azul

planeta-terra-espiritismo

Tudo o que você ama, tudo o que você admira, tudo o que você acha bonito está aqui, neste planeta chamado Terra, um pálido ponto azul.

Quantas vezes você já ouviu que somos um grão de areia no deserto, ou que somos uma gota d’água no oceano? Muitas, né? Talvez tantas que já nem pare pra pensar sobre isso. Mas o fato é que sob a perspectiva cósmica somos tão pequenos!

Nossa evolução espiritual se dá aqui, neste planetinha azul, tão judiado ultimamente. Uma vez um amigo me emprestou sua casa na praia, e pediu encarecidamente que eu não fumasse lá dentro, porque podia ficar cheiro de cigarro, e seus familiares não gostavam. Ele fumava e respeitava a regra de não fumar lá dentro. Eu ainda fumava naquela época, e respeitei no começo. Depois achei um exagero, e fumei dentro de casa algumas vezes.

Um pálido ponto azul

Me arrependi depois, achei essa atitude muito feia, um desrespeito muito grande. Mas nós fazemos o mesmo com o Planeta. Um espaço no universo que nos é cedido para o nosso desenvolvimento espiritual, para o nosso aprendizado na matéria. E o que fazemos? Sujamos, poluímos, desmatamos, incendiamos, desrespeitamos as regras.

A vida é corrida, as ocupações e preocupações são tantas, tudo isso é verdade. Mas não explica o descaso com que lidamos com a situação do Planeta. Não sou catastrófico, confesso que não dou muita bola pra efeito estufa, aumento de temperatura, o derretimento das geleiras, essas coisas. Não as nego, apenas minha atenção não está voltada para esses assuntos.

Mas não precisamos ir tão longe. Não precisamos ser ativistas preocupados com o meio ambiente para percebermos o estrago que estamos fazendo. É só olhar as toneladas de lixo nas ruas, lixo que produzimos diariamente. É só olhar a proliferação de carros nas ruas, a maioria ocupados apenas pelo motorista. Mas continuamos atendendo aos apelos das indústrias, comprando tudo o que fabricam.

Há assuntos delicados, difíceis de serem abordados sem ferir suscetibilidades. Um deles é a causa do desmatamento da Amazônia. A criação de gado é a causa do desmatamento da Amazônia. Você já parou pra pensar para onde vai o alimento do mundo? São questões que mais cedo ou mais tarde terão que ser encaradas.

Devemos ser mais gratos ao planeta que nos acolhe. Não somos donos dele. Ele, sem nós, continua existindo, não precisa de nós pra nada. É um assunto chato, para muita gente. Mas cada vez mais urgente. Precisamos de uma mudança de perspectiva. Peço que invista 5 minutos de seu tempo e assista esse vídeo.

Conheça meu canal no Youtube!

Artigo AnteriorPróximo Artigo