Evangelho

Espiritismo e o medo da vida

Medo da vida

Ouça este artigo na voz do autor

Morel Felipe Wilkon

 

O espiritismo, ao nos demonstrar a continuidade da vida e as inúmeras oportunidades de aprendizado e experiência que a vida nos oferece, transforma o medo da vida num sentimento irracional. Claro que o fato de se reconhecer um sentimento como irracional não acaba com ele, mas é um começo.

Você já existia antes de ser filho de sua mãe e de seu pai, e vai continuar existindo depois que seu corpo morrer. Vai continuar pra sempre, a individualidade não se perde jamais. Só a convicção deste fato já devia ser suficiente para percebermos que não há o que temer, que o medo é ilusório, que tudo tem nova chance, que tudo continua, se renova, se transforma. Nenhuma adversidade é permanente, sem contar que a maioria delas é meramente especulativa; tememos com antecedência.

Já dizia Jesus Cristo no maior ensinamento que já chegou à Terra, o Sermão da Montanha, que não devemos nos preocupar com o dia de amanhã. Disse-nos o Mestre: “Olhem os lírios do campo; não trabalham nem fiam. No entanto, nem Salomão no auge de sua glória não se vestiu como um deles. Se Deus veste assim a erva dos campos, que hoje cresce e amanhã será lançada ao fogo, quanto mais a vocês, homens de pouca fé?” Isso é uma das coisas mais profundas que já nos foram ensinadas, e talvez justamente pela sua simplicidade, não recebe até hoje o devido valor.

O que ele está dizendo pra você? Pra parar de se preocupar com o que ainda não aconteceu, pra parar de sofrer por antecipação, pra parar de temer o dia de amanhã. O que você deve entender, o que nós todos devemos entender de uma vez por todas é que nós somos partículas Divinas, nós somos a parte de Deus que nos cabe, Deus se manifesta para você  através de você! Deus, que habita dentro de você, quer o seu melhor, sempre. Jamais culpe Deus. Jamais atribua a Deus as falhas que você cometeu. Sempre é bom lembrar que a semeadura é livre, mas a colheita é obrigatória. Você colhe hoje o que plantou ontem. Colherá amanhã o que plantar hoje. Assim mesmo. Aprenda a assumir seus erros e pare de culpar Deus, o destino, a vida, os outros. Tudo o que lhe acontece é causado por você. Não adianta esbravejar. Se isso o aborrece, pare de ler imediatamente e vá ao banheiro pensar a respeito, depois continue.

 O medo da vida nasce da culpa. Culpa por ter feito algo errado, por não fazer o que devia ser feito, por não praticar o que sabe, por não assumir ser quem é. Não é fácil abandonar o medo. Não se abandona um hábito entranhado. É preciso substituí-lo. Substitua o medo pela confiança, pela coragem, pela força. Você consegue, desde que comece pelo começo. E o começo é reconhecer seus erros. Não é lindo quando uma criança confessa alguma travessura, encabulada ou chorosa? É lindo porque é verdadeiro, não por se tratar de uma criança. Nós precisamos reconhecer a responsabilidade que é nossa perante a vida. Esse é o caminho para trocar o medo pela confiança, pelo amor incondicional à vida. Claro que há dificuldades. Sempre haverá, neste planeta. Mas o medo atrai medo. As suas vibrações mentais de medo atraem as vibrações mentais de medo dos outros, encarnados e desencarnados. O contrário também acontece. As vibrações de confiança, fé, coragem, alegria, reconhecimento e gratidão à vida atraem vibrações semelhantes. Você decide o que quer para si. Nós decidimos o que queremos para nós. Querer é poder. Queiramos o certo. Façamos o bem.

Conheça meu canal no Youtube!

Artigo AnteriorPróximo Artigo

4 Comentários

  1. Obrigada pelas palavras, estava precisando disso, ando extremamente com medo, medo de gente que grita, medo de gente traiçoeira, medo de batidas na porta, medo da maldade, medo do medo… Vou tentar sempre lembrar destas palavras.
    Mais uma vez obrigada.

  2. Deus é imanente, então está em nós. Mas também é transcendente, está além da obra criada. Somos partículas de Deus porque herdamos dEle o poder creador. Nos aproximamos de Deus quando agimos de acordo com as Suas Leis.

  3. Você acredita como os budistas, Morel? Que creem em Deus como o grande todo do universo e nós somos partículas desse todo que saímos dele e voltaremos pra ele, pois você sempre se refere a Deus assim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.