Ecologia e meio ambiente, Vegetarianismo

Gostar dos animais

animais-espirita

Você gosta dos animais? Você faria alguma coisa para diminuir o sofrimento animal no mundo? Sei que você gosta de cachorro, todo mundo gosta de cachorro (todo mundo é exagero, né?). Mas gostar de cachorro não é gostar de animais, é gostar de cachorro.

Tenho visto campanhas em benefício dos animais. Recentemente vi uma de cunho quase oficial. Mas não era em benefício dos animais. Era em benefício de alguns cachorros. Você não é um defensor dos animais por proteger ou criar meia dúzia de cachorros. Você pensa que é defensor dos animais, e gosta tanto dos animais que come alguns pedaços deles todos os dias.

Sim, eu sou vegetariano. Mas não pense que tenho a pretensão de me achar melhor ou mais certo que alguém por isso. Só estou dizendo que gostar de cachorro e gato não faz de alguém um defensor dos animais.

Eu tenho algumas plantas em meu apartamento. Isso não faz de mim um ecologista, defensor da natureza! Dois de meus cinco filhos não são meus filhos biológicos. Isso não faz de mim um protetor das criancinhas! Colaboro com instituições doando minhas notas fiscais. Mas isso não tem custo algum para mim; logo, não sou nenhum doador! Doo sangue todos os meses. Isso não faz de mim um abnegado doador de órgãos!

Gostar de cachorro e gato não faz de alguém um defensor dos animais

Você gosta de cachorro, gato e talvez simpatize com cavalo. Sorte deles. Se tivessem nascido bois, galinhas e porcos, seu destino seria o estômago! Se você come carne, você não é um defensor dos animais. Pode gostar de alguns deles, só isso.

Acredite, não quero convencê-lo de nada. Nem poderia fazer isso, já que ninguém convence ninguém a nada. Você só se convence de alguma coisa quando você quer. Ninguém tem o domínio da sua vontade, só você mesmo. Como eu poderia querer convencê-lo de qualquer coisa? Não tento convencer nem a meus próprios filhos. Oriento-os, esclareço-os, nada mais.

Mas se conseguir fazer você refletir um pouco, terei feito alguma coisa. Você sabe de onde vêm os cachorros que se compram por aí? Sabe como são criados? Sabia que muitos são criados em péssimas condições, e que já há uma verdadeira indústria estabelecida em torno de produtos para cães?

Você sabe que a criação de gado é a principal causa do desmatamento da Amazônia? Você sabe que são necessários em média dezesseis quilos de soja e duzentos litros de água para produzir um quilo de carne? Você pode não se importar com nada disso. Concordo com você que há coisas mais urgentes e mais importantes para se preocupar. Mas você precisa saber.

Você precisa saber das condições em que são criados os animais que você come, você precisa saber que existem muitos artigos que você consome no dia-a-dia, como produtos de limpeza e cosméticos, que são testados em animais, levando todos os dias milhares de animais ao sofrimento, à dor e à morte. Agora, neste instante em que você está lendo e pensando se concorda ou não concorda, há bois levando marretadas na cabeça, frangos tendo seus bicos cortados para não se bicarem uns aos outros, porcos sendo atirados dentro de caldeirões ferventes ainda meio vivos, para dar uma cor “mais bonita” à sua carne. Nesse exato momento coelhos têm seus olhos mantidos abertos com clipes de metal para testarem diversos produtos em seus olhos. Macacos e cachorros são imobilizados para testes de maquiagem.

Diferentemente do que possa parecer, não sou um defensor da causa animal.  Considero qualquer pessoa mais importante e digna de cuidados do que um animal. Nossa consciência está milênios de evolução à frente deles. Acho que devemos cuidar de eliminarmos nossos defeitos humanos, antes de mais nada.

Mas, por favor, não pense que você tem algum mérito por doar meia dúzia de reais para algum eventozinho em prol de cãezinhos abandonados. Não que você não possa doar. Doe seu salário inteiro, se quiser. Mas você não se torna um defensor dos animais por causa disso. Você tem internet. A internet lhe oferece um mundo de informações. Se você se importa com os animais, acha que é realmente importante cuidar e se preocupar com eles, pesquise. Procure no youtube vídeo de testes em animais. Veja quais são as principais marcas que testam seus produtos em animais. Se quiser ir mais longe, assista aos documentários A CARNE É FRACA e TERRÁQUEOS

 

E, se tem algo a manifestar, contra ou a favor, comente; o espaço é seu!

Conheça meu canal no Youtube!

Artigo AnteriorPróximo Artigo